Buscar

SIMULADO AV1 DIREITO EMPRESARIAL I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disc.: DIREITO EMPRESARIAL APLICADO I   
	Acertos: 2,0 de 2,0
	21/08/2019
	
	
	1a Questão (Ref.:201505505942)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Um empresário emprestou elevada quantia em dinheiro a uma sociedade limitada do ramo de supermercados, regularmente constituída e com capital integralizado. Caso não haja o pagamento da dívida, de acordo com o Código Civil de 2002, a(o)
		
	
	patrimônio dos sócios responderá pelas dívidas e obrigações da sociedade, apenas se houver confusão patrimonial com comprovada má-fé dos sócios. 
	
	integralização do capital impede que o patrimônio dos sócios responda pelas dívidas e obrigações contraídas pela sociedade, mesmo em casos de abuso da personalidade jurídica.
	
	patrimônio dos sócios e o patrimônio da pessoa jurídica, solidariamente, responderão pelas dívidas e obrigações nas sociedades limitadas com capital integralizado.
	
	patrimônio da sociedade responderá pelas dívidas e obrigações, assim como o patrimônio dos sócios, por força da teoria menor da desconsideração da personalidade jurídica.
	 
	patrimônio que responderá pela dívida será o da sociedade; o patrimônio dos sócios responderia pela dívida na hipótese de desconsideração da personalidade jurídica.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201505364584)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(FCC  - TJGO - Juiz Substituto - 2015) Thiago, empresário individual do ramo de padaria, veio ser interditado judicialmente e declarado absolutamente incapaz para os atos da vida civil por conta de uma doença mental que lhe sobreveio. A Thiago, nesse caso, é
		
	
	vedado continuar a empresa, ainda que por meio de representante.
	
	permitido continuar a empresa por meio de representante, caso em que todos os bens que já possuía ao tempo da sua interdição ficarão sujeitos ao resultado da empresa, ainda que estranhos ao acervo desta.
	
	permitido continuar a empresa por meio de representante, independentemente de prévia autorização judicial.
	
	permitido continuar a empresa por meio de representante, mediante prévia autorização judicial, que não é passível de revogação.
	 
	permitido continuar a empresa por meio de representante, mediante prévia autorização judicial, que poderá ser revogada, também judicialmente, sem prejuízo dos direitos de terceiros.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201505379925)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	De acordo com o Código Civil, que trata do Direito de Empresa, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	O empresário casado, quando  desejar alienar os imóveis que integrem o patrimônio da empresa ou gravá-los de ônus real, independentemente do regime de casamento, necessita da outorga conjugal.
	
	Considera-se empresário quem exerce profissão intelectual, de natrueza científica, literária ou artística, e que conte com empregados.
	
	A pessoal legalmente impedida de exerecer atividade própria de empresário, se a exercer, não responderá pelas obrigações contraídas.
	 
	Faculta-se aos cônjuges contratar sociedade, entre si ou com terceiros, desde que não tenham casado no regime da comunhão universal de bens ou no da separação obrigatória.
	
	O incapaz não poderá, mesmo que seja assistido ou representado, continuar a empresa antes exercida por ele enquanto capaz.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201505364615)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Magistratura Rondônia - PUC/PR/2011) Dadas as assertivas abaixo, assinale a única CORRETA:
		
	 
	Em caso de abuso da personalidade jurídica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confusão patrimonial, pode o juiz decidir, a requerimento da parte ou do Ministério Público (quando lhe couber intervir no processo), que os efeitos de certas e determinadas relações de obrigações sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou sócios de pessoas jurídicas. Uma decisão desta natureza implica na chamada ¿desconsideração da personalidade jurídica¿.
	
	Todas as sociedades no direito brasileiro possuem personalidade jurídica.
	
	O capital social das sociedades limitadas é dividido em ações, que podem ser ordinárias ou preferenciais, estas sem direito de voto.
	
	O ato pelo qual o sócio se obriga a entregar para a sociedade bens ou direitos de sua propriedade, suscetíveis de apreciação econômica, para a formação do capital social, é chamado de integralização, enquanto que a subscrição de capital é a efetiva transferência, pelo sócio para a sociedade, do bem ou direito mencionado na integralização.
	
	Após totalmente integralizado o capital social em uma sociedade limitada, a regra é de que seus sócios respondem, de forma direta e pessoal, pelas obrigações da sociedade.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201503589993)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TRF-2 2011 - CESPE  - adaptada) Segundo a doutrina, o direito comercial não se formou em uma única época nem no meio de um só povo. A cooperação de todos os povos em tempos sucessivos, firmada fundamentalmente nas bases econômicas, é que o constituíram e lhe imprimiram o caráter autônomo. Com relação ao direito comercial e ao empresário, assinale a opção correta.
		
	
	Nos termos do Código Civil, somente podem exercer a atividade empresarial os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos, não havendo possibilidade de menor de dezesseis anos exercer a atividade empresarial.
	
	O empresário individual casado deve averbar sua certidão de casamento à margem de seu registro como empresário na Junta Comercial e, caso venha a alienar ou gravar qualquer bem comum do casal, necessita da outorga de seu conjugê de que trata o art. 1647 do Código Civil.
	 
	Os funcionários públicos estão proibidos de exercer atividade empresarial, de acordo com a CF e normas específicas; contudo, a proibição diz respeito ao efetivo exercício da atividade empresarial, não existindo restrição quanto ao fato de o funcionário público ser simplesmente acionista ou quotista de sociedade empresária.
	
	Somente será considerado empresário o exercente profissional de atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços, inscrito no registro de empresas do órgão próprio.
	
	Empresário é definido na lei como o profissional que exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens ou serviços. Para a doutrina, também será empresário aquele que organizar episodicamente a produção de certa mercadoria, mesmo destinando-a à venda no mercado.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201503589992)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Advogado OAB 2006 CESPE) Dispõe o art. 972 do Código Civil, que podem exercer a atividade de empresário os que estiverem em pleno gozo da capacidade civil e não forem legalmente impedidos. Assinale a opção correta, quanto à disciplina dos requisitos para o exercício da atividade empresarial.
		
	 
	Os atos praticados por empresário falido impedido de exercer atividade empresarial terão plena validade em relação a terceiros de boa-fé.
	
	NENHUMA DAS RESPOSTAS
	
	O menor, com dezesseis anos completos, somente poderá exercer atividade empresarial após a emancipação, sendo imprescindível a homologação desta por sentença.
	
	A atividade econômica de exploração de recursos minerais pode ser levada a efeito por empresas nacionais ou estrangeiras, desde que haja prévia autorização ou concessão da União.
	
	Ao servidor público federal é vedada a condição de acionista ou cotista de sociedade empresária.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201505484130)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Assinale a alternativa que não é incorreta:
		
	
	O empresário individual, diferentemente da EIRELI, não precisa de ter CNPJ, uma vez que não se constitui em pessoa jurídica
	
	O empresário individual não tem a obrigação de se registrar antes de iniciar o negócio
	
	O registro do empresário individual deve ser efetivado no RegistroPúblico de Pessoas Jurídicas ou no Cartório de registro de títulos
	 
	O empresário individual tem patrimônio único e responde com seus bens pelas obrigações, não havendo que se falar em desconsideração da p. jurídica.
	
	O registro do empresário individual é ato constitutivo (ex nunc)
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201505496457)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Analista Técnico Administrativo - JUCESC - FEPESE - 2017. Assinale a alternativa que indica corretamente os princípios sob os quais, o nome empresarial deverá se pautar. 
		
	
	princípios da publicidade e da veracidade. 
	
	princípios da reciprocidade e da comodidade. 
	 
	princípios da veracidade e da novidade 
	
	princípios da veracidade e da reciprocidade. 
	
	princípios da especificidade e da novidade.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201505364587)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Instituto AOCP - CASAN - Advogado 2016)  Referente ao nome empresarial, assinale a alternativa correta.
		
	
	A sociedade em que houver sócios de responsabilidade ilimitada operará sob firma, na qual os nomes dos sócios de responsabilidade limitada e ilimitada poderão figurar, bastando para formá-la aditar ao nome de um deles a expressão ¿e companhia¿ ou sua abreviatura.
	
	Deverá a sociedade limitada adotar firma ou denominação, integrada pela palavra final ¿limitada¿ ou a sua abreviatura.
	
	O empresário opera sob firma constituída por seu nome, completo ou abreviado, devendo adicionar a designação mais precisa da sua pessoa ou do gênero da atividade.
	 
	A sociedade em conta de participação não pode ter firma ou denominação.
	
	O nome dado às sociedades simples, associações e fundações não se equipara ao nome empresarial.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201503589989)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(Juiz TJ-PB 2011 - CESPE) A respeito da disciplina aplicável ao empresário individual, assinale a opção correta.
		
	 
	Ao empresário individual é permitida a alienação, sem a outorga de seu cônjuge, de bens imóveis destinados à sua atividade empresarial.
	
	Em atenção ao princípio da continuidade da empresa, os bens destinados pelo empresário individual à exploração de sua atividade não respondem por suas dívidas pessoais.
	
	O empresário individual assume os riscos da empresa até o limite do capital que houver destinado à atividade, não respondendo com seus bens pessoais por dívidas da empresa.
	
	O servidor público pode ser empresário individual, desde que a atividade empresarial seja compatível com o cargo público que ele exerça.
	
	O empresário individual que venha a se tornar civilmente incapaz poderá obter autorização judicial para continuação de sua atividade; tal autorização, entretanto, deverá ser averbada na junta comercial e servirá para atos singulares, não podendo ser genérica.

Outros materiais