Buscar

Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa

Prévia do material em texto

Conselhos dos Direitos da Pessoa Idosa 
PRIMEIRO EIXO - LINHA DO TEMPO DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA Atividade avaliativa - Primeiro Eixo
Parte superior do formulário
Questão 1
Texto da questão
"A fruição absoluta dos direitos fundamentais é uma das grandes conquistas da Constituição Federal de 1988, que determinou ao Estado a realização de políticas sociais, culturais e econômicas que busquem o acesso universal e igualitário às ações e serviços para promoção, proteção, auxílio e desenvolvimento dos idosos. Mais do que reconhecimento formal e obrigação do Estado com os cidadãos da terceira idade, que contribuíram para seu crescimento e desenvolvimento, o absoluto respeito aos direitos humanos fundamentais dos idosos, tanto em seu aspecto individual como comunitário, espiritual e social, relaciona-se diretamente com a previsão constitucional de consagração da dignidade da pessoa humana."                        
Encontre a questão certa.
Tomando como base o que estudamos no Eixo 1 - A Linha do Tempo dos Direitos da Pessoa Idosa esse trecho está relacionado com a ideia de:
 
a. No caso da pessoa idosa, o direito à vida se refere à longevidade.
b. A Constituição de 1934 instituiu preceitos progressistas para a promoção do bem de todos os idosos.
c. Os direitos fundamentais foram inscritos na Constituição de 1988 basicamente para o atendimento das fragilidades da pessoa idosa.
d. Os direitos fundamentais foram os determinantes para a elaboração de políticas públicas para o setor de idosos. 
Certo! O poder público foi impulsionado diante dos deveres de respeito e de proteção, para prover meios para o atendimento e a realização de uma vida digna ao idoso.
e. O fundamento da dignidade humana é específico do idoso
Feedback
Sua resposta está correta.
Compreender os direitos fundamentais e como se aplica à pessoa idosa.
Questão 2
Texto da questão
"A cidadania se define não somente pelo reconhecimento de direitos num Estado de direito, mas pela participação da população em sua definição, seu controle e sua garantia.
Participação política, social e no âmbito da família. A seguridade social, enquanto benefício, permite que os idosos assegurem sua renda e sua autonomia funcional na saúde. No entanto, a própria seguridade social prevê um processo participativo. Na área da assistência essa participação está prevista no art. 204. Na área da saúde a participação está prevista no art. 198. Na seguridade em geral, incluindo a previdência social, fica assegurado pelo art. 194, inciso VII, que a mesma tem “caráter democrático e descentralizado da administração, mediante gestão quadripartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do Governo nos órgãos colegiados”. É clara a referência à participação dos aposentados."
Em qual alternativa existe o real envolvimento com o exercício da cidadania?
 
Encontre a formulação certa.
 
a. Ser cidadão significa que o idoso tem os direitos e deveres que a sua idade lhe permite, diferente de quando era adulto.
b. A cidadania envolve a participação em todas as ações que favoreça a pessoa idosa.
c. Quando a pessoa idosa conhece os seus direitos, ela se torna cidadã.
d. Para que a pessoa idosa tenha os seus direitos respeitados, somente os que pertencem a esta faixa etária podem reivindicá-los.
e. Toda vez que a pessoa usufrui dos direitos garantidos nas leis é uma forma de exercício da cidadania. 
Certo! Os direitos da pessoa idosa estão assegurados na legislação e seus benefícios implantados em todas as esferas do governo.
Feedback
Sua resposta está correta.
Compreender conceitos sobre cidadania, igualdade e as formas de exercício desses direitos.
Questão 3
Texto da questão
"A questão da velhice passou a ter muita visibilidade. Hoje os idosos são reconhecidos como um grupo etário sujeito a necessidades que implicam ações particulares. Entretanto, parecem não ser reconhecidos como grupo social, visto não usufruírem adequadamente de alguns direitos elementares de cidadania, como renda digna, assistência médica e saúde, segurança, espaço socialmente produtivo e muitas outras condições que promovem a qualidade de vida.
Mesmo reconhecendo a existência de bons programas e serviços mantidos em algumas cidades em diferentes regiões do país, no que diz respeito à política social nacional para velhice, esta cresceu no discurso, mas estancou na prática. Em alguns casos recuou, sobretudo quando se trata de questões referentes à pobreza econômica e à seguridade social. Reconhecer direitos não basta, pois é necessário proporcioná-los.
O futuro é preocupante especialmente em tempos de crise econômica e social. O achatamento progressivo do valor das aposentadorias e a crescente inflação geram nos cidadãos a perspectiva da perda da independência econômica e a dependência
dos filhos adultos ou de outros. As dificuldades de acesso ao atendimento à saúde, a violência, os preconceitos, as reduzidas oportunidades de participação social fazem do tempo da velhice um tempo de constrangimento e isolamento social."
Encontre a alternativa incorreta.  
De acordo com o que vimos, esse trecho enfatiza que a política pública de atenção ao idoso se relaciona com o desenvolvimento socioeconômico e cultural, e introduziu em suas disposições os seguintes destaques:
 
a. Criação de normas para os direitos sociais dos idosos.
b. A PNI enfatiza o acesso dos idosos aos serviços de saúde, assistência integral e ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde. 
Certo! Mesmo existindo bons programas na área de saúde, o usuário aguarda muito para ser atendido. (Cidadania de papel) Existe na lei, mas na prática é bem diferente.
c. Os preconceitos e a violência aos idosos possibilita a reflexão que o tempo da velhice é de sofrimento.
d. Considera-se idoso, para os efeitos da PNI, a pessoa maior de setenta anos de idade.
e. Todas as ações nesta lei devem ser em favor do idoso e de devem ser em favor do idoso, de forma que busquem a garantia e a efetivação de seus direitos.
Questão 4
Texto da questão
"(...) Para esclarecimento amplo, o Estatuto do Idoso é o resultado final do trabalho de várias entidades voltadas para a defesa dos direitos dos idosos no Brasil, entre as quais sempre se destacou a Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia e também de profissionais das áreas da saúde, direitos humanos e assistência social, além de parlamentares do Congresso Nacional.
O documento, vigente desde janeiro de 2004, veio ampliar direitos que já estavam previstos em outra Lei Federal, de nº 8842, de 04 janeiro de 1994 e também na Constituição Federal de 1988 e dessa forma se consolida como instrumento poderoso na defesa da cidadania dos cidadãos e cidadãs daquela faixa etária, dando-lhes ampla proteção jurídica para usufruir direitos sem depender de favores, amargurar humilhações ou simplesmente para viverem com dignidade.
Ao longo de seus 118 artigos são tratadas questões fundamentais, desde garantias prioritárias aos idosos, até aspectos relativos à transporte, passando pelos direitos à liberdade, à respeitabilidade e à vida, além de especificar as funções das entidades de atendimento à categoria, discorrer sobre as questões de educação, cultura, esporte e lazer, dos direitos à saúde através do SUS, da garantia ao alimento, da profissionalização e do trabalho, da previdência social, dos crimes contra eles e da habitação, tanto em ações por parte do Estado, como da sociedade."
Selecionamos alguns direitos e deveres previstos no Estatuto do Idoso, Lei 10.741/2003 para que você treine o seu conhecimento, encontre a alternativa certa:
 
a. Aos maiores de 60 anos que não tiverem como se sustentar, é garantido 1 salário mínimo por mês. 
b. Nos concursos públicos a idade é uma questão desfavorável para a pessoa idosa.
c. O crescimento da população idosa traz consigo a solicitação de serviços médicos e sociais.
d. A era digital transformou as formas de comunicação e a pessoa idosa ficou à margem desta inovação.
e. É vedadaà pessoa idosa a aquisição de imóveis em programas habitacionais do governo.
Questão 5
Texto da questão
"O Fundo do Idoso é um mecanismo de incentivo fiscal, com base no imposto de renda, que visa à garantia de direitos da pessoa idosa, conforme determina o Estatuto do Idoso.
Apesar de ter como base um imposto de competência federal, os Fundos do Idoso funcionam de forma descentralizada em todo o país, ou seja, cada estado e cada município precisam criar os seus respectivos Fundos.
Em cada unidade da federação, cabe aos conselhos de direitos do idoso a gestão, a definição das regras e a fiscalização dos Fundos. Cada Conselho, que é uma instância paritária (metade de representantes do governo e o restante eleito pela sociedade civil), tem a liberdade para definir as regras específicas de funcionamento do respectivo Fundo. Dentre essas regras, se destaca a que determina como será a captação de recursos."             
Com base no que estudamos sobre o Fundo Nacional do Idoso – FNI encontre a alternativa certa
 
a. Cabe a Secretaria de Estado ou da Prefeitura definir as diretrizes para aprovação dos projetos que serão submetidos via edital.
b. Para que a instituição tenha acesso aos recursos do FNI é necessário que preencha um formulário para oficializar a sua solicitação. 
c. As pessoas físicas podem doar ao FNI por meio do imposto de renda.
d. Esse recurso será repassado para projetos escolhidos pelos doadores sejam empresas ou pessoas físicas.
e. É importante ressaltar que as doações de empresas e pessoas físicas sempre devem ser realizadas na conta da Prefeitura ou do Estado. 
Parte inferior do formulário

Continue navegando