Buscar

RESUMO - Políticas e Programas de Saúde Voltados à Criança Brasileira

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Políticas e Programas de Saúde Voltados à Criança BrasileiraCenário no Brasil a partir de 2000
Por ocasião da Declaração do Milênio das Nações Unidas, a partir do ano 2000 foram intensificadas algumas ações para a saúde da criança. O quarto objetivo do milênio previa a redução em dois terços da mortalidade de crianças menores de 5 anos.
Em 2004, foi lançado o Pacto pela Redução da Mortalidade Materna e Neonatal, com o objetivo de buscar soluções e garantir a responsabilidade do Estado e sociedade quanto à mortalidade infantil e materna. 
Em 2005, o Ministério da Saúde (MS) publicou a Agenda de Compromissos com a Saúde Integral da Criança e a Redução da Mortalidade Infantil, com o objetivo de apoiar a organização de uma rede única integrada de assistência à criança.
Em 2009, o Programa “Compromisso Mais Nordeste e Mais Amazônia Legal pela Cidadania” foi desenvolvido para minimizar as desigualdades regionais, com a meta principal de reduzir a mortalidade neonatal e infantil.
Anos 60
As primeiras iniciativas, mais sistematizadas, de programas direcionados à criança ocorreram no final dos anos 60 quando foi criado o Programa de Saúde Materno-Infantil (PSMI).
Programas e a Atenção Básica
A ampliação do acesso à Atenção Básica no Brasil e a incorporação do Paisc na atenção à saúde da criança foram aspectos decisivos para o avanço nos indicadores assistenciais e da situação de saúde das crianças brasileiras.
Algumas intervenções implementadas na Atenção Básica que contribuíram positivamente para à saúde da criança: a Iniciativa
Hospital Amigo da Criança (Ihac), os Bancos de Leite Humano (BLH), Estratégia Amamenta
Alimenta Brasil, Rede Cegonha.
O Brasil ainda possui o desafio de diminuir a mortalidade neonatal sendo que a precoce (bebês com até 7 dias de vida) representa de 60% a 70% da mortalidade infantil.
Programas no Brasil
No Brasil, foram adotadas medidas importantes para a melhoria da saúde dentre elas destaca-se o Programa Nacional de Imunização (PNI), em 1973 e o Programa Nacional de Incentivo ao Aleitamento Materno (Pniam), em 1981.
Em 1984, foi criado o Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança (Paisc), que priorizava as crianças pertencentes a grupos de risco, ao mesmo tempo em que buscava aumentar a cobertura dos serviços de saúde, assim como às ações de promoção à saúde de forma integral. 
Nos anos 90, os esforços foram voltados para a Atenção Básica, de modo à ampliar o acesso aos serviços de saúde, tendo influência direta sobre a saúde infantil, Contudo, apesar dos esforços, a Taxa de Mortalidade Infantil (TMI) no País apresentava-se elevada.
O MS lançou então, em 1995, o Projeto de Redução da Mortalidade Infantil (PRMI). Em 1997, houve a incorporação da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (Aidpi), pela OMS.
Anos 70
No entanto, a partir dos anos 70, iniciaram-se discussões sobre a universalização do cuidado no âmbito internacional, incentivadas pela OMS e pela OPAS.

Continue navegando