Buscar

TÉCNICAS DE MASSAGEM EM CÚBITO DORSAL

Prévia do material em texto

TÉCNICAS DE MASSAGEM CORPORAL 
UNIDADE 2
SEÇÃO 2
WEBAULA 2
TÉCNICAS DE MASSAGEM EM CÚBITO DORSAL
Nesta webaula conheceremos as manobras e os movimentos aplicados em decúbito dorsal. Para tanto, o cliente deve permanecer na posição ilustrada pela figura.
Além das manobras nas pernas, no joelho, na coxa e nos pés, existem outras localizadas na parte superior do corpo.
Explore a galeria para conhecer as manobras de massagem no abdome.
Posicione as mãos abertas no centro da região inferior do abdome, como demonstra a figura, e massageie com suavidade até a base do esterno.
Dê sequência à manobra com movimentos em leque, deslizando pelas laterais do corpo.
Arraste as mãos com firmeza sobre a cintura e deslize-as de volta à posição inicial para realizar novamente a manobra.
Realize movimentos circulares suaves com as mãos e depois transfira a pressão para a ponta dos dedos, massageando com círculos centrífugos desde a volta do umbigo até completar o abdome.
Com uma mão seguida da outra, puxe com firmeza as laterais do abdome. Deslize até o centro do abdome antes de tirar a mão para fazer a repetição da manobra.
Realize o amassamento do quadril em direção à base da caixa torácica.
Explore a galeria para conhecer as manobras de massagem na parte superior do tronco.
Manobras na parte superior do tronco
Na parte superior do tronco devemos evitar trabalhar os tecidos mamários. Nos concentraremos no ombro e na região do osso esterno.
Posicione-se na cabeceira do cliente, coloque as mãos abertas com os dedos juntos e esticados no alto do peito (sobre o osso esterno) e realize movimentos de deslizamento em direção às axilas, desenvolvendo aumento gradativo de pressão.
Em seguida, pouse as mãos sobre os ombros do cliente empurrando-os para baixo. Essa manobra visa o alongamento dos músculos do pescoço.
Explore a galeria para conhecer as manobras de massagem no braço e antebraço.
Posicione-se ao lado do cliente e segure em um dos braços, conforme a ilustração. Realize uma leve tração para baixo, para que haja um alongamento leve na articulação do ombro.
Apoie o braço do cliente na maca, segure a mão dele para dar apoio e deslize sua mão para cima do braço, em direção ao ombro.
Envolva o ombro com a mão e deslize-a ao redor da articulação.
Com uma mão após a outra, massageie indo da mão até o cotovelo, comprimindo suavemente os músculos, conforme demonstra a figura.
EQUILIBRIO E SOLTURA DAS ARTICULAÇÕES
A TÉCNICA PARA A SOLTURA DAS ARTICULAÇÕES TEM COMO OBJETIVO DAR MAIS FLEXIBILIDADE E AMPLITUDE AOS MOVIMENTOS E DESCONTRAIR AS ARTICULAÇÕES. DEVE SER USADA APÓS O RELAXAMENTO DE MÚSCULOS, PORTANTO, AO FINAL DA MASSAGEM.
Trabalhe sempre prestando atenção no alcance do alongamento do cliente. É importante essa interação para que não haja nenhum incômodo para quem está sendo massageado.
Posicione-se conforme indica a figura, segurando os pés do cliente e exercendo uma tração em sua direção por alguns instantes.

Continue navegando