Buscar

Elementos da Produção e Interpretação de Textos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1-Para entender melhor o conceito de intertextualidade, basta analisar a estrutura da palavra. ?Inter? é um sufixo de origem latina e faz referência à noção de relação.Por isso, é correto afirmar que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, ou seja, todo o texto, em maior ou menor grau,é um intertexto, e isso acontece em virtude das relações dialógicas firmadas. Assim, a presença da intertextualidade cumpre diversos papéis no texto, como o da veracidade, credibilidade, mostrar aprovação ou reprovação com relação a algum fato. Associe os itens a seguir: 
I-Intertextualidade explícita: (x )É de fácil percepção, pois a fonte de onde foi extraído o texto vem acompanhada.
 (x ) Esse tipo de intertextualidade costuma aparecer no discurso relatado, nos resumos, resenhas, na conversação, entre outras.	
II- Intertextualidade implícita:(x ) A fonte não é explicitada no texto, dessa maneira o leitor necessita recorrer aos seus conhecimentos prévios de mundo para entender o texto. 
(x ) As alusões que aparecem na paródia, em certos tipos de paráfrase e de ironia, são exemplos de intertextualidade.
Resp: d) I,II,II,I
2-A situacionalidade é um dos elementos que pertencem aos fatores de textualidade.Ela afeta de maneira significativa a produção e a recepção textual. A situacionalidade e os outros fatores textuais são muito importantes, pois atribuem sentido aos textos. Assim, o fator situacionalidade deve ser analisado a partir de duas perspectivas. Quais são elas? 
d) Da situação para o texto e do texto para a situação.
3-A leitura é uma atividade na qual tanto o leitor quanto o receptor estão em processo de interação. Para que isso aconteça, faz-se necessária a produção de sentido do texto. Assim, o leitor acionará várias estratégias sociocognitivas pelas quais serão ativados vários tipos de conhecimentos para a realização do processamento textual. Acerca dos conhecimentos que o leitor necessita desenvolver para um bom entendimento textual, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I-Conhecimento linguístico:(I) Compreende o conhecimento gramatical e lexical,sendo o responsável pela articulação do som e do sentido.
II- Conhecimento enciclopédico: (II) É aquele que se encontra retido na memória de cada sujeito, tanto pode ser o conhecimento do tipo declarativo, quanto do tipo episódico. 
III- Conhecimento interacional: (III) É o conhecimento acerca das ações verbais, ou seja, sobre as maneiras de interação realizadas através da linguagem. Ele engloba os conhecimentos ilocucional, comunicacional, metacomunicativo e superestrutural.
Resp:II,III,I
4-O conceito de texto vem sendo amplamente discutido no âmbito educacional. Interpretar um texto, seja ele oral ou escrito, é primordial para a compreensão do mundo que nos cerca. Para que esta interpretação seja de fato bemsucedida, durante o processo de produção textual há inúmeros fatores que devem ser observados. Koch (2006) afirma que dentre estes fatores, estão o produtor do texto, o próprio texto e o leitor. Acerca do exposto, analise as sentenças a seguir: 
I-Quem produz o texto precisa de certa forma materializar seu pensamento, pois o material é seu pensamento. Consciente ou inconscientemente, o produtor do texto deixa pistas para a construção do sentido do seu texto. 
II-O texto em si não admite duplo sentido. Como o leitor terá tudo o que precisa para interpretar o texto, não poderá ocorrer interpretação equivocada por parte do leitor. 
III- A pessoa que lê constrói o sentido do texto com base nas pistas deixadas pelo autor, pela organização e pela intenção do texto. 
a) As sentenças I e III estão corretas. 
b) As sentenças I e II estão corretas. 
c) As sentenças II e III estão corretas. 
d) Somente a sentença III está correta.
5-Textualidade é tudo aquilo que faz com que um texto seja um texto e não um amontoado de palavras, frases ou orações. Dentre os fatores de textualidade, há a coesão e a coerência e há os denominados fatores pragmáticos por estarem relacionados às situações de significação,ao uso da linguagem em contextos reais de produção de sentido, que são: intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e intertextualidade. Associe os itens a seguir: 
I-Situacionalidade. 
II- Informatividade.
III-Intencionalidade. d) II-IV-III-I.
IV-Aceitabildade. 
( ) Todo texto necessita conter informações ou dados acerca do assunto abordado. Por exemplo: se falo sobre o aborto, certamente necessito informar alguns dados aos leitores sobre o assunto. Caso não isso não aconteça, não é texto. 
( ) É essencial ao receptor ou ao leitor do texto. Se minha escrita diz que tiro leite de uma ave e você acha que isso é coerente por algum motivo, está aceitando o meu escrito como um texto. Se você não concorda, o meu escrito, pragmaticamente falando, não é um texto. 
( ) Um bom exemplo deste fator é quando um professor indica um tema, o aluno demonstra na sua produção a intenção de elaborar um conteúdo dentro da temática solicitada. Nenhum texto é puro, todos têm uma intenção. 
( ) O contexto sociocomunicativo é um fato muito importante para a elaboração da textualidade de um escrito. Por exemplo: preciso escrever sobre a situação política no Brasil. Se meus escritos indicam que vivemos em uma ditadura militar, no momento, estarei escrevendo uma falácia a respeito do assunto, pois nosso processo político subordina-se a uma democracia. Quando escrevo uma mentira que contraria a situação em que a temática textual se insere, meu escrito está, dentro da pragmática, falhando como texto.
6. Leia o trecho citado por Maria Thereza Rocco: Pela tarde chegou uma carta a mim endereçada, abri-a correndo sem nem tomar fôlego. O envelope não tinha nada dentro, estava vazio. Dentro só tinha uma folha, em branco?.
Partindo do trecho apresentado, podemos dizer que a coerência é a ligação de cada uma das partes do texto com o seu todo, de forma que não haja contradições ou erros que gerem incompreensão, mal-entendidos ou, até mesmo, falhas na comunicação. O trecho de Rocco apresenta uma ?falha na comunicação? devido à falta de coerência na apresentação das ideias. Observando o conceito da coerência, analise as afirmativas a seguir: 
I-?Pela tarde chegou uma carta a mim endereçada,...? 
II- ?O envelope não tinha nada dentro,...? 
III- ?..., estava vazio.? 
IV-?Dentro só tinha uma folha, em branco.? 
a) As afirmativas I, II e III estão corretas. 
7-O texto, para ser compreendido, deve apresentar, dentre diversos elementos, coerência, coesão, intencionalidade, aceitabilidade, situacionalidade, informatividade e a intertextualidade. Quanto à coerência, podemos dizer que: 
b) Ela envolve os conhecimentos do leitor, isto é, o leitor assume uma postura ativa para compreender o que há nas entrelinhas. 
8-Para conceituar a intertextualidade, é necessário compreender a estrutura da palavra: inter é um sufixo de origem latina e faz referência à noção de relação. Por isso, podemos dizer que a intertextualidade refere-se às relações entre os textos, e que todo texto, em maior ou menor grau, é um intertexto, em virtude das relações dialógicas firmadas. Sobre a intertextualidade, analise as sentenças a seguir: 
I-A intertextualidade está atrelada ao uso de outros textos em nossos textos. 
II- As terminologias polifonia e dialogismo estão relacionadas à intertextualidade, que pode ser implícita e explícita. 
.CORRETA: a) As sentenças I e II estão corretas. 
.
9-O texto é uma das mais completas formas de comunicação. Ele envolve quem produz o texto, quem o lê e o próprio texto em si, permeado pelo contexto no qual ele está inserido e pela intenção que ele possui. O texto deve ser planejado e posteriormente construído, tanto na forma escrita quanto oral. Com base no exposto, analise as sentenças a seguir: 
I-A produção de textos orais é verbal, pois sempre que se produz um texto se interage através de atos que utilizam a comunicação. Quando se interageatravés de uma língua, sempre há um objetivo a ser alcançado. 
II- O texto é uma atividade verbal produzida de forma consciente, pois sempre há um propósito para ele. Há, para tanto, a mobilização de muitos conhecimentos linguísticos por parte de quem produz o texto. 
III- Nem sempre há interação no ato de fala. O interlocutor fala a alguém, que ouve e interpreta, mas se o interlocutor não responder oralmente ao emissor, não ocorre a interação efetiva.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
d) As sentenças I e II estão corretas.
10-O Dialogismo é a manifestação das diferentes vozes sociais em cada discurso, já a Polifonia ocorre quando o dialogismo instala-se de forma radical, não permitindo que se privilegie uma voz em detrimento das outras, uma vez que todos os discursos surgem em um mesmo plano, e a Intertextualidade refere-se ao diálogo entre textos durante seus processos de reprodução, construção ou transformação enquanto princípios para a produção do sentido. Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(V) O termo dialogismo apresenta uma pluralidade de sentidos e, muitas vezes, gera confusão entre conceitos que envolvem a intertextualidade.
(v) A intertextualidade é utilizada por muitos autores para fazer referência às inserções de outras vozes no texto, através da citação, paráfrase, alusão, entre outras. 
(F) Todo caso de polifonia é, também, um caso de intertextualidade. Assim, o conceito de polifonia recobre o de intertextualidade, sendo, porém, verdadeira a recíproca. 
(F) Todo texto é perpassado por vozes de diferentes enunciadores, ora concordantes, ora dissonantes, o que faz com que se caracterize o fenômeno da linguagem humana.
Sequência CORRETA: 
a) V - V - F - V.

Continue navegando