Buscar

Acadêmico_Nivaldo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	O Relatório de 2016 da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) sobre dados da educação superior no Brasil, traz vários dados importantes que elucidam a realidade brasileira neste contexto. Entre estes dados podemos verificar que há algumas áreas da ciência que não possuem representatividade no Brasil em termos de pessoas que se formam nessas áreas, especialmente se comparado a outros países. Assinale a alternativa CORRETA que contempla algumas destas áreas na qual temos poucas pessoas com graduação:
FONTE: OCDE - Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Dispõe sobre assuntos internacionais de interesses do Brasil. 2016. Disponível em: <http://www.sain.fazenda.gov.br/assuntos/politicas-institucionais-economicofinanceiras-
e-cooperacao-internacional/ocde>. Acesso em: 20 nov. 2017.
	
	
	
	a) Área de Pedagogia.
	
	b) Área de Medicina.
	
	c) Área de Direito.
	
	d) Área de Matemática.
	 
	 
	2.
	Para Lakatos e Marconi (1991), o método científico cumpre algumas etapas na investigação. A hipótese é a explicação provisória que temos para um problema, a coleta de dados são as informações coletadas em torno do problema, a experimentação está associada à realização de experiências e, por fim, a conclusão que irá comprovar ou não a hipótese. Com relação à metodologia ou material e métodos, estes servem como uma espinha dorsal para os pesquisadores entenderem de que forma podem e devem executar a proposta. Sobre a metodologia, o material e os métodos, analise as sentenças a seguir:
I- A escolha da metodologia precisa ser fixa ao longo da carreira do pesquisador que almeje credibilidade. 
II- Os materiais e os métodos permitem definir os encaminhamento conclusivos do artigo.
III- A metodologia está relacionada diretamente com os objetivos da proposta de pesquisa.
IV- Os métodos permitem ao pesquisador decidir acerca do alcance da pesquisa.
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. A. Metodologia Científica. São Paulo: Atlas S.A., 1991.
	
	a) As sentenças II e III estão corretas.
	
	b) As sentenças II e IV estão corretas.
	
	c) As sentenças III e IV estão corretas.
	
	d) As sentenças I e II estão corretas.
	 
	 
	3.
	As Universidades, desde a sua origem, possuem uma sustentação tripartite para cumprir sua finalidade. Tanto o ensino, com sua vertente mais crítica, quanto a pesquisa e a extensão, formam esta sustentação da instituição que conhecemos por Universidade. O Brasil, ao ter a formação de suas Universidades, herdou influências de vários modelos, cada qual contribuindo mais fortemente com uma parte desta sustentação tripartite. Sobre estes modelos e sua herança para a formação universitária brasileira, associe os itens utilizando o código a seguir:
I- Modelo Alemão. 
II- Modelo Francês. 
III- Modelo Norte-Americano. 
(    ) Herança das atividades de ensino, a formação voltada para a profissão e ao mercado de trabalho.
(    ) Herança de atividades de extensão universitária e uma maior aproximação da educação com o desenvolvimento econômico.
(    ) Herança de uma formação mais humanística, e com o foco maior em atividades voltadas à pesquisa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) I - II - III.
	
	b) II - III - I.
	
	c) III - I - II.
	
	d) I - III - II.
	 
	 
	4.
	As IEs são classificadas segundo suas especificidades quanto aos critérios acadêmicos, administrativos e formação. Outra característica que pode ser observada nas instituições quanto a sua finalidade e função. Sobre os aspectos que conceituam a função da mantenedora da instituição, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Pessoa jurídica que provê os recursos para atender ao funcionamento da instituição de ensino, representando-a legalmente.
	
	b) Pessoa física representada pela instituição de Ensino Superior para que realize a sua oferta.
	
	c) Pessoa jurídica que não a representa e que recebe recursos do Estado para custear os profissionais.
	
	d) Pessoa física que atende em parceria com o Estado as necessidades básicas da instituição de ensino.
	 
	 
	5.
	Atualmente, a universidade brasileira tem amadurecido, tanto na teoria quanto na prática. No entanto, a caminhada ainda é longa, mas compreende hoje o seu papel na sociedade brasileira. Através do ensino, pesquisa e extensão, as universidades conduzem mudanças significativas no processo de ensino e aprendizagem, fortalecendo o ato de ensinar e aprender, conduzindo o aperfeiçoamento tanto pessoal como profissional. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Descentralizar o conhecimento através de projetos de cunho extensionista é uma forma de aumentar a distância entre a universidade e a comunidade.
	
	b) A pesquisa nas universidades pode ser realizada de forma isolada da sociedade, ocorrendo de forma efetiva.
	
	c) No Brasil, todas as universidades devem alinhar os seus processos acadêmicos dentro do ensino, pesquisa e extensão.
	
	d) A universidade vai até os espaços sociais, as comunidades, extrai delas conhecimento e leva esse conhecimento para a forma de pesquisa e extensão.
	 
	6.
	De acordo com Martins (2000), o projeto de pesquisa tem a finalidade de ajudar o pesquisador a esclarecer as estratégias que ele pretende utilizar no desenvolvimento da pesquisa. O projeto define e mostra o caminho a ser seguido no momento em que se está construindo um trabalho científico. Sobre o projeto de pesquisa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O cronograma é um forte aliado no projeto de pesquisa, ele define os prazos de entrega de cada etapa.
(    ) A introdução de um projeto fornece uma visão mais ampla da área e do tema pesquisado.
(    ) Os objetivos gerais e específicos devem estar alinhados, tendo em vista seus entrelaçamentos. 
(    ) Utilizar outras fontes e autores não é importante no desenvolvimento do projeto.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: MARTINS, Gilberto de Andrade. Manual para elaboração de monografias e dissertações. São Paulo: Atlas, 2000.
	
	a) V - V - F - F.
	
	b) F - V - V - F.
	
	c) V - V - V - F.
	
	d) V - F - V - V.
	 
	 
	7.
	A motivação e dedicação para elaborar um projeto de pesquisa, o esforço posterior de executar a coleta de dados, a análise e discussão dos mesmos, é apenas uma parte do processo de se fazer ciência. Uma outra parte é a elaboração de um trabalho de divulgação dos resultados, que pode ser um artigo científico. Mesmo assim, ainda não terminou o processo, pois temos o desafio de submetê-lo para ser publicado em algum periódico científico. Sobre o processo de submissão de artigos científicos para revistas especializadas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O aceite prévio ou não do artigo dependerá de se a pesquisa está coerente com o objetivo do periódico e se está formatado de acordo com as normas da revista.
(    ) A avaliação do conteúdo da pesquisa é realizada por até três avaliadores de área, eles também verificam o nome do autor da pesquisa, para ver se as outras pesquisas dele estão coerentes com a atual.
(    ) Podem ser solicitadas alterações necessárias ao autor do artigo, caso tenha um parecer favorável, sendo que ao menos dois dos três referees precisam aprovar o trabalho.
(    ) Quanto aos periódicos científicos, podemos afirmar que precisam ter o International Standard Serial Number (ISSN), que indica a regularidade de publicação e o registro da revista.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	
	a) V - F - V - V.
	
	b) F - F - V - V.
	
	c) F - V - V - F.
	
	d) V - V - F - F.
	 
	 
	8.
	As IEs recebem classificação de acordo com a legislação vigente no país, organizadas por critérios acadêmicos, administrativos e quanto àformação. Assim, com relação à classificação acadêmico-administrativa, as instituições podem receber diferentes denominações, segundo suas especificações. Sobre as características que conceituam o centro universitário, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) Estrutura uma instituição pluricultural que estimula o intercâmbio dos estudantes com objetivo na pesquisa universitária.
	
	b) Constituem numa instituição pluridisciplinar com ampla produção intelectual institucionalizada e incentivo à pesquisa.
	
	c) Seria uma instituição disciplinar caracterizada pela formação de profissionais, segundo as áreas do conhecimento.
	
	d) Consiste numa instituição pluricurricular, que perpassa uma ou mais áreas do conhecimento, e não atende à pesquisa institucionalizada.
	 
	 
	9.
	Institutos Federais, Faculdades, Centros Universitários e Universidades, são todas Instituições de Ensino Superior, mas são denominadas distintamente, pois em uma perspectiva acadêmico-administrativa possuem características que as distinguem entre si. O Ministério da Educação e Cultura explicita essas características e elucida comparativamente tais denominações. Sobre estas denominações das IES, analise as afirmativas a seguir:
I- Como instituição pluricurricular, a Universidade pode trabalhar mais áreas do conhecimento, todavia sem ter pesquisa institucionalizada e sem estar definida na LDB. 
II- Um Centro Universitário tem autonomia, por exemplo, para criar de cursos e expedir diplomas, é pluridisciplinar e apresenta requisitos mínimos de titulação acadêmica e carga de trabalho do corpo docente, estando definida na LDB.
III- Sem ter autonomia para conferir diplomas e títulos, a Faculdade precisa fazer isso via uma Universidade, como também não tem a função de oferecer pós-graduações.
IV- Os Institutos Federais podiam ofertar Ensino Médio com ensino técnico, todavia com a mudança da lei, só podem ofertar cursos superiores (de tecnologia e licenciaturas) e pós-graduações.
Assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) As afirmativas I, II e III estão corretas.
	
	b) As afirmativas II e III estão corretas.
	
	c) As afirmativas I e IV estão corretas.
	
	d) Somente a afirmativa III está correta.
	 
	 
	10.
	A história das escolas de Ensino Superior em território nacional está associada à chegada da família real portuguesa em 1808. Este é um marco importante para a compreensão da evolução do Ensino Superior no Brasil. Sobre as primeiras escolas deste nível de ensino em território nacional, assinale a alternativa CORRETA:
	
	a) A Academia Real Militar foi fundada primeiramente, logo na chegada da família real em 1808.
	
	b) As escolas de Cirurgia e Anatomia em Salvador foram umas das primeiras a serem fundadas.
	
	c) A primeira escola de ensino superior em território nacional a ser fundada foi a Universidade de Coimbra.
	
	d) A primeira a ser fundada foi a Real Academia de Pintura e Escultura.

Continue navegando