Buscar

RELIGIÃO 04 - 2° Bimestre

Prévia do material em texto

RELIGIÃO – RESUMO MONITORIA 2° BIMESTRE – 2019
OBS: Como já se sabe a religião faz parte dos mecanismos de controle social, dessa forma relembre conceitos do primeiro bimestre pois eles irão ajuda-los na compreensão desse tema. 
Conceito de religião – é um fenômeno Universal da Cultura. O homem procura a explicação da sua existência e encontra respostas na religião.
Histórico - Desde passado remoto o Homem faz Religião. No Século XIX haviam inúmeras teorias da origem das Religiões. E podemos considerar cinco grandes hipóteses:
Naturismo - religiosidade estendida até os animais, natural necessidade intelectual do Homem. A religiosidade era tudo na natureza, desde eventos naturais até a vida animal. Teoria defendida por Comte e Max Muller. 
Animismo- caráter animado dos seres. Teoria defendida por Tylor e Spencer. 
Totemismo - antepassado comum, animal ou planta de quem herdavam as qualidades. Teoria defendida por Durkheim e Köhler. 
Pan sexualismo- importância da vida sexual dos indivíduos. Defendida por Freud. 
Evemerismo- o medo é a origem da religião. Defendido por Evemero. 
O medo tem um papel muito grande na religiosidade humana dessa forma compreende-se o porquê a Etnologia nos assegura a presença de atitudes religiosas entre os povos primitivos. 
- A Sociologia estuda o papel social da Religião e sua inter-relações com outros fenômenos culturais. O que é compreensível pois a religião é considerada uma das instituições que regulam a sociedade, estruturam a sociedade. Logo, faz sentido que ela afete e gere muitos efeitos em meio à população. 
- Grandes setores da cultura têm íntima relação com o fenômeno religioso. Na Família ou culto familial há uma série de direitos e deveres que atuaram na organização e constituição da família partindo da religião. (se voltarem no slide sobre familia vão notar que o conceito “moderno” de familia foi muito influenciado pela igreja no sec. XII). 
- “A Religião é o ópio do povo.” Afirmava Marx. Isso representa a da concepção marxista do fenômeno religioso. Segundo, Marx era uma expressão racionalista de sua época, produto de uma série de questionamentos ao domínio religioso na educação, ciência, cultura etc., que começa a partir do Renascimento e tem seu pico com o Iluminismo
- Fazendo uma análise na influencia da religião sobre a Arte é extraordinária devido à grandes feitos artísticos que eram “patrocinados” pela igreja. A relação da arte com a religião era mais próxima principalmente na Idade Média, no Renascimento e no Barroco, se pensarmos no cristianismo. 
- Com o Poder Político no decorrer da história encontra-se Igreja e Estado disputando poderes. Fazendo uma linha cronológica rápida e simplificada tem-se: 1. Na época no feudalismo, a igreja junto com os senhores feudais eram detentoras de grande parte dos poderes. 2. Absolutismo, todo o poder era concentrado nas mãos do monarca, mas ainda assim o clero obtinha grande parte do poder. 3. Na época das revoluções burguesas e iluministas a população se viu em um momento de revolta contra ao poder dos monarcas e do clero. 
- Embora às vezes exorbitando no controle ideológico da sociedade as normas religiosas têm sido o processo mais eficiente de controle social. Pois se pode considerar que mexe com a moral e ,assim como estipulado anteriormente, com o medo do desconhecido. A igreja diz sobre a existência de um céu X inferno, sendo assim a população irá seguir seus preceitos para que consigam ir para o lado bom. Isso tudo apenas no campo teórico. 
- Antes da coerção jurídica atuar como ameaça de exercício de sanção- já funcionavam os tabus religiosos, a idéia de pecado e o medo do castigo post mortem.
- A religião teve um importante papel na origem do origem do Direito- norma indiferenciada de cunho mágico –religioso. As legislações antigas são interligadas com fontes religiosas- difícil separar jurista e sacerdote, legislador e profeta. 
- Direito Canônico- direito que uma religião edita para regular a conduta de seus filhos(fiéis). 
- Direito Eclesiástico – é o direito estatal que regula as relações entre o poder político e as diversas relações religiosas. 
Hoje é possível observar um decréscimo da influência religiosa sobre a vida do Direito, mas bem longe de se extinguir. Como pode ser observado que temos bancadas religiosas, por mais que o estado seja laico. (?)
- A matéria da prova esse bimestre é religião e família. 
- Aconselho usarem esse material que preparo como apoio nos estudos. É muito importante que vocês leiam os capítulos do livro (Livro Sociologia Jurídica – Machado Neto) que falam sobre o tema, como já comentei as questões fechadas são muito parecidas com a linguagem do livro. E não se esqueçam também de ler o material original que a professoram disponibiliza. Qualquer duvidam podem me chamar. 
Boa sorte nas provas e boas férias :)

Continue navegando