Buscar

Relatório de Quimíca Ácidos e Bases

Prévia do material em texto

INSTITUTO FEDERAL DE SÃO PAULO - CAMPUS SÃO PAULO
Daniela Gonçalves Figueira de Sousa
Julia Avelino da Silva
Mayara Potenza de Jesus
Renan Viana do Nascimento 
Professor: Danilo Ferreira Pinto
ROTEIRO LABORATÓRIO 04
Ácidos e Bases 
São Paulo,
Março de 2019
1. INTRODUÇÃO
O papel tornassol é um dos mais antigos indicadores ácido-base para medir pH. O papel tornassol pode se apresentar em três diferentes cores (vermelha, azul ou neutra): tornassol vermelho é usado para testar bases, tornassol azul para testar ácidos e tornassol neutro para testar os dois. Há também o azul de bromotimol, que fica azul em solução básica e amarelo em solução ácida, a fenolftaleína, que fica incolor em solução ácida e rosa em solução básica, e o alaranjado de metila, que fica vermelho em solução ácida e amarelo em solução básica.
	Nossos experimentos tiveram por objetivo analisar diversas soluções para indicar se eram ácidas, básicas ou neutras, utilizando diversos indicadores de pH, analisar se conduziam eletricidade e o quão forte conduziam e por fim testar a reatividade das soluções com bicarbonato de sódio e com magnésio.
2.RESUMO
Este relatório trata-se dos experimentos realizados em laboratório com soluções de NaOH, H2SO4, CH3COOH, NH3 e NaCl para análise de pH com papéis tornassol, azul de bromotimol, fenolftaleína e alaranjado de metila, além da condutividade elétrica e reatividade dessas soluções com bicarbonato de sódio (NaHCO₃) e raspas de magnésio.
3.METODOLOGIA
Para esse experimento foram utilizados os seguintes materiais: aparelho para medir condutividade, vidro de relógio, 12 tubos de ensaio, estante para tubos de ensaio, 6 béqueres de 50 mL, bicarbonato de sódio, raspas de magnésio, água destilada, soluções aquosas (0,1 mol/L)1 de: NaOH, H2SO4, CH3COOH, NH3, NaCl, papel de tornassol azul e vermelho, papel indicador universal, fenolftaleína, alaranjado de metila, azul de bromotimol, pinça, espátula e frasco para descarte do Mg.
Inicialmente, o grupo colocou as soluções de NaOH, H2SO4, CH3COOH, NH3, NaC, H2O, em béqueres diferentes de 50 mL cada, em pequenas quantidades, para que fosse verificado suas conduções com a ajuda do aparelho que mede a condutividade. Assim, cada solução foi sendo analisada e os resultados sendo anotados de acordo com os valores que apareciam no visor do aparelho. Os resultados obtidos estão na Tabela 1. 
Após a verificação da condutividade de cada uma das soluções mencionadas anteriormente, em 6 vidros de relógio, foram colocados 3 pequenos pedaços de cada papel (tornassol azul (PTA), vermelho (PTV) e indicador universal (PIU)). Cada solução foi pingada em um vidro de relógio com os papeis, para que fossem observadas as mudanças de cores dos papeis. Os resultados obtidos também estão na Tabela 1.
Em seguida, cada solução de NaOH, H2SO4, CH3COOH, NH3, NaC, H2O, foi colocada em 3 tubos de ensaios diferentes, para que fossem pingadas gotas de fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol. Cores diferentes foram presenciadas em cada solução com os três indicadores de pH, os quais os resultados também estão na Tabela 1. 
Foram realizados experimentos também com bicarbonato de sódio e raspas de magnésio. Após realizar os procedimentos acima, os tubos de ensaio foram lavados para dar início ao experimento 2, o qual se trata da reatividade das soluções. Em cada tubo de ensaio, foram colocados, separadamente, as soluções de NaOH, H2SO4, CH3COOH, NH3, NaC, H2O, e, depois, foram colocados, com a ponta de espátula, pequenas concentrações de bicarbonato de sódio em cada tubo. Em seguida foram observadas as reações que ocorreram dentro de cada tubo e anotado na Tabela 1.
Novamente, em tubos de ensaios diferentes, foi colocada cada solução, mas dessa vez foi adicionada junto a elas raspas de magnésio com a ajuda de uma pinça. Foram observadas as reações e em seguida também anotado na Tabela 1. 
4.RESULTADOS E DISCUSSÕES
Inicialmente, o grupo colocou as soluções de NaOH, H2SO4, CH3COOH, NH3, NaC, H2O, em béqueres diferentes de 50 mL cada, afim de verificar sua condutibilidade.
Após a verificação da condutividade de cada uma das soluções mencionadas anteriormente, foi realizado o procedimento descrito na metodologia, que utilizou pequenos pedaços de papel (tornassol azul (PTA), vermelho (PTV) e indicador universal (PIU)). 
Em seguida, cada solução de NaOH, H2SO4, CH3COOH, NH3, NaC, H2O, foi colocada em 3 tubos de ensaios diferentes, para que fossem pingadas gotas de fenolftaleína, alaranjado de metila e azul de bromotimol.
 Os resultados obtidos foram:
O ácido acético CH3COOH, é uma substância molecular de ligação covalente, que nesse experimento conduziu 83mV. Ao entrar em contato com o PTA, tornou o papel vermelho e com o PTV e o PIU não reagiu, indicando o caráter ácido da substância. Com a Fenolftaleína, obteve coloração esbranquiçada. Com azul de bromotimol e com o alanrajado de metila ficou amarelado. Esse composto conduz eletricidade em meio aquoso.
Ácido sulfúrico, também conhecido como vitríolo, é um ácido mineral composto pelos elementos enxofre, oxigênio e hidrogênio com a fórmula molecular H2SO4, que nesse experimento conduziu 19mV. Ao entrar em contato com o PTA e o PIU, tornou os papéis vermelhos e com o PTV, não houve mudança, indicando o caráter ácido da substância. Com a Fenolftaleína, obteve coloração esbranquiçada. Com azul de bromotimol ficou amarelo, e com o alanrajado de metila ficou rosa. Esse composto conduz eletricidade em meio aquoso.
Água (fórmula: H2O) é uma substância química cujas moléculas são formadas por dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, que nesse experimento conduziu 24,5 mV. Ao entrar em contato com os papéis, não houve mudança na coloração dos mesmos, indicando um caráter neutro. Com a Fenolftaleína, ficou branco. Com azul de bromotimol, ficou verde e com o alanrajado de metila ficou amarelo. Não conduz eletricidade pois não há dissociação de íons, e sem íons livres, não há condução de energia elétrica.
O cloreto de sódio é popularmente conhecido como sal ou sal de cozinha. A sua fórmula química é NaCl. é um composto iônico, que nesse experimento conduziu 114mV. o entrar em contato com os papeis não houve mudança na coloração dos mesmo indicando um carater neutro. Com azul de bromotimol, se manteve azul. Com a Fenolftaleína, branco. Com o Alaranjado de metila, amarelo. O cloreto de sódio conduz energia elétrica.
A amônia ou amoníaco (NH3) é uma molécula formada por um átomo de nitrogênio ligado à três de hidrogênio, que nesse experimento conduziu 5,5mV. Ao entrar em contato com os papéis, o PTV e o PIU, ficaram azuis, e o PTA se manteve, indicando caráter básico da substância. Com azul de bromotimol, se manteve azul. Com a Fenolftaleína, rosa. Com o Alaranjado de metila, amarelo. A amônia conduz energia elétrica.
O hidróxido de sódio (NaOH), também conhecido como soda cáustica, é um hidróxido cáustico usado na indústria, principalmente como base química, na fabricação de papel, tecidos, detergentes, alimentos e biodiesel. Trata-se de uma base forte, que nesse experimento conduziu 1,1mv. Ao entrar em contato com os papéis, o PTV e o PIU, ficaram azuis, e o PTA se manteve, indicando caráter básico da substância. Com azul de bromotimol, se manteve azul. Com a Fenolftaleína, rosa. Com o Alaranjado de metila, amarelo. O hidróxido de sódio conduz energia elétrica.
Compostos iônicos conduzem eletricidade devido às substâncias adquirirem cargas elétricas. 
Certos composto covalentes conduzem energia elétrica (como os compostos covalentes usados no procedimento do laboratório), após se dissociarem em água. Com íons livres em meio aquoso, há transporte de corrente elétrica.
Eles acenderam a lâmpada em intensidades diferentes, pois, seus graus de ionização e dissociação são diferentes, de acordo com o condutivímetro didático. 
5. Conclusão 
 Podemos concluir com essa experiência, que os indicadores naturais de pH pode ser bastanteeficientes, ajudando na determinação do pH de cada solução. Mediante aos conceitos estudados de soluçoes ácidas e básicas nos experimentos realizados notou-se que soluções ácidas em solução aquosa liberam H+ e as bases dissociam-se em água liberando OH-. 
Percebeu-se que os eletrólitos fortes (ácidos e bases fortes) conduzem corrente elétrica com intensidade e que eletrólitos fracos (ácidos e bases fracas) conduzem corrente elétrica com pouca intensidade.
 Na experiência foi possível notar também que com os indicadores houve uma alteração da sua coloração nas substâncias ácidas e básicas. No papel de tornassol por exemplo, também ocorreram alterações, as bases ficaram com cor azul, e os ácidos adquiriu cor vermelha.
 Na parte 2 da experiência a reatividade de bicarbonato de sódio com substâncias ácidas obteve mais ionização, sendo assim são mais reativos, ao contrário de substâncias neutras, que são menos ionizadas. 
 Já com as raspas de magnésio notamos a formação de bolhas, e sabemos que os metais (não nobres) são mais reativos que o hidrogênio e, assim deslocam-se os hidrogênios dos ácidos, formando o cátion H+ ou H3O+.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
	ATKINS, Peter; JONES Loreta; Princípios de Química: Questionando a vida moderna.

Continue navegando