Buscar

TRABALHO FISIOLOGIA 1

Prévia do material em texto

Discente: Michael Douglas Queiroz dos Santos	
Docente:
Goiânia 09/08/2019 
COMPONENTES DA FIBRA MUSCULAR ESQUÉLETICA 
O Sarcolema é a camada que reveste a fibra muscular, suas extremidades ligam ao tendão que por sua vez liga aos ossos. 
Devemos lembrar que nele existe receptores que recebem o sinal do motoneurônio para que ocorra a despolarização da fibra muscular. 
O Sarcoplama é uma substancia gelatinosa/liquida que contem principalmente proteínas, minerais, glicogênio, gorduras e mioglobina. 
Tubos T ou também conhecidos como tubos transversos que passam lateralmente por meio da fibra muscular. Eles levam impulsos nervosos recebidos pelo sarcolema para as miofibrilas, esses também são condutores para as substancias como: glicose, oxigênio e os íons. 
O Retículo Sarcoplasmático é uma rede longitudinal de túbulos que passa paralelamente pelas miofibrilas. No retículo sarcoplasmático está armazenado o cálcio, substância indispensável para que ocorra a contração muscular.
Miofibrila é um dos componentes da fibra muscular. Cada fibra muscular contem varias de centenas e varias de milhares miofibrilas que são os elementos de contração do musculo. Ela é composta por 2 pequenos filamentos proteicos responsáveis pela ação muscular. São eles actina (finos) e os de miosina (grossos).
Sarcômero é a menor unidade funcional do músculo e consequentemente de uma miofibrila. Cada sarcômero é composto por uma linha Z em sua extremidade e ainda possui:
•    Uma banda I (zona clara);
•    Uma banda A (zona escura);
•    Uma zona H (no meio da banda A);
•    Uma segunda banda I.Filamentos de Actina e Miosina
Segundo Willmore Costil (2001, p.33) cerca de dois terços das proteínas totais do musculo esquelético corresponde a miosina. Cada filamento contem varias cabeças de miosina/pontes cruzadas, que durante a ação muscular vão se conectando com os sítios ativos da actina.
Cada filamento de actina possui uma extremidade inserida numa linha Z, e a extremidade oposta em direção ao centro do sarcômero. Cada filamento de actina é formado por 3 moléculas de proteínas diferentes que pode ser visualizada na imagem abaixo. 
Figura3.5
A Tropomiosina é uma proteína em formato de tubo que envolve a actina. A Troponina é considerada uma proteína mais complexa e se fixa em intervalos regulares tanto aos filamentos de tropomiosina como de actina.

Continue navegando