Buscar

avaliação 1

Prévia do material em texto

Orçamento, Despesa Pública, Plano de Contas e Patrimônio Público
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	terça, 20 Ago 2019, 12:34
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 20 Ago 2019, 13:11
	Avaliar
	10,0 de um máximo de 10,0(100%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
Segundo Branchier e Tesolin (2006) citado por Thomé (2012) a Constituição Federal define o Estado como “agente normativo e regulador da atividade econômica”. Escolha a assertiva abaixo que defina corretamente essa função de agente normativo e regulador da atividade econômica:
Escolha uma:
a. assim, a sua intervenção está limitada na regulação, a fim de prevenir que providências tomadas em entidades financeiras não venham prejudicar o bem como comum e que isso assegure a todos uma vida feliz;
b. assim, a sua colaboração está limitada na supressão de abusos, a fim de prevenir que providências tomadas em certos setores da ordem financeira não venham prejudicar as empresas e que isso assegure a todos uma vida digna;
c. assim, a sua intervenção está limitada na supressão de práticas de juros altos, a fim de prevenir que providências tomadas por órgãos de controle econômico e financeiro não venham prejudicar as empresas e que isso assegure a todos uma vida digna.
d. assim, a sua intervenção está limitada na supressão de abusos, a fim de prevenir que providências tomadas em certos setores da ordem econômica não venham prejudicar o bem como comum e que isso assegure a todos uma vida digna;
e. assim, a sua intervenção não está limitada em punir os abusos, a fim de prevenir que providências tomadas em certos órgãos governamentais que controlam a econômica não venham prejudicar o bem como comum e que isso assegure a todos um bom emprego;
Feedback
A resposta correta é: assim, a sua intervenção está limitada na supressão de abusos, a fim de prevenir que providências tomadas em certos setores da ordem econômica não venham prejudicar o bem como comum e que isso assegure a todos uma vida digna;.
Questão 2
Texto da questão
Segundo Thomé (2012) o PPA tem como função apresentar um planejamento de médio prazo para as políticas governamentais, com grandes linhas programáticas que serão materializadas na LOA, em acordo com as disposições fixadas pela LDO, quanto aos objetivos e metas para ano do PPA. De acordo com o Art. 165 da Constituição Federal § 5º A lei orçamentária anual compreenderá três orçamentos. Escolha a assertiva abaixo que apresente a correta esses três orçamentos na Lei Orçamentaria Anual – LOA:
Escolha uma:
a. orçamento fiscal; orçamento de investimento das empresas privadas; orçamento da previdência e educação;
b. orçamento fiscal; orçamento previdenciário e da saúde; orçamento da seguridade social;
c. orçamento federal; orçamento estadual; orçamento municipal;
d. orçamento fiscal; orçamento de investimento das empresas estatais; orçamento da seguridade social.
e. orçamento econômicos; orçamento fiscal; orçamento monetário;
Feedback
A resposta correta é: orçamento fiscal; orçamento de investimento das empresas estatais; orçamento da seguridade social..
Questão 3
Texto da questão
Segundo Thomé (2012) o cumprimento dos limites constitucionais pelos municípios relativos à educação e à saúde consta na Resolução n. 48, de 2007, e dispõe sobre os limites globais para as operações de crédito externo e interno da União. O Art. 2º define alguns conceitos. Escolha a assertiva abaixo que, segundo o inciso I do Art. 2º dessa Resolução define o que venha ser a União:
Escolha uma:
a. União: a respectiva administração direta, os fundos, as autarquias, as fundações privadas e as empresas públicas;
b. União: a respectiva administração indireta, os fundos de pensão, as autarquias, as fundações e as empresas não estatais dependentes.
c. União: a respectiva administração direta, os fundos, as autarquias, os Bancos, as fundações privadas e as empresas;
d. União: a respectiva administração indireta, os fundos, as autarquias, as fundações e as empresas estatais independentes;
e. União: a respectiva administração direta, os fundos, as autarquias, as fundações e as empresas estatais dependentes;
Feedback
A resposta correta é: União: a respectiva administração direta, os fundos, as autarquias, as fundações e as empresas estatais dependentes;.
Questão 4
Texto da questão
Segundo Thomé (2012) consta no Art. 198, § 2º, combinado com o Art. 77 dos Atos das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), a obrigatoriedade constitucional de aplicação de recursos públicos em duas funções. A transparência ao uso de recursos públicos nessas duas funções e verificação dispostos no Art. 25, § 1º, inciso IV, alínea b da LRF indica que os gastos com essas duas funções passam a ser demonstrados junto com o Relatório Resumido da Execução Orçamentária: Art. 25. [...] § 1º São exigências para a realização de transferência voluntária, além das estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias: [...] IV – comprovação, por parte do beneficiário, de: (BRASIL, 2000). Escolha a assertiva abaixo que permite intervenção Federal nos estados e no Distrito Federal, de acordo com o Art. 34 da Constituição Federal de 1988:
Escolha uma:
a. o não cumprimento das ações orçamentárias relativos a segurança pública e de gastos excessivos com pessoal;
b. o não cumprimento dos limites orçamentários relativos à educação e a segurança pública;
c. O não cumprimento dos limites constitucionais a serem aplicados na educação e na saúde.
d. o não cumprimento dos limites constitucionais relativos à segurança e à previdência social;
e. o não cumprimento dos limites constitucionais relativos à saúde e a gastos com pessoal;
Feedback
A resposta correta é: O não cumprimento dos limites constitucionais a serem aplicados na educação e na saúde..
Questão 5
Texto da questão
Segundo Thomé (2012) dos Restos a Pagar constam na Seção VI da LRF, Art. 42: Art. 42. É vedado ao titular de Poder ou órgão referido no Art. 20, nos últimos dois quadrimestres do seu mandato, contrair obrigação de despesa que não possa ser cumprida integralmente dentro dele, ou que tenha parcelas a serem pagas no exercício seguinte sem que haja suficiente disponibilidade de caixa para este efeito. Parágrafo único. Na determinação da disponibilidade de caixa serão considerados os encargos e despesas compromissadas a pagar até o final do exercício (BRASIL, 2000a). O titular do Poder ou órgão terá como penalidade a detenção de seis meses a dois anos, de acordo com a Lei n. 10.028/2000, Art. 2º, inciso XVI2 (BRASIL, 2000b; BRASIL, 2010a). Escolha a assertiva abaixo que apresente corretamente o delito previsto no Art. 2º, inciso XVI2 da Lei n. 10.028/2000:
Escolha uma:
a. inscrever em Restos a Pagar, despesa que não tenha sido previamente empenhada ou que exceda o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal;
b. inscrever em Restos a Pagar, despesa que não tenha sido previamente orçada ou que exceda o limite estabelecido na Lei Orçamentaria Anual - LOA;
c. inscrever em Restos a Pagar, despesa que não tenha sido previamente prevista no orçamento ou que exceda o limite estabelecido pela Lei de diretrizes Orçamentarias - LDO.
d. inscrever em Restos a Receber, receitas que não tenha sido previamente empenhada ou que exceda o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal;
e. efetuar o pagamento de Restos a Pagar, despesa que não tenha sido previamente orçada ou que exceda o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal;
Feedback
A resposta correta é: inscrever em Restos a Pagar, despesa que não tenha sido previamente empenhada ou que exceda o limite estabelecido na Lei de Responsabilidade Fiscal;.
Questão 6
Texto da questão
De acordo com o artigo 165, § 5º da Constituição Federal, em que compreende a Lei Orçamentária Anual?
Escolha uma:
a. Compreende todas as despesas da União, de uma forma geral, para o período de 12 meses.
b. Compreende: I. O orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidadesda administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público; II. O orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III. O orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público (BRASIL, 1988).
c. Compreende: I. O orçamento público referente aos Poderes da Autarquia, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta; II. O orçamento da seguridade civil, abrangendo todas as entidades da administração indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder privado (BRASIL, 1989).
d. Compreende: I. O orçamento anual; II. O orçamento de investimento das empresas em que o Estado, indiretamente, detenha a minoria do capital social com direito a voto. (BRASIL, 1986).
e. Compreende todas as despesas e receitas da Autarquia, incluindo os Estados e Municípios.
Feedback
A resposta correta é: Compreende: I. O orçamento fiscal referente aos Poderes da União, seus fundos, órgãos e entidades da administração direta e indireta, inclusive fundações instituídas e mantidas pelo poder público; II. O orçamento de investimento das empresas em que a União, direta ou indiretamente, detenha a maioria do capital social com direito a voto; III. O orçamento da seguridade social, abrangendo todas as entidades e órgãos a ela vinculados, da administração direta ou indireta, bem como os fundos e fundações instituídos e mantidos pelo poder público (BRASIL, 1988)..
Questão 7
Texto da questão
Segundo Thomé (2012) a orçamentação pública segue alguns princípios e objetivos. Dos princípios básicos que disciplinam a ação orçamentária pública são citados a universalidade, unidade, periodicidade, equilíbrio e especificação. Escolha a assertiva abaixo que, segundo Fulgencio (2007), apresente corretamente a definição do princípio da periodicidade:
Escolha uma:
a. para gastos correntes a periodicidade deve ser anual e para investimentos, plurianual;
b. para gastos correntes a periodicidade deve ser mensal e para investimentos, plurianual.
c. para gastos de capital a periodicidade deve ser anual e para investimentos, plurianual;
d. para gastos correntes a periodicidade deve ser bimestral e para investimentos, anual;
e. para gastos de capital a periodicidade deve ser mensal e para investimentos, plurianual;
Feedback
A resposta correta é: para gastos correntes a periodicidade deve ser anual e para investimentos, plurianual;.
Questão 8
Texto da questão
Segundo Thomé (2012) a Constituição Federal propõe indicadores que regulem a atuação do Estado no domínio econômico. Surge, assim, o direito financeiro, que pode ser conceituado como o ramo do direito público, interesse preponderante do Estado, o qual se encarrega de regular a atividade financeira do Estado, moldado em diferentes divisões. Uma das divisões é a receita pública. Escolha a assertiva abaixo que apresente corretamente, a definição de receita pública, segundo Branchier e Tesolin (2006):
Escolha uma:
a. aos atos de obtenção dos recursos para custear a atividade-fim do Poder Executivo e é a que tem relação menor com o direito tributário;
b. aos atos de obtenção dos recursos para custear a atividade-fim do Estado e é a que tem relação maior com o direito tributário;
c. aos atos de obtenção dos recursos para custear a dívida pública e é a que tem relação maior com o direito tributário;
d. aos atos de obtenção dos recursos para transferências constitucionais do Estado e é a que tem relação maior com o direito administrativo.
e. aos atos de dispêndio dos recursos para custear a atividade-meio do Estado e é a que tem relação maior com o direito tributário;
Feedback
A resposta correta é: aos atos de obtenção dos recursos para custear a atividade-fim do Estado e é a que tem relação maior com o direito tributário;.
Questão 9
Texto da questão
Segundo Wilges (2006) citado por Thomé (2012) a base do Direito Orçamentário Brasileiro foi lançada em 1808, com a criação do Erário Público e do Regime de Contabilidade, visando propor um sistema financeiro que resolvesse os problemas surgidos com a abertura dos postos brasileiros às nações amigas e evitar determinados privilégios. Previamente ao surgimento do orçamento no Brasil, a cobrança de impostos levou o povo a exigir a participação nas decisões portuguesas e a empreender revoltas pela conquista da liberdade, incluindo a Conjuração Mineira (1789). Escolha a assertiva abaixo, que apresente o objetivo do surgimento do ordenamento constitucional econômico:
Escolha uma:
a. surge com o objetivo de orientar a elaboração da Constituição Federal e prestam-se como referência aos cidadãos brasileiros na mantença da ordem financeira dos Bancos Públicos;
b. surge com o objetivo de expressar as bases e os valores previstos na Lei Orçamentaria e prestam-se como referência aos cidadãos do mundo na mantença da ordem econômica da sociedade;
c. surge com o objetivo de expressar as bases e os valores previstos na Constituição Federal e prestam-se como referência aos cidadãos brasileiros na mantença da ordem econômica da sociedade;
d. surge com imposição prevista na Constituição Federal e prestam-se como referência as empresas brasileiras na mantença da ordem financeira da sociedade.
e. surge com o objetivo de expressar as leis previstos na Constituição Federal e prestam-se como imposição aos cidadãos brasileiros no regramento da ordem econômica das empresas;
Feedback
A resposta correta é: surge com o objetivo de expressar as bases e os valores previstos na Constituição Federal e prestam-se como referência aos cidadãos brasileiros na mantença da ordem econômica da sociedade;.
Questão 10
Texto da questão
Segundo Thomé (2012) o controle interno é constituído de vários sistemas, que devem atuar de forma harmônica e integrada para atender à dupla finalidade, qual seja, auxiliar o administrador na tomada de decisões e apoiar o controle externo, em sentido amplo, no controle da máquina administrativa governamental. Também o controle interno pode ser caracterizado por dois tipos de sistema: o formal e o substantivo. Escolha a assertiva abaixo que apresente corretamente o objetivo de controle interno substantivo:
Escolha uma:
a. objetiva a avaliação, em termos quantitativos e qualitativos, da eficiência, eficácia e economicidade com que foram ou estão sendo aplicados os recursos públicos, assegurando que esses se encontrem protegidos contra o desperdício, perda, uso indevido ou desvios;
b. objetiva a avaliação, em termos quantitativos, apenas da eficácia com que foram ou estão sendo aplicados os recursos públicos, assegurando que esses se encontrem protegidos contra fraudes;
c. objetiva a avaliação, em termos quantitativos e qualitativos, da execução orçamentaria com que foram ou estão sendo aplicados os recursos públicos, assegurando que o orçamento seja corretamente executado.
d. objetiva a avaliação, em termos legais, da eficiência, eficácia e economicidade com que foram ou estão sendo realizados as despesas, assegurando que esses se encontrem protegidos contra erros de execução orçamentaria;
e. objetiva a avaliação, em termos quantitativos e qualitativos, da eficiência, eficácia e economicidade com que foram ou estão sendo aplicados os recursos privados, assegurando que esses se encontrem protegidos contra erros de execução orçamentaria;
Feedback
A resposta correta é: objetiva a avaliação, em termos quantitativos e qualitativos, da eficiência, eficácia e economicidade com que foram ou estão sendo aplicados os recursos públicos, assegurando que esses se encontrem protegidos contra o desperdício, perda, uso indevido ou desvios;.
Parte inferior do formulário
Terminar revisão

Continue navegando