Buscar

Filosofia e Ética - Aula 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Pergunta 1
	
	
	
	Em sua obra Ética a Nicomâco, Aristóteles expõe um sistema ético no qual defende que toda ação humana visa a uma finalidade e considera que o fim último de todos os atos praticados pelo sujeito ao longo de sua vida é a felicidade, isto é, que em última instância todo o agir humano é orientado pela busca da felicidade. 
Em virtude disso, o sistema ético de Aristóteles pode ser classificado como:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	a. 
um sistema ético teleológico, à medida que busca um fim, e eudaimonista, tendo em vista que a felicidade é o fim último.
	
	
	
Pergunta 2
	
	
	
	Após a Idade Moderna observamos uma vasta criação filosófica acerca dos vários problemas presentes em sociedade. A sociedade mudou, assim como mudaram as necessidades em se fundamentar um novo modelo de indivíduo e de ação. Sabemos que o pensamento Utilitarista, por mais que tenha bases na Antiguidade, foi uma teoria ética que surgiu no século XIX.
A partir das ideias Utilitaristas assinale a alternativa que representa dois de seus principais interlocutores, bem como o ideário teórico ao qual o Utilitarismo representa:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
Stuart Mill e Bentham foram os principais teóricos do utilitarismo, que buscava trazer felicidade ao maior número de pessoas.
	
	
	
Pergunta 3
	
	
	
	Etimologicamente, a palavra moral vem do latim moralis, que pode ser traduzido como modo de ser ou hábito e diz respeito aos costumes e crenças de um povo ou cultura. Observamos no pensamento filosófico uma busca incessante para fundamentar a moral humana orientada por um pensamento ético.
Considerando as informações apresentadas e o conteúdo do livro-texto, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	e. 
a moral não é atemporal, uma vez que está relacionada aos princípios que norteiam o comportamento de uma comunidade em determinado tempo e espaço.
	
	
	
Pergunta 4
	
	
	
	Pode-se afirmar que a ética surge a partir de um processo de racionalização, pois é somente a reflexão das normas sociais vigentes que possibilita ao indivíduo a interiorização ou negação das regras de conduta dispostas em sua comunidade. Determinar um ato como moral, imoral ou amoral depende, nesse sentido, diretamente do processo de racionalização dos princípios e valores.
Sobre os atos morais, imorais e amorais, é correto afirmar que:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	b. 
atos morais são aqueles que estão em conformidade com as normas sociais, ou seja, que foram interiorizados pelo indivíduo.
	
	
	
Pergunta 5
	
	
	
	O juízo de fato e o juízo de valor fundamentam nossa visada acerca dos fatos que ocorrem no mundo. Ambos os juízos denominam como devemos observar ou não dadas situações. A filosofia se ocupa em fundamentar esses juízos em suas formas mais elementares.
Considerando essas informações e o conteúdo do livro-texto, assinale a alternativa que descreve corretamente o juízo de fato e de valor:
	
	
	
	
		Resposta Selecionada:
	d. 
Juízos de fato dizem respeito à realidade factual das coisas, já o juízo de valor corresponde a aspectos subjetivos.

Continue navegando