Buscar

ad1 teoria das finanças

Prévia do material em texto

1.Qual é o papel da ideologia na hegemonia de um grupo sobre a sociedade civil?
O papel é o de fazer uma similitude de forças entre as classes sociais no sentido de concretizar determinadas relações de poder. Significa apresentar uma capacidade governante, antes de dominar, implica a capacidade de uma classe social formar e manter seus intelectuais. 
2. Caracterize o conceito de hegemonia, relacionando-o à crise hegemônica e à revolução passiva.
A hegemonia é uma dominação de um grupo por um outro , influenciado pelos argumentos realizados. 
uma crise hegemônica se daria através de erros de analise que enfraquecem a liderança ou a legitimidade política do grupo hegemônico; ou seja, uma crise hegemônica pode ocorrer devido ao um conflito entre os integrantes do grupo dominante. Sendo assim, a crise hegemônica, pode ser estimulada por meio da competição ideológica. E o processo de competição ideológica, Gramsci chama de guerra de posição. A Guerra de posição, é entendida como uma estratégia revolucionária de longo curso, que exigiria a construção de uma nova hegemonia, a hegemonia proletária, para substituir a ordem burguesa dominante, por intermédio de um processo permanente de lutas e disputa de ideias capaz de fazer vingar o projeto socialista. Com isso, a grupo dominante com medo de perde o poder criou uma estratégica a revolução passiva, que tinha como principal objetivo manter o grupo dominante hegemônico em momentos de crise, sem utilizar o uso da força.
3. Novas ideologias são usadas como instrumento de contestação ao
grupo hegemônico. Como os conceitos de intelectual orgânico e de
guerra de posição se encaixam nesse processo?
Os intelectuais orgânicos são aqueles incumbidos de propagar uma ideologia concorrente àquela da fração de classe dominante, estimulando a crise hegemônica por meio da competição ideológica. Estes intelectuais atuariam na guerra de posição, que estimula a crise hegemônica por meio de uma competição ideológica, partia de um ataque frontal ao Estado, como em algumas revoluções, seria preciso um trabalho meticuloso de conquista das mentes.
4. Considere as sentenças, a seguir, e indique-as como falsas ou verdadeiras. Justifique sua escolha.
Na teoria política inspirada na concorrência entre empresas:
a) os cidadãos escolhem combinações de bens e de serviços
públicos por meio de plataformas de partidos políticos;
b) os burocratas são generalistas que tomam as decisões
sobre as múltiplas questões que aparecem nas plataformas políticas; e
c) plataformas políticas são um meio de reduzir custos de
informação na hora de escolher entre diferentes combinações de bens e de serviços públicos.

Continue navegando