Buscar

AD 2 ANALISE POLITICAS PUBLICAS

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Nome: FLAVIO ALBUQUERQUE
	Curso: Tecnólogo em Segurança Pública
	Matricula: 17213150169
	Polo: CAMPO GRANDE
Questão 1.
Nossa primeira atividade será para você exercitar a compreensão do que é soberania e o que são bens públicos. A soberania como pudemos ler até aqui, pode ser traduzida, também, pela capacidade que o Estado possui em criar leis e normas. Nesse sentido normas para gerir, organizar, distribuir os bens públicos. A partir desses conceitos, escreva sobre a relação entre soberania, bens públicos e política pública e busque na mídia exemplos de exercício de soberania na formulação de políticas públicas.
R: Com base no que aprendemos no texto pode-se concluir que as políticas públicas são utilizadas para atender a demanda da população ou pelo menos pela maioria dela para assegurar a sobrevivência e o interesse coletivo, políticas estatais como são definidas podem subdividir em domésticas ou internacionais as domésticas exercem ação pública imediata e são responsáveis por orçamentos, leis trabalhistas, etc... Já as internacionais podem interferir internamente, pois , quando cruzam a fronteira podem mexer com o aspecto governamental já que acabam influenciando nos lucros ou prejuízos, segundo Bodin cada estado é soberano em si não podendo ter interferência de um com o outro e se isso acontecer ele deixa de ser soberano, pois estaria sofrendo interferência externa em sua soberania, alguns países estrangeiros adotaram a um regime de anarquia onde cada estado é soberano e atende aleis próprias não exercendo superioridade sobre o outro, já no Brasil existe uma hierarquia, pois as leis servem para todos os estados igualmente, o Estado é basicamente um protetor dos bens públicos, pois criam leis e medidas protetivas ao patrimônio público, ou seja, tudo aquilo que é comum aos cidadãos como praças publicas, hospitais, entre outros, o estado é um garantidor da ordem publica, pois serve para manter o equilíbrio nos estados. 
Questão 2.
Nessa atividade nosso objetivo é que você explore a leitura que acabamos de realizar sobre a origem das políticas públicas e os atores políticos. Nesse sentido seria importante você compreender qual o espaço que ocupa a teoria das políticas públicas e os agentes políticos principais que criam políticas públicas. Assim, como você apresentaria uma análise das políticas públicas? Quem a produz? Qual o objetivo? Qual o público alvo? Objetivos esperados?
R: Os estudos sobre Políticas Públicas surgiram na década de 40 com o estudioso Harold D. Lasswell, esse estudo se concentrava na criação de uma política publica que abrangesse os acadêmicos, governo e cidadãos para solucionar problemas do cotidiano ou pelo menos minimizá-los com projetos, estudos, políticas direcionadas, em tese a política publica deveria atender os interesses da população, por isso há uma distinção dos três poderes o legislativo, executivo e judiciário trabalhando para um bem comum, mas na pratica isso não ocorre, pois o que vemos são juristas, políticos e funcionários públicos brigando entre si ou em conluio para atender interesses próprios e obscuros, no final das contas os objetivos nunca são alcançados, pois param na inércia de um judiciário fraco e fracassado em políticos corruptos e funcionários desmotivados.

Outros materiais