Buscar

ativ_28304

Prévia do material em texto

Atividade: aula 07 e 08 
	
	
	Disciplina: Psicologia da Educação
	Semestre: 4ª
	
	PROFESSOR (a): Adriana Sordi e Sandra L. Haerter Armôa
COORDENADORA: Geysa Juce da Silva
	Acadêmico (a):
	RGM: 
	ATENÇÃO:
Questões descritivas; erros ortográficos/gramaticais poderão ser considerados na correção. 
Cada questão vale 0.50
BOA SORTE!
QUESTÃO 1 - Segundo Vygotski a criança, não de uma forma passiva, mas ativa, vai interiorizando instruções e construindo conhecimentos. É ativa porque cada ser é capaz de apropriar-se do conhecimento vindo do social de uma maneira particular. E, à medida que a criança cresce, vai internalizando a ajuda externa que com o tempo torna-se desnecessária. 
 
Em relação ao trecho acima, responda: Como a teoria sócio construtivista de Vygotski auxilia a Educação? 
A teoria “Sócio Construtivista de Vygotski” transmite que nós docentes somos jardineiros e cuidamos de um jardim repleto de diversidade, este representado por nossos alunos, nós educadores devemos transmitir nossos conhecimentos, e receber os conhecimentos dos educandos, está troca gera um novo caminhar para a sociedade.
QUESTÃO 2 - (CONCURSO-MT/2007 - ADAPTADO)Na obra de Vygotsky, as relações entre desenvolvimento e aprendizagem ocupam lugar central. Tomando como referência aquilo que ele chamou de “Zona de desenvolvimento proximal ou potencial” e, considerando-se a tarefa de planejar uma situação pedagógica, o professor deve: 
A. Planejar ações para que a criança desenvolva sem ajuda externa, pois de acordo com Vygotsky, a criança é capaz de colocar em movimento os vários processos de desenvolvimento. 
B. Elaborar estratégias pedagógicas que estimulem a memorização, pois é a repetição que garante a aprendizagem da criança. 
C. Elaborar tarefas inéditas para que a criança desenvolva sozinha, pois, segundo Vygotsky, a criança será capaz de realizar sem a interferência do professor. 
D. Planejar ações, partindo daquilo que a criança é capaz de fazer, ou seja, do que já conhece e, com a colaboração de outros, realizar novas tarefas. 
E. Elaborar estratégias pedagógicas que estimulem o trabalho individual, pois, segundo Vygotsky, a criança é capaz de realizar tarefas sozinha.
QUESTÃO 3 – Em relação a teoria humanista: (0.5)
Para a Psicanálise, a criança não deve ter desejo em aprender, pois os componentes intelectuais possuem também carga emocional e isso tem haver tanto com o universo do professor quanto do aluno.
Cabe ressaltar que não é a intenção que o professor torne-se psicoterapeuta dos alunos, mas que aceita a existência de fenômenos inconscientes, que entendam que os processos de ensino – aprendizagem não se resume a técnica e que a relação professor aluno, também é uma relação humana, onde ocorre a transferência.
 “Ao mostrar que os fenômenos da sala de aula são muito mais humanos do que técnicos, o paradigma psicanalítico abre um caminho diferente e frutífero para os professores, o caminho da vivência humanizadora, da compreensão do outro, da busca de boas relações do indivíduo consigo mesmo e com os que o cercam. Menos ênfase no método e mais preocupação com a pessoa.
A transferência também ocorre em sala de aula, na relação do aluno com o professor, jamais do professor para o aluno. Para a criança o professor é visto carregado de afeto, que pode ser tanto positivo – sentimentos bons, quanto negativos – sentimentos ruins.
Estão corretas apenas as afirmativas:
I e II 
II, III e IV
II e III
I, II e III
III e IV
QUESTÃO 4 - Carl Rogers desenvolveu uma teoria do Ser Humano, chamada de teoria humanista, que entendia o ser humano como responsável pelo seu crescimento pessoal, capaz de se desenvolver e se aceitar, assim também entendia a aprendizagem, cada ser humano é capaz de aprender. Qual a importância da teoria humanista para a educação? 
A teoria humanista de Rogers defende que nos docentes precisamos confiar na nossa capacidade de transmitir ensinamentos, partilhar nossos conhecimentos com os alunos, tornar estes em seres pensantes e não apenas seguirem nossos pensamentos, deverá haver a troca entre o docente e o discente, deverá ser trabalhada a responsabilidade, e permitir que o aluno faça sua auto avaliação.
QUESTÃO 5 – Freud (1905), e sua obra apontou o processo de descoberta da sexualidade nos primeiros anos da infância, chegando ao conceito da transferência, conceito este muito comum em sala de aula, principalmente na educação infantil e ensino fundamental, pois diz respeito a: (0.5)
I - A transferência diz respeito ao estabelecimento de vínculos afetivos com origem no passado, que são atualizados e carregados de afeto.
II - A transferência são forças propulsoras que incitam a ação, a criança tem assim comportamento impulsivos, comuns em sala de aula.
IIII - São dois os tipos básicos de transferência, a sexual e a agressiva.
IV – A transferência diz respeito ao processo inconsciente onde a criança atualiza vínculos afetivos na figura do professor.
Estão corretas apenas as afirmativas:
a)	I e II 
b)	II e III
c)	I e III
d)	III e IV
e)	I e IV
Curso de Letras

Continue navegando

Outros materiais