Buscar

LITERATURA 131

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

INSTITUTO ESTADUAL MANOEL DE ALMEIDA RAMOS
Av. Cel. Orestes Lucas, 4196 – Capela de Santana/RS - Centro – Fone: (51) 31417797
CNPJ/SE 92.941.681/0001-00 - IDT 3923 - CEP 95745-000 - CAPELA DE SANTANA / RS
PROFESSOR(A):CRISTIANI S. B.
ANO: 2019
TURMA: 131
 LITERATURA
	
O QUE É LITERATURA
A literatura é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras.
 Ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras
De tal maneira, o conceito de literatura também pode compreender o conjunto de estórias fictícias inventadas por escritores em determinadas épocas e lugares, sejam poemas, romances, contos, crônicas, novelas.
A Literatura é importante por possuir características funcionais, ela pode ir além de objeto de informação e passa a funcionar como ensino de informações. Assim, a literatura é identificada a partir do momento em que o aluno se sente interessado por esta arte e passa a se familiarizar com a leitura por meio da prática. Quando o educando concebe a cultura literária como uma forma de sistematizar os saberes literários e não literários, o discente insere na vida a oportunidade de construir e inserir uma segunda cultura em seu contexto histórico e cultural.
A linguagem da Literatura, quanto à forma, pode ser: em prosa ou poema.
FUNÇÃO DA LITERATURA
A arte literária representa recriações da realidade produzidas de maneira artística, ou seja, que possui um valor estético, donde o autor utiliza das palavras em seu sentido conotativo (figurado) para oferecer maior expressividade, subjetividade e sentimentos ao texto.
Dessa forma, a literatura possui um importante papel social e cultural envolvido no contexto em que fora criada, posto que abarca diversos aspectos de determinada sociedade, dos homens e de suas ações e, portanto, que provoca sensações e reflexões do leitor.
 Para o filósofo francês Louis-Gabriel-Ambroise, Visconde de Bonald: “A literatura é a expressão da sociedade, como a palavra é a expressão do homem.” 
Gêneros literários
Os gêneros literários são categorias da literatura que englobam os diversos tipos de textos literários segundo sua forma e conteúdo. Tanto o conceito de literatura se modificou ao passar do tempo como o de gênero literário, uma vez que os gêneros literários, abordado por Aristóteles, eram classificados de três maneiras, semelhante ao que conhecemos hoje, embora possua diferenças.
De acordo com o esquema proposto por Aristóteles, os gêneros literários eram divididos em: Lírico (“palavra cantada”), Épico (“palavra narrada”) e Dramático (“palavra representada”).
 Atualmente, o gênero épico, que envolvia as narrativas históricas baseado nas lendas e na mitologia, foi substituído pelo gênero narrativo. Sendo assim, os gêneros literários são classificados em: 
 Gênero Lírico: possui um caráter sentimental com presença do eu-lírico, por exemplo, as poesias, odes e sonetos. 
 Gênero Narrativo: possui um caráter narrativo, ou seja, envolve narrador, personagens, tempo e espaço, por exemplo, os romances, contos e novelas. 
 Gênero Dramático: possui um caráter teatral, ou seja, são textos para serem encenados, por exemplo, tragédia, comédia e farsa. Texto Literário e Não Literário Nem todo texto possui uma linguagem literária, ou seja, não possui um caráter ficcional, subjetivo e cheio de significados (plurissignificação), emoções, sensações e desejos. Para compreender melhor essa diferença vejamos os exemplos abaixo: 
Exemplo 1 “Poema tirado de uma notícia de jornal” de Manuel Bandeira
 João Gostoso era carregador de feira livre e morava no morro da Babilônia num barracão sem número 
Uma noite ele chegou no bar Vinte de Novembro 
Bebeu
 Cantou 
Dançou
 Depois se atirou na lagoa Rodrigo de Freitas e morreu afogado. ” 
Exemplo 2 
“Foi encontrado essa manhã na Lagoa Rodrigo de Freitas, o corpo do carregador de feira livre conhecido como João Gostoso. Testemunhas afirmam que João era habitante do morro da Babilônia e na noite passada, estava no bar Vinte de Novembro, do qual saiu bêbado. As autoridades analisarão as provas para verificar se o ocorrido se trata de homicídio ou suicídio. ”
 Segundo os exemplos acima podemos notar a diferença entre os textos literários e não literários. De tal maneira, o primeiro exemplo envolve uma linguagem literária e subjetiva em forma de poema, a qual possui uma expressividade induzida pelo escritor. Já o segundo exemplo nos informa sobre o acontecimento, a partir de uma linguagem utilizada nos textos jornalísticos, que possui uma função informativa e não literária.
Dia da Literatura Brasileira : O Dia da Literatura Brasileira é comemorado anualmente em 1º de maio
A data é uma homenagem aos grandes escritores e às suas belíssimas obras, que passam por uma extensa e rica diversidade de escolas literárias, marcando cada período social e intelectual da história do Brasil. 
Entre as vanguardas e escolas literárias mais significativas para a literatura brasileira está o Quinhentismo, Barroco, Neoclassicismo ou Arcadismo, Romantismo, Realismo, Parnasianismo, Simbolismo, Pré – Modernismo, Modernismo e o Neo – Realismo.
O Dia da Literatura Brasileira é uma homenagem ao aniversário de um dos mais importantes autores do Romantismo Brasileiro, José de Alencar.
LITERATURA INFANTIL: A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros.
HISTÓRIA DA LITERATURA BRASILEIRA:A história da literatura brasileira é dividida considerando os diversos movimentos ou escolas literárias. Ao estudar determinada época literária, percebe-se que há temas e formas de se expressar comuns aos vários autores daquele período.
É muito difícil estabelecer uma data para indicar quando se acaba uma escola literária e se inicia outra. Contudo, para situar os diversos estilos em tempo cronológico, estabeleceram-se marcos iniciais que indicam o surgimento de um novo estilo por meio da publicação de obra inovadora ou de um fato histórico. 
A literatura brasileira tem sua história dividida em duas grandes eras, que acompanham a evolução política e econômica do país: a Era Colonial e a Era Nacional, separadas por um período de transição, que corresponde à emancipação política do Brasil. As eras apresentam subdivisões chamadas escolas literárias ou estilos de época. 
A Era Colonial abrange o Quinhentismo (de 1500, ano do descobrimento, a 1601), o Seiscentismo ou Barroco (de 1601 a 1768), o Setecentismo ou Arcadismo (de 1768 a 1836). A Era Nacional, por sua vez, envolve o Romantismo (de 1836 a 1881), o Realismo-Naturalismo e o Parnasianismo (de 1881 a 1893), o Simbolismo (de 1893 a 1922), o Pré-Modernismo (de 1902 a 1922) e o Modernismo (de 1922 a 1945). A partir daí o que está em estudo é a contemporaneidade da literatura brasileira.
QUESTÃO 1. O que é literatura?
QUESTÃO 2.A literatura representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras. Trata-se, portanto, de uma manifestação artística, em prosa ou verso, muito antiga que utiliza das palavras para criar arte, ou seja, a matéria prima da literatura são as palavras, tal qual as tintas é a matéria prima do pintor. 
Como podemos classificar a informação?
( ) Verdadeira
( ) Falsa
QUESTÃO 3. “A literatura infantil é um gênero literário definido pelo público a que se destina. Certos textos são considerados pelos adultos como sendo próprios à leitura pela criança e é, a partir desse juízo, que recebem a definição de gênero e passam a ocupar determinado lugar entre os demais livros. “
Como podemos classificar a informação?
( ) Verdadeira
( ) Falsa
QUESTÃO 4. A literatura brasileira tem sua história dividida em duas grandes eras, que acompanham a evolução política e econômica do país:----------------------------e ---------------------------.
QUESTÃO 5.“A __________ é importante por possuir características funcionais, ela pode ir além de objeto de informação e passa a funcionar como ______ de informações. Assim, a literatura é identificada a partir do momento em que o aluno se sente interessado por esta arte e passa a se ____________ com a leitura por meio da prática. Quando o educando concebe a cultura literária como uma forma de ____________ os saberes literários e não literários, o discente insere na vida a oportunidade de ___________ e inserir uma segunda cultura em seu contexto histórico e cultural.”
QUESTÃO 6.A linguagem da Literatura, quanto à forma, pode ser:---------------------- ou -----------------.
QUESTÃO 7. O Dia da Literatura Brasileira é comemorado anualmente em ----------------------------.
QUESTÃO 8. Entre as vanguardas e escolas literárias mais significativas para a literatura brasileira está o__________ , __________, __________ou __________,__________, __________,__________ , __________ , __________, __________e o__________.

Continue navegando