Buscar

Relatorio Aula Pratica Liberação Miofascial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Relatorio Aula Pratica Liberação Miofascial 
No dia 16 de novembro foi realizado aula prática de liberação miofascial que aconteceu no laboratório de fisioterapia com a Professora Márcia da disciplina de Recursos Fisioterapêuticos. Iniciamos a aula fazendo a chamada e em seguida a professora nos explicou o que é liberação miofascial, que é uma técnica de estiramento, ou seja usada para relaxar a fáscia muscular, que tem uma camada fina de tecido que reveste todo o nosso corpo. explicou também sobre os pontos gatilho, que são nódulos discretos e irritáveis que ficam dentro de uma bandana tensa de um músculo, podendo assim gerar dor referida, alterações sensitivas, manifestações motoras e disfunções motoras.
	Visando assim as características na pressão de dor ou sensibilidade localizada, dores nas áreas referidas a distância, e assim aumenta o tônus e diminui a força muscular, obtendo também alteração no músculo, alteração da ADM. explicou um pouco sobre os PGs ativos, PGs latentes, PGs embriônicos.
 Após começamos a aula prática iniciando nos membros inferiores, posicionando o músculo de melhor forma para manter o relaxamento, começamos com posicionar a mão esquerda,  fazendo uma tração na perna, logo em seguida fechamos os dedos da mão direita formando um rolinho usando a parte das falanges, porque as região das falanges ficam mais homogêneos assim, tracionando o tecido melhor, fazendo o movimento de cisalhamento, sendo lendo, soltar devagar e depois fazemos novamente, fazendo isso de baixo para cima, começando a drenagem miofascial com superficial depois profundo, vai aumentando a intensidade conforme percebendo as alterações, porque o volume muscular influencia, as áreas que tem volume muscular maior, mais camadas musculares, isso vai da avaliação, da região. Além da mão podemos usar o cotovelo e o antebraço fazendo assim o deslizamento, sempre com o mesmo movimento de baixo para cima, obtendo assim um relaxamento.
Começamos deitando na maca em decúbito ventral, com os pés para fora da maca do lado posterior do pé  (na sola), em seguida começamos a fazer o rolinho, depois o polegar e depois todos os dedos deslizando do calcanhar até a ponto dos dedos dos pés. Na sequência passamos para o gastrocnêmio, sóleo, trabalhando cotovelo e o antebraço borda ulnar e o rolinho,  tendo um cuidado maior no tendão de aquiles, importante lembrar de usar o corpo também possibilitando assim a ajuda no deslizamento. direcionando o movimento para lateral ou medial no final, usamos o cotovelo para a compressão no olécrano, passamos para o músculo quadríceps, com os mesmos movimentos até a linha do glúteo, também trabalhamos o glúteo, deitamos em decúbito lateral, trabalhamos com uma mão abaixo do gradil costal, a outra mão no quadril em cima da crista ilíaca,  usando o movimento cruzado e aplicando força diferentes e tracionando, e na região lombo sacral colocamos uma mão no gradil costal e a outra na poplítea claro em decúbito ventral. 
Na parte superior em decúbito ventral, trabalhamos com as regiões da lombar, torácica e cintura escapular, usamos a manobra de tração, usando o movimento da bobagem, cruzando as mãos fazendo a tração e manter, trabalhamos o cisalhamento, usamos o braço direito com o cotovelo na região glútea, o braço esquerdo um fica do lado do outro então fizemos a tração com o braço esquerdo no sentido cranial, usando o cotovelo e o antebraço. com o antebraço esquerdo deslizando de maneira lenta chegando na região da escápula. Usamos a técnica do rolinho,   deslizamento com as ponta dos dedos e a palma da mão na região sacral, fazendo a liberação indo para a região mais lateral e o sentido do grande dorsal são os sentidos principal das tensões tensões, também fizemos no sentido de baixo para cima e de cima para baixo. Finalizamos com o pescoço na região do trapézio superior fazendo uma depressão da escápula, no lado direito e esquerdo fizemos o movimento de deslizar com o rolinho. Os músculos abortados foram o subescapular, deltoide, trapézio.
	 Também trabalhamos a técnica de faca e da pegada, com essas técnicas usamos na escápula e no diafragma, na região pélvica. Fazendo assim a liberação. Claro que na aula sentimos relaxamento e um pouco de desconforto, mas foi ótimo aprender e adquirir conhecimento e ter a oportunidade de fazer na prática.

Continue navegando