Buscar

I Licenciatura em foco

Prévia do material em texto

1.
	Pesquisadores indagam sobre a questão de como ensinar valorizando as diferentes maneiras de aprender, abrangendo as múltiplas inteligências, levando em conta a coletividade e as especifidades de cada um. Nesse sentido, como pensar numa educação considerando as relações e as interconexões recíprocas que ocorrem entre os diferentes sujeitos? Sobre isso, alguns autores, concordam que o conhecimento surge a partir de uma dimensão. Sobre essa dimensão, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Dimensão individual, num processo de reflexão e estudo que envolve sujeito e objeto.
	 b)
	Dimensão coletiva, num processo que envolve troca entre os sujeitos, desconsiderando as particularidades de cada sujeito.
	 c)
	Dimensão processual em que o conhecimento individual é gradativo e de acordo com a faixa etária, independente do contexto cultural.
	 d)
	Dimensão individual e coletiva, num processo dinâmico, sistêmico e aberto que envolve sujeito e objeto e sujeitos entre si.
	2.
	A educação é a apropriação da cultura, e através da história se torna a construtora do sujeito histórico. Nessa direção, a realização do indivíduo como sujeito histórico distingue sua conexão com a coletividade e seu acordo com a mudança social (HANZE, 2017). Deve-se pensar numa educação centrada no indivíduo e, ao mesmo tempo, levando em consideração as relações e as interconexões recíprocas que ocorrem entre os diferentes sujeitos. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: HAMZE; Amélia. Sujeito histórico. 2017. Disponível em: <http://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/sujeito-historico.htm>. Acesso em: 18 out. 2017.
	 a)
	A educação deve pautar-se na ação do sujeito coletivo sobre o meio físico e social, desconsiderando o individual.
	 b)
	A educação deve envolver o sujeito numa dimensão individual, desconsiderando a repercussão da ação coletiva sobre o sujeito.
	 c)
	A educação deve reconhecer a existência de uma dimensão individual e, ao mesmo tempo, coletiva, dinâmica, sistêmica e aberta entre sujeitos.
	 d)
	A educação deve decorrer das interações produzidas entre o sujeito individual e o objeto.
	3.
	A discriminação, cultural ou racial, é uma gravidade que vem ocorrendo há muito tempo em nossa história. Nesse contexto, o ato discriminatório constituiu-se de interpretações equivocadas propositalmente para manipular a opinião e justificar a escravidão. Sobre a discriminação racial, assinale a alternativa CORRETA que apresenta essa relevância:
	 a)
	A discriminação racial provém da pobreza.
	 b)
	A discriminação racial é causada pela falta de punição aos preconceituosos.
	 c)
	A discriminação racial gera a desigualdade social.
	 d)
	A discriminação racial promove a diversidade.
	4.
	Um dos desafios da diversidade é o de educar o aluno na cidadania, em um contexto plural, que é a escola. Nesse sentido, o educador deve saber conduzir situações em que não haja espaço para preconceito ou qualquer tipo de discriminação. Para tal, cabe ao professor assumir uma postura condizente a sua formação. Sobre a postura que o professor deve ter para colaborar para um ambiente diverso e plural, analise as sentenças a seguir:
I- Valorizar a ética e o respeito ao próximo.
II- Envolver a multiculturalidade na interdependência com o meio ambiente e a criação de espaço.
III- Estar predisposta a manter distância social de outros grupos.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	5.
	A desigualdade social, a intolerância com o diferente e o preconceito são provenientes da diversidade cultural que traz uma série de conhecimentos agregados às diferentes tradições, costumes e compreensão de mundo de cada civilização. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Preconceito é quando julgamos alguém pela aparência antes de conhecê-lo.
(    ) O preconceito está arraigado num conjunto de opiniões preestabelecidas sobre o outro, sem considerar suas qualidades.
(    ) O preconceito é demonstrado, muitas vezes, pelo olhar, por exemplo, ao expressar a repulsa por alguém.
(    ) Preconceito pode ser quando você percebe um idoso em pé e oferece seu lugar para ele sentar-se.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	V - V - V - F.
	6.
	Cultura e educação são entendimentos complementares, apesar de que, muitas vezes, possam parecer contraditórios. Por exemplo, "a farra do boi", no litoral de Santa Catarina, tradição que traz desrespeito aos animais. Nesse sentido, podemos entender que cultura não apenas é herança, mas uma construção coletiva em processo. Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A cultura é uma construção coletiva. 
II- A cultura não necessita de um conhecimento da tradição.
III- A cultura não é uma questão de ser, mas de se tornar.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	Somente a sentença I está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	7.
	A desigualdade social, numa perspectiva ampla, não reflete apenas a diferença entre os sujeitos e seu nível social. No entanto, num contexto holístico, é vista através de lentes políticas e históricas. Sobre a desigualdade social, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A marginalização, a pobreza e a exclusão social.
	 b)
	A segurança, a moradia e o saneamento básico.
	 c)
	As relações harmoniosas que exteriorizam o diálogo e os debates tranquilos.
	 d)
	A integração dos sujeitos na sociedade.
	8.
	A educação formal abriu novas formas de pensar sobre o fazer educacional, como a educação informal e não formal, que enriquecem cognitivamente e sensivelmente na formação humana. Sobre a educação formal, informal e não formal, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Educação formal.
II- Educação não formal.
III- Educação informal.
(    ) Acontece ao longo da vida, não leva à certificação.
(    ) Possui uma estrutura definida, é institucionalizada.
(    ) Tem-se, muitas vezes, em oposição à educação oferecida na escola.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - I - III.
	 b)
	III - II - I.
	 c)
	III - I - II.
	 d)
	I - II - III.
	9.
	A Lei nº 13.005, que instituiu o novo PNE (Plano Nacional de Educação), estabelece metas e estratégias para o período de 2014/24, que
têm influência de peso no cumprimento de ações que pautam a valorização da diversidade nos aspectos culturais, sociais, norteados pelos direitos humanos. Sobre algumas estratégias contempladas na Lei nº 13.005, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Assegurar o transporte gratuito para todos os alunos da educação do campo.
(    ) Assegurar nos currículos escolares conteúdos sobre a história e as culturas afro-brasileiras e indígenas e implementar ações educacionais.
(    ) Conduzir a educação escolar no campo de populações tradicionais, de populações itinerantes e de comunidades indígenas e quilombolas para educação formal.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: BRASIL. Plano Nacional de Educação 2014-2024. Lei nº 13.005. 2014. Disponível em:<http://www.observatoriodopne.org.br/uploads/reference/file/439/documento-referencia.pdf>. Acesso em: 20 maio 2016.
	 a)
	F - F - V.
	 b)
	V - F - V.
	 c)
	V - V - F.
	 d)
	F - V - F.
	10.
	Diversos estudos e discussões sobre o conceito de cultura tratam de entendê-la como uma complexidade que envolve desde um conjunto de hábitos e crenças, até a forma de organização social. Sobre o conceito de cultura, classifique Vpara as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quanto maior a diversidade, maior a desigualdade e o preconceito. 
(    ) Quanto menor a diversidade, maior a desigualdade e o preconceito.
(    ) Os conceitos diversidade, desigualdade e preconceito não têm relação entre si.
(    ) Os conceitos diversidade, desigualdade e preconceito têm relação quanto aos aspectos econômicos, sociais e políticos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - F - V.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	F - F - F - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.

Continue navegando