Buscar

Diferenças entre Liberalismo e Socialismo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Algumas diferenças entre Liberalismo e Socialismo Econômico
Uma das grandes diferenças entre Liberalismo e Socialismo, é o “tamanho” do Estado e o grau de influência e controle que exerce na economia. 
No socialismo temos a Economia Planificada, onde o Estado tem o maior acúmulo de capital e é responsável pelo planejamento de como e quanto suprir o mercado. O Estado fica demasiadamente rico e detentor de praticamente todas as ações econômicas e de mercado (predominância de empresas estatais), desfavorecendo a dinamização das empresas, e como consequência, a falta de inovação e evolução, e inexistência de concorrência empresarial.
Essa estagnação geral não traz bons resultados a sociedade e ao desenvolvimento da economia, muito pelo contrário, pode-se entrar em colapso, afinal os governos dificilmente se sustentariam num paternalismo estatal.
(em vermelho, não vai pro texto final).
No Liberalismo existe o Livre Mercado, onde o Estado permite um mercado mais dinâmico, com livre concorrência entre as empresas, e o próprio mercado se sustenta, pois atrai investimentos, impulsionando a economia. Nesse modelo, há também, o incentivo pela inovação tecnológica e evolução, desta maneira a mão de obra torna-se valorizada, sendo assim podemos observar que temos o Estado Mínimo, que é responsável apenas pela lei, ordem e garantias fundamentais dos cidadãos.

Outros materiais