Buscar

simulado av1 trabalho II

Prévia do material em texto

No tocante à extinção do contrato de trabalho por mútuo acordo entre empregado e empregador, considere:
 
I. O aviso prévio, se indenizado, deverá ser pago pela metade, bem como a multa sobre o FGTS e o 13° salário proporcional.
II . O empregado poderá sacar 80% do valor de seus depósitos fundiários e não estará autorizado a ingressar no Programa do Seguro-Desemprego.
III . O aviso prévio, se trabalhado, o saldo de salário, as férias proporcionais e as férias vencidas, ambas acrescidas de 1/3, serão pagos em sua integralidade.
IV. Para validade deste tipo de rescisão para contratos de trabalho com mais de uma ano de vigência, é obrigatória a homologação perante o sindicato do empregado ou autoridade do Ministério do Trabalho e Previdência Social.
 
Está correto o que se afirma em
		
	
	I, II , III e IV.
	 
	II e III , apenas. 
	
	II , III e IV, apenas.
	
	I e II , apenas. 
	
	II e IV, apenas.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201805124013)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	(CORE-MS) Dentre os direitos dos trabalhadores, encontra-se o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, conhecido como FGTS. O FGTS é uma poupança forçada suportada exclusivamente pelo empregador, ou seja, mensalmente, o empregador vai ser obrigado a efetuar um depósito específico.
 
Quanto ao instituto do FGTS, pode-se afirmar que: 
		
	
	nenhuma das anteriores
	
	A conta do trabalhador vinculada no FGTS não pode ser movimentada para compra da casa própria.
	 
	O pagamento relativo ao período de aviso prévio, trabalhado ou não, está sujeito à contribuição para o FGTS. 
	
	O FGTS não incide sobre as parcelas de natureza salarial pagas ao empregado em virtude de prestação de serviços no exterior.
	
	Nos contratos por prazo determinado, o empregado não terá direito ao depósito de valores a título de FGTS.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201805116840)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Acerca das férias marque a opção correta:
I - Na demissão por justa causa o empregado faz jus a férias proporcionais. 
II - O prazo para pagamento das férias e de até dois dias antes da concessão. 
III - O empregado pode negociar férias e vendê-las integralmente para o empregador. 
IV - Se as férias forem concedidas após o término do período concessivo, o empregador pagará em dobro. 
São corretas: 
		
	
	I e II
	
	I e III
	
	III e IV
	 
	II e IV
	
	I e IV
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201805115361)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	A empresa Dinda Ltda. está passando por uma grave crise financeira e, pretendendo uma restruturação interna, planeja conceder férias coletivas para todos os seus empregados em dois períodos durante o ano de 2018. No primeiro período pretende conceder dez dias corridos e no segundo período vinte dias corridos. Neste caso, a referida empresa
		
	 
	está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, devendo, no entanto, comunicar ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de quinze dias as datas de início e fim das férias.
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que as férias coletivas devem ser gozadas em um único período de, no mínimo, vinte dias corridos.
	
	está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, devendo, no entanto, comunicar ao órgão local do Ministério do Trabalho, com a antecedência mínima de dez dias as datas de início e fim das férias.
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que nenhum dos períodos de férias coletivas poderá ser inferior a quinze dias corridos.
	
	não está respeitando a Consolidação das Leis do Trabalho, uma vez que esta prevê que as férias coletivas devem ser gozadas em um único período de, no mínimo, quinze dias corridos.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201805069886)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Em relação à rescisão do contrato de trabalho, assinale a alternativa correta. 
		
	
	Em caso de culpa recíproca no ato que determinou a rescisão do contrato de trabalho, o tribunal de trabalho reduzirá em um terço a indenização que seria devida em caso de culpa exclusiva do empregador.
	
	A instauração de inquérito policial em face do empregado constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador.
	
	Em se tratando o empregador de empresa constituída por sociedade limitada, a morte de qualquer dos sócios quotistas constitui justa causa para o empregado rescindir o contrato de trabalho.
	 
	A perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão em decorrência de conduta dolosa do empregado constitui justa causa para o empregador rescindir o contrato de trabalho.
	
	A alteração do quadro societário da empregadora constituída por sociedade limitada constitui justa causa para empregado rescindir o contrato de trabalho.
	
	
	
	6a Questão (Ref.:201805069892)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Joana trabalha em uma padaria e, há algum tempo, o seu empregador vem demonstrando insatisfação com o serviço prestado por ela. Por sua vez, Joana também está insatisfeita com as medidas que vêm sendo adotadas pelo seu empregador. Por tais razões, o empregador e Joana decidiram, por mútuo acordo, extinguir o contrato de trabalho.
 
Nessa situação hipotética, Joana terá direito 
		
	
	a metade do aviso prévio, se indenizado, além da habilitação no programa de seguro-desemprego.
	 
	a metade da indenização sobre o saldo do FGTS, cuja conta vinculada poderá ser movimentada até o limite de 80%, e metade do aviso prévio, se indenizado, bem como à integralidade das demais verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
	
	a metade da indenização sobre o saldo do FGTS, além da movimentação da conta vinculada desse fundo, limitada a 50% do valor dos depósitos.
	
	à integralidade de todas as verbas trabalhistas.
	
	a metade de todas as verbas trabalhistas, mas não terá direito a habilitação no programa de seguro-desemprego.
	
	
	
	7a Questão (Ref.:201805116855)
	Acerto: 0,2  / 0,2
		Conceição completou o seu período aquisitivo de férias junto ao empregador GAMA Ltda. e agora aguarda a marcação de suas férias. Conceição tem um filho de 16 anos que é estudante do ensino médio.
Diante dos termos da CLT, é correto afirmar que:
 
 
 
 
		
	
	por ter filho menor de 18 anos, a empregada tem o direito de tirar as férias juntamente com as férias escolares do menor;
	 
	o empregador é quem marcará o mês de férias, dentro do período concessivo, como achar mais adequado;
	
	a maternidade é uma das causas que impede a conversão de 1/3 das férias em dinheiro;
	
	é o empregado quem define o aproveitamento das férias no período que melhor lhe aprouver;
	
	por ser mãe, Conceição poderá fracionar as férias em 2 períodos.
	
	
	
	8a Questão (Ref.:201805069893)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Marcos foi comunicado de sua dispensa em 10/05/2018 e que seu aviso prévio seria indenizado. No prazo legal as verbas foram pagas, e, a baixa na CTPS foi procedida com a data de10/05/2018, por ser o último dia trabalhado. Marcos acha que há algo errado, mas não tem certeza. Perguntou a seu amigo que disse que estava tudo correto. No entanto seu porteiro afirmou que há algum erro porque leu na internet algo a respeito. Sobre a situação concreta, assinale a assertiva verdadeira:
		
	
	A baixa deve ser procedida após dez dias da dispensa, coadunando com o prazo para o efetivo pagamento das verbas trabalhistas, segundo a lei.
	
	A baixa sempre deve ser procedida no último dia do contrato de trabalho. 
	 
	A baixa esta incorreta, tendo em vista que deve ser procedida considerando-se a projeção do aviso prévio indenizado.
	
	A baixa na CTPS de Marcos foi procedida corretamente, tendo em vista que o aviso prévio foitrabalhado.
	
	Marcos teria que ter tido a baixa em sua CTPS no dia seguinte ao término do seu contrato de trabalho, ou seja, 11/05/2018.
	
	
	
	9a Questão (Ref.:201805115346)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Considere as seguintes assertivas a respeito da rescisão do contrato de trabalho:
I. Reconhecida a culpa recíproca na rescisão do contrato de trabalho, o empregado tem direito a 50% do valor do aviso prévio, do décimo terceiro salário e das férias proporcionais.
II. Considera-se justa causa para rescisão do contrato de trabalho, dentre outras hipóteses, a condenação criminal do empregado, ainda que não transitada em julgado, bem como a negociação habitual por conta própria.
III. Reduzindo o empregador o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a importância dos salários, pode o obreiro considerar rescindido indiretamente o contrato de trabalho.
IV. Desobediência a ordens direta do empregador que digam respeito a atribuições do cargo do empregado, constitui, especificamente, ato de indisciplina, justificando a resolução do contrato de trabalho por justa causa obreira.
Está CORRETO o que consta apenas em
		
	
	I e II.
	
	II e III.
	
	I, III e IV.
	 
	I e III.
	
	II e IV.
	
	
	
	10a Questão (Ref.:201805116860)
	Acerto: 0,2  / 0,2
	Com relação às férias, considere:
I. Os dias de férias gozados após o período legal de concessão deverão ser remunerados em dobro.
II. O empregado que se demite antes de complementar doze meses de serviço não tem direito a férias proporcionais.
III. A gratificação semestral não repercute no cálculo das férias.
IV. As faltas ou ausências decorrentes de acidente do trabalho não são consideradas para os efeitos de duração de férias.
De acordo com o entendimento sumulado do TST, está correto o que se afirma APENAS em
		
	
	II, III e IV
	
	I e IV
	
	I e II
	
	II e III
	 
	I, III e IV

Continue navegando