Buscar

Slides 8 SEMESTRE (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Uruguaiana
2018
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
BACHAREL EM ADMINISTRAÇÃO
 8º SEMESTRE
Jessica Machado Tavares
Josielly de Mello Sant’anna
Lucas Gregory Batista Garcia
Marilhane Graziele Lopes Rosa
Sabrina Severo de Souza
PRODUÇÃO TEXTUAL EM GRUPO:
Situação Geradora de Aprendizagem:
EMPRESA “DOCES SENSAÇÕES”
INTRODUÇÃO
A proposta de Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) do 8º semestre da Universidade do Norte do Paraná (UNOPAR) tem como temática a gestão da empresa “Doces Sensações”. Iremos apresentar algumas ferramentas e propostas que a que a gerência pode utilizar para tomar as decisões corretas sobre o negócio. 
O CICLO PDCA 
O PDCA é uma grande ferramenta de gestão de tempo, produção e organização. 
4 Fases do ciclo PDCA	
PLAN – Planejar
DO – Fazer
CHECK – Checar
ACTION – Agir
 
AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS 
	
		Michael Porter identificou e discorreu sobre 5 forças competitivas que segundo ele determinam à atratividade intrínseca de um determinado segmento de mercado. 
São elas:
AS CINCO FORÇAS COMPETITIVAS 
	
Ameaça de rivalidade entre os concorrentes;
Ameaça de novos concorrentes;
Poder de barganha dos fornecedores;
Poder de barganha dos clientes;
Ameaça de produtos substitutos.
RECRUTAMENTO
O maior desafio das empresas é que funcionário entre um ciclo de aprendizado constante que incentive a mudança de comportamento e sucesso nos negócios, de maneira que seu aprendizado possa ser simples e até divertido onde com toda certeza fixam mais conhecimento quando sentem prazer na experiência proposta. Com essa convicção e com base nesses treinamentos ao fazer uso de jogos de tabuleiros, cria-se um ambiente de apoio divertido, memorável e transformador que facilita a fixação de conteúdo de maneira descontraída.
Todo colaborador deve ter um comprometimento árduo com seu trabalho e suas metas, isso com toda certeza acelera sua curva de aprendizado e faz ter comportamentos cada vez mais eficaz a longo prazo. 
Utilizando de maneira geral o treinamento lúdico será possível avaliar e acompanhar seu crescimento, pois gera uma forte convicção nos conteúdos trabalhados pelos jogos, ou seja, quando uma empresa adquiri um treinamento comportamental, ela está investindo em resultado de negócio. 
JOGOS DE PROCESSOS E JOGOS FUNCIONAIS
Jogos de processo: nesse tipo de categoria seu foco principal é às habilidades técnicas. Os participantes são preparados para testes que tem como objetivo simulados situações que devem, como negociar, liderar grupos, montar estratégias, administrar finanças e outros; 
Jogos funcionais: nesse tipo de categoria seu foco se dá para as áreas funcionais da empresa como marketing, finanças, produção, operações, recursos humanos ou contabilidade, podendo também estar incluso decisões de outras áreas de interesse secundário, o foco da aprendizagem não se concentra apenas na área escolhida;
A formação dos grupos pode ser de até 5 pessoas por grupos, ou até mesmo de forma individual. Participantes estarão espalhados em 10 países pelo mundo, e sua diplomacia deverá ser executada com outros países; A cada nova faze do jogo problemas de diplomacia, políticos, econômicos,marketing, finanças, produção, operações,que devem surgir em meio a dinâmica e cabe as participantes lidar com essas situações. A forma principal de comunicação será o debate, visando a comunicação entre os membros dos grupos e depois de forma geral debatendo com outros países, simulando consulados de todas a nações.
O grande intuito da dinâmica de integração é trabalhar com a adversidade e inovação, além de saber como os participantes lidam com situações de conflito, podendo traçar um perfil sobre suas características pessoais. A discussão será direcionada por palavras com os temas, escritas em um papel e sorteada pelo coordenador da dinâmica.
No final de tudo pode ser ter um perfil de cada participante separado, e também um perfil de como ele se comporta em grupo.
PLANO TI 
A aquisição de TI é, ou deveria ser, mais do que apenas comprar produtos e serviços de TI. A aquisição de TI é vital para se atingirem os objetivos estratégicos e operacionais. Dado o papel central da TI para o sucesso da empresa e da transformação em geral, a aquisição de TI deve envolver as principais partes interessadas do negócio, de finanças e da própria TI. O processo deve identificar como a TI pode servir à empresa, para que depois possam ser tomadas as melhores decisões possíveis de investimento em TI.
Para termos um plano T.I de qualidade é necessária uma elaboração do plano estratégico de nosso T.I e assim, a criação de nosso sistema informatizado para atender as necessidades da empresa e também fazer que seu custo não seja elevado demais deixando inviável sua implantação.
1ºConheça a empresa
O conhecimento técnico é insuficiente para ter uma atuação estratégica. É importante conhecer o mercado e a área de atuação do negócio para saber quais atitudes será um diferencial nesse setor. Procurar auxílio de profissionais treinados e já com um bom conhecimento na área, levantar informações das necessidades, equipamentos, software, internet, vão ser cruciais na evolução do T.I
2º Identifique o orçamento da TI
 
Grande parte dos investimentos em Tecnologia da Informação varia de acordo com o porte e o tipo da empresa. Após contratar o profissional treinado, deve se conhecer os números em geral da empresa para que se possa projetar o sistema, e as tecnologias, serviços e processos que condizem com a realidade orçamentária. 
3º Avaliação de mão obra e fornecedores 
Você pode ter todo o trabalho anterior para implementar essa prática, mas pode colocar tudo a perder por conta de distrações que surgem no dia a dia, como líderes que exigem a aprovação de projetos sem prioridade, pressão dos fornecedores para testar novas tecnologias, dispersão da equipe e por aí vai. É preciso saber dizer “não” para continuar as operações conforme o planejado. Assim haverá a geração de valor para o negócio e você conseguirá provar os resultados alcançados 
4º Implantação do projeto T.I
 
Nessa última faze, o qual mostrará todo processos anteriores foram feitos com competência, pois essa é a faze de implantação de todo projeto, hardware, software, treinamento de pessoal, testes e etc. Além de contribuições específicas para certos campos, a tecnologia da informação também possui algumas vantagens gerais para a sociedade. No entanto, com todas as vantagens, vem uma desvantagem de outra área. Abaixo está uma breve lista de vantagens e desvantagens à medida que a tecnologia da informação cresce.
 
 * Vantagens	
Eliminar o uso de procedimentos manuais;
 Aperfeiçoar o fluxo de informação e qualidade dentro da empresa;
Padronizar os processos da empresa.
 
* Desvantagens	
Custo de implantação elevado;
Não oferece vantagem competitiva;
Tempo longo para implantação;
  
O sistemas de T.I para empresas pequenas às vezes tem custo elevado e não dão vantagens ao negócio, pois o T.I apenas ajuda na administração das operações da empresa. Mas por outro lado com empresas maiores, controle melhorado de custo, gastos otimizados, e enxergar de maneira bem singular dão aos donos grande poder de barganho no preço de venda de tal serviço fazendo assim, que o fluxo financeiro aumente consideravelmente.
CONCLUSÃO
		O presente portfólio apresentado proporcionou ao grupo uma visão mais ampla, abrangente e prática sobre as disciplinas estudadas e aplicadas no estudo.Planejar as circunstâncias de crescimento empresarial que envolve a execução de tarefas de estudo com objetivos bem traçados e que têm relações com a realidade cotidiana torna-se fundamental em todos os níveis de ensino, metodologia e execução.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais