Buscar

Aula 1 3 Ginástica Artística-nomenclatura e definição

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Definição e Nomenclatura
Ginástica Artística
1
Nomenclatura
.Ginástica de Solo
.Ginástica de Aparelhos
.Ginástica Olímpica
.Atualmente Ginástica Artística
2
. Um esporte olímpico com normas oficiais de competição, conhecido hoje internacionalmente como Ginástica Artística;
. Conhecido antes como Ginástica Olímpica, 
 Definição 
. O nome foi trocado porque atualmente existem outras ginásticas que se tornaram olímpicas também, como a Ginástica Rítmica e a de Trampolim; 
. Considerada como uma arte, ideia que deu origem ao termo “Ginástica Artística¨.
.Engloba um conjunto de exercícios corporais sistematizados, em diversos aparelhos, realizados em série, menos o salto sobre o cavalo;
. Nestes exercícios são exploradas praticamente todas as qualidades físicas do ginasta, principalmente a força, a agilidade, a flexibilidade e o equilíbrio. 
.Desenvolve a coordenação motora, trabalha criatividade, expressão corporal e suas implicações sociais,
 
.Disciplina e organização são elementos indispensáveis à formação e educação da criança e do adolescente, sempre presente nos treinamentos da ginástica.
. A nível competitivo é exigido do ginasta força de vontade, concentração e prática mental dos movimentos, uma necessidade muito grande de repetição e autodomínio do corpo para que tenha um bom desempenho.
. A ideia básica da Ginástica Artística e o seu aparecimento são baseados nas formas naturais de desenvolvimento do homem, andar, correr, girar, saltar, trepar, rolar;
. Entretanto, a sofisticação tecnológica e o alto desenvolvimento técnico dos movimentos em nossos dias tornou-a muito mais artificial. 
. Segundo Nista-Picollo (2005, p.32), como ela é composta por elementos considerados fundamentais para o desenvolvimento motor do ser humano, tais como o rolar, o equilibrar-se, o saltar, o girar, entre outros elementos, 
aprender executá-los, combinando-os em sequencia de movimentos, facilita o aprimoramento das capacidades físicas mais complexas e amplia as possibilidades de desempenho de habilidades motoras, criando possibilidades cada vez maiores de melhoria e ampliação do repertorio motor dos seus praticantes ¨
.Trata-se, portanto, de uma atividade predominantemente anaeróbica, com técnica apurada, que produz um efeito de imensa beleza, com movimentos precisos e seguros.
Nesse sentido nas aulas de Educação Física Escolar essa modalidade é um importante meio de introduzir e integrar o aluno na cultura corporal do movimento. Para isso ela busca o pleno domínio do corpo exigindo uma constante integração entre o físico e o intelecto, proporcionando prazer em praticar as atividades. 
PROVAS OFICIAIS Masculinas
. São 6 provas ,seguindo a seguinte ordem de apresentação:
1.Solo,
2.cavalo com alças,
3.argolas, 
4.salto sobre o cavalo (até o ano 2000, feito sobre o cavalo de madeira , a partir de 2001 é substituído pela moderna mesa de saltos), 
5.paralelas simétricas,
6. barra fixa. 
Provas oficiais FEMININAS
. São 4 (quatro) provas, seguindo a seguinte ordem de apresentação olímpica:
1.salto sobre cavalo (até o ano 2000, feito sobre o cavalo em posição transversal, hoje substituído pela mesa de saltos), 
2.paralelas assimétricas ,
3. trave de equilíbrio,
4.solo (com acompanhamento musical).
Pontuação
.Os exercícios de cada ginasta são julgados e pontuados por um júri. Os exercícios são avaliados por 9 árbitros, 2 deles avaliam o valor de partida do atleta, os outros avaliam a execução dos movimentos e um último árbitro comanda a banca.
.Os ginastas recebem 2 notas, a primeira é dada de acordo com as dificuldades da série apresentada pelo atleta e a 2ª de acordo com a execução da série, sendo descontados possíveis erros.
. A exigência das provas está dividida em 5 níveis, sendo A o mais simples até E, o mais exigente.
FEMININO E MASCULINO
APARELHOS DE GINÁSTICA
SOLO
.Disputado por homens e mulheres;
. Os homens realizam movimentos sem acompanhamento musical em um intervalo de tempo que varia entre 50 e 70 segundos;
. Já a apresentação feminina, cuja duração vai de 70 a 90 segundos, acontece com uma música de fundo.
TRAVE
. Disputada somente por mulheres;
. É considerada a prova feminina mais complexa;
. Nela, as ginastas ficam em pé e têm de andar sobre uma barra mais larga, devendo executar movimentos sem cair da mesma.
SALTO SOBRE CAVALO OU MESA
. Disputado por homens e mulheres;
 . Nele, os atletas correm por uma pista, pulam em um trampolim, apoiam-se no cavalo (aparelho da ginástica) e fazem movimentos no ar antes de tocarem o chão no outro lado do equipamento; 
. O atleta deve avisar qual salto irá realizar antes de executá-lo, para que seja estabelecido o valor de partida.
BARRAS ASSIMÉTRICAS
A prova é composta por uma série de movimentos obrigatórios, bem como os demais aparelhos. A posição das duas barras em diferentes alturas possibilita à ginasta uma gama variada de movimentos, mudanças de empunhaduras e alternância entre as barras. A execução de alguns movimentos também é facilitada através da propriedade de molejo do aparelho.
Barras assimétricas: este aparelho, de uso estritamente feminino, é atualmente fabricado com fibras sintéticas e, por vezes, material aderente;
 .nas barras, é considerado o movimento ao passar de uma barra para a outra e os saltos, como os encarpados e os mortais. 
As medidas das barras são: 
.2,36 m (barrote mais alto)
.1,57 m de altura (barrote mais baixo).
. Disputado por mulheres, possui duas barras que são posicionadas paralelamente e em alturas diferentes;
. A ginasta deve se movimentar entre elas;
. Elas iniciam a execução das acrobacias com um salto no trampolim e terminam com um salto no colchão. Toda a performance é avaliada.
BARRA FIXA
. Disputada somente na categoria masculina;
. Nela, o ginasta tem de se movimentar segurando uma barra fixa, não podendo ficar parado durante a apresentação, sob o risco de ser penalizado com a perda de pontos.
Na barra fixa, ao executar os movimentos, o atleta deixa de tocar o aparelho, sendo os saltos mais comuns os mortais ou encarpados. O ginasta deve fazer movimentos giratórios em uma rotina acrobática, que envolve os giros propriamente ditos, as largadas e retomadas, as piruetas (enquanto soltos das barras) e as pegadas.
Barra fixa
. Medidas:
. a barra é presa sobre uma estrutura de metal a 2,75 m do solo e possui 2,40 m de comprimento. 
A prova consiste em movimentos de força e equilíbrio. 
Argolas
. Disputada apenas entre os homens;
. É considerada a prova masculina mais difícil,
.As argolas não podem se mexer durante a apresentação, quanto menos tremer a estrutura que suspende as argolas à haste, melhor será a pontuação de execução do ginasta;
.nas argolas o atleta deve ficar no mínimo dois segundos imóvel, em uma posição horizontal ou vertical.
Argolas: o aparelho é constituído por uma estrutura de onde prendem-se duas argolas: 
. Altura- 2,75 metros do solo;
.A distância entre elas é de 50 cm
. diâmetro interno é de 18 cm. 
A prova consiste em uma série de exercícios de força, balanço e equilíbrio. O júri valoriza o controle do aparelho e a dificuldade dos elementos da coreografia..
Cavalo com alças
. Disputada por homens;.
 . Nela, os ginastas devem tocar apenas nas alças do equipamento (que precisam ser paralelas e estar fixadas verticalmente na superfície do aparelho) com as mãos, sem tocar no cavalo, fazendo movimentos circulares com o corpo. 
.O cavalo (que de fato assemelhava-se ao animal), enquanto aparelho, possui as seguintes dimensões:
. 1,15 m (altura) x 1,60 m (comprimento) x 35 cm (largura). 
.As alças possuem distância ajustável e a altura de 12 cm. 
No cavalo com alças, só é permitido tocar o aparelho com as mãos. Uma série típica no cavalo com alças envolve tesouras e movimentos circulares. As tesouras, exercícios feitos com as pernas separadas, são executadas geralmente com as mãos sobre as alças. Os movimentos
circulares, as chamadas russas, são feitos com as duas pernas juntas
Barras paralelas
. Disputada somente por homens;
. Nela, o ginasta deve se apoiar em duas barras paralelas, mas só pode realizar movimentos com uma das mãos tocando as barras, é obrigatório realizar movimento no ar, sem nenhuma das mãos no aparelho. 
-Medidas:
 .1,95 x 3,5m, além de estarem distanciadas entre 42 e 52 cm. 
A prova consiste em exercícios de equilíbrio – entre giros e paradas de mãos - e força, onde o ginasta utiliza das duas barras obrigatoriamente, passando por todo o seu comprimento. 
As provas não possuem tempo aproximado de execução, podendo um ginasta cumprir uma prova mais curta, porém com nota de partida mais elevada, enquanto uma prova mais longa, possui inferior dificuldade.
Organização estrutural do esporte:
. A Ginástica Artística é organizada através de federações estaduais e confederação do Brasil;
. A nível internacional fica na competência da FIG (Federação Internacional de Ginástica) e é a FIG que determina as diretrizes e normatiza as competições a nível internacional, realizando grêmios após os campeonatos internacionais, onde é feita a atualização do Código de Pontuação (livro de regras do esporte). 
. Abaixo da FIG estão as Confederações dos países filiados, dentre elas a CBG (Confederação Brasileira de Ginástica);
. A CBG regulamenta não só a Ginástica Artística, mas todas as outras modalidades ginásticas;
. São elas, Ginástica Aeróbica Esportiva, Ginástica Geral (única não competitiva), Ginástica Rítmica, Esportes Acrobáticos e Trampolim Acrobático (que envolve as provas de trampolim individual e sincronizado, duplo-mini trampolim e tümbling). 
NORMAS DE SEGURANÇA
. Praticar exercícios em local adequado e sob orientação de um professor de educação física;
. Para se aprender exercícios acrobáticos com segurança, é necessário que a criança tenha os pré-requisitos físicos e técnicos para a realização do novo movimento;
. Ajuda direta do professor conduzindo o movimento até que o aprendiz tenha total domínio da técnica e adequada preparação física para realizar tal elemento sozinho;
.fazer uso de atividades pedagógicas que facilitem a aprendizagem;
. utilizar colchões e materiais de segurança para prevenção de acidentes;
. Tomar cuidado com a ordem de aprendizado dos exercícios: sempre do mais simples para os de coordenação mais complexa, pois um irá depender da aprendizagem do anterior.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando