Buscar

Apol Sistema de Ensino e Legislação Educacional

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o trecho de texto:
“Entendendo que a educação é um direito, as lutas pela educação pública, gratuita, obrigatória e laica ganham espaço no contexto nacional. Observa-se, a partir do final da década passada e início desta, a expansão do ensino fundamental e a abertura para novas vagas no ensino médio; o Estado começa a focar na educação básica, influenciado pelas exigências das instituições financeiras internacionais, como FMI e Banco Mundial”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FERNANDES, Angela Viana Machado; PALUDETO, Melina Casari. Educação e direitos humanos: desafios para a escola contemporânea. Cadernos Cedes,  Campinas ,  v. 30, n. 81, p. 233-249,  Ago.  2010, p. 238. < http://www.scielo.br/pdf/ccedes/v30n81/a08v3081.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Considerando as informações no trecho de texto acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre a obrigatoriedade, no Brasil, da educação pública, gratuita, obrigatória e laica, enumere, na ordem sequencial, as explicações que se relacionam a cada uma dessas características da educação:
Pública
Gratuita
Obrigatória
Laica
( ) não deve ser influenciada pela religião.
( ) é dever do Estado fornecer acesso à escola; e dever da família do matriculado manter o aluno nela
( ) acesso irrestrito a todos os membros da população.
( ) mantida pelo Estado, sem custos à população.
Agora, marque a sequência correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 2 – 4 – 1
	
	B
	4 – 3 – 1 – 2
Você acertou!
A alternativa correta é a B, a sequência correta é 4 – 3 – 1 – 2. Segundo o livro-base: “Pública porque é do povo, de toda a população; gratuita porque deve ser mantida pelo Estado, sem custos à população [...]; obrigatória quanto à sua oferta por parte do Estado e no dever das famílias em matricular e manter os alunos na escola; e laica porque não deve ter bases religiosas”. (livro-base, p. 52).
	
	C
	4 – 1 – 3 – 2
	
	D
	1 – 4 – 2 – 3
	
	E
	1 – 4 – 3 – 2
Questão 2/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Considere a seguinte citação: 
“Com o objetivo de aprimorar as informações disponíveis sobre as diferentes modalidades de ensino e preencher as lacunas existentes, o Inep realiza levantamentos especiais, sempre em parceria com as instituições públicas e organizações não-governamentais diretamente envolvidas com as políticas públicas das respectivas áreas”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: CASTRO, MARIA HELENA GUIMARÃES DE. Sistemas nacionais de avaliação e de informações educacionais. São Paulo em Perspectiva,  São Paulo ,  v. 14, n. 1, p. 121-128,  Mar.  2000. p. 123. <http://www.scielo.br/pdf/spp/v14n1/9809.pdf>. Acesso em: 11 Jul. 2017.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos a respeito das modalidades da educação básica no Brasil, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características: 
Educação especial
Educação de Jovens e Adultos
Educação do campo
Educação escolar quilombola
( ) Atende prioritariamente a população que mora e trabalha na área rural.
( ) Atende alunos com deficiências diversas.
( ) Destina-se às pessoas acima de 18 anos que não completaram ainda 12 anos de estudos.
( ) É resultado, em grande parte, das lutas dos movimentos sociais negros e pode ser considerada uma conquista na educação brasileira. 
Agora, selecione a sequência correta: 
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 3 – 4
	
	B
	3 – 2 – 1 – 4
	
	C
	1 – 2 – 3 – 4
	
	D
	2 – 1 – 4 – 3
	
	E
	3 – 1 – 2 – 4
Você acertou!
está correta a alternativa E, a sequência correta é 3 – 1 – 2 – 4. Segundo o livro-base: 1. Educação especial – Por meio da educação especial são atendidos alunos com deficiências diversas” (livro-base, p. 151). 2. Educação de jovens e adultos – “destina-se ao atendimento educacional de todos aqueles que, por algum motivo, não puderam estudar na idade prevista pela LDBEN para a realização do ensino fundamental ou do ensino médio: ‘o público jovem e adulto em defasagem idade-série, portanto os trabalhadores que acima de 18 anos, não completaram ainda 12 anos de estudos’(Machado, Rodrigues [...])” (livro-base, p. 163). 3. Educação do campo – “destina-se à educação para a população que mora e trabalha no espaço rural” (livro-base, p. 171). 4. Educação escolar quilombola – “o conhecimento de uma orientação educacional voltada para as comunidades quilombolas é resultado, em grande medida, das lutas dos movimentos sociais negros e pode ser considerado uma grande conquista da educação brasileira” (livro-base, p. 168).
Questão 3/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Considere o seguinte excerto:
“Com um Ensino Médio sem qualidade, condenamos a universidade a receber jovens ainda não preparados. O bom desempenho das universidades de outros países não acontece porque eles são mais inteligentes, mas sim porque têm a probabilidade maior de ter bons alunos, pois é possível escolher entre todos e não apenas entre poucos de seus jovens.”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BUARQUE, C. Reforma de conceito. Jornal do Commercio, Recife, p. 3, 4 mar. 2005. <http://www.administradores.com.br/noticias/academico/reforma-de-conceito/3227/>. Acesso em: 11 de jul. 2017.
Segundo as informações do excerto e dos conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos quanto aos níveis da educação nacional (educação básica e educação superior), relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
Educação básica
Educação superior
(  ) Graduação
(  ) Ensino Fundamental
(  ) Educação Infantil
(  ) Extensão
(  ) Ensino Médio
Agora marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	2 – 1 – 1 – 2 – 2
	
	B
	2 – 1 – 1 – 1 – 2
	
	C
	1 – 1 – 1 – 2 – 1
	
	D
	1 – 1 – 1 – 2 – 1  
	
	E
	2 – 1 – 1 – 2 – 1
Você acertou!
A alternativa correta é a E, pois, educação infantil, ensino fundamental e o ensino médio são partes da educação básica, enquanto que graduação e extensão são partes da educação superior, como afirma o livro-base: “No campo da escolarização formal, de acordo com a LDBEN existem dois níveis na educação nacional: educação básica e educação superior. Esses níveis constituem-se da seguinte maneira: I) A educação básica é organizada em três etapas sucessivas – educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. II) A educação superior, por sua vez, é organizada [...] em cursos sequenciais por campo de saber: graduação, pós-graduação e extensão”. (livro-base, p. 34).
Questão 4/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia o seguinte trecho de texto:
“É na educação infantil que a maioria de nossas crianças terá o seu primeiro contato com uma educação formal, que pretende complementar a educação recebida no seio familiar e na sociedade. Por isso, esse nível de educação requer profissionais competentes que possuam as habilidades necessárias para lidar com as especificidades dessa faixa etária”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: OLIVEIRA, Maria Izete de. Educação infantil: legislação e prática pedagógica. Psicologia e Educação,  São Paulo,  n. 27, p. 53-70, dez.  2008. p. 54.<http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/04.pdf>. Acesso em: 11 jul. 2017.
Considerando estas informações e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos sobre regras comuns da educação infantil segundo a LDBEN n. 9.394/1996, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	a carga horária mínima anual é de 1000 (mil) horas, distribuída por um mínimo de 300 (trezentos)dias de trabalho educacional.
	
	B
	o atendimento à criança deve ser de no mínimo 8 (oito) horas diárias para o turno parcial e de 10 (dez) horas para a jornada integral.
	
	C
	a avaliação deve ser feita mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, a fim de promover o acesso ao ensino fundamental.
	
	D
	a instituição pré-escolar exige a frequência mínima de 90% (noventa por cento) do total de horas.
	
	E
	a expedição de documentação é feita de modo que se permita atestar os processos de desenvolvimento da aprendizagem da criança.
Você acertou!
A resposta correta é a alternativa E, pois a LDBEN 9.394/1996 afirma ser uma regra geral a “Expedição de documentação que permita atestar os processos de desenvolvimento da aprendizagem da criança” (livro-base, p 68). São incorretas as alternativas: A – a LDBEN prevê “carga horária mínima anual de 800 (oitocentos) horas, distribuída por um mínimo de 200 (duzentos) dias de trabalho educacional” (livro-base, p.68); B – a LDBEN estabelece como regra geral “atendimento à criança de no mínimo 4 (quatro) horas diárias para o turno parcial  e de 7 (sete) horas para a jornada integral” (livro-base, p.68); C – segundo a LDBEN prescreve “avaliação mediante acompanhamento e registro do desenvolvimento das crianças, sem o objetivo de promoção para o acesso ao ensino fundamental” (livro-base, p.68); D – a LDBEN coloca como regra o “controle de frequência pela instituição pré-escolar, exigida a frequência mínima de 60% (sessenta por cento) do total de horas” (livro-base, p.68).
Questão 5/5 - Sistema de Ensino e Legislação Educacional
Leia a citação a seguir:
“Embora a EJA [Educação de Jovens e Adultos] continue a ocupar lugar secundário na agenda da política educacional do governo, houve um incremento na colaboração da União com os estados e municípios, por meio da institucionalização da modalidade no sistema de ensino básico, com sua inclusão nos mecanismos de financiamento e nos programas de assistência aos estudantes (alimentação, transporte escolar e livro didático)”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DI PIERRO, Maria Clara. A educação de jovens e adultos no Plano Nacional de Educação: avaliação, desafios e perspectivas. Educação & Sociedade,  Campinas ,  v. 31, n. 112, p. 939-959,  set.  2010. p. 945-946. <http://www.scielo.br/pdf/es/v31n112/15.pdf>. Acesso em: 18 jul. 2017.
Considerando a citação acima e os conteúdos do livro-base Sistemas de ensino: legislação e política educacional para a educação básica sobre processos educativos referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA), o público-alvo do EJA
Nota: 20.0
	
	A
	são os trabalhadores abaixo de 18 anos que completaram 12 anos de estudo ou mais.
	
	B
	são os não-alfabetizados abaixo de 15 anos.
	
	C
	são os adolescentes entre 14 e 17 anos que não completaram 12 anos de estudo.
	
	D
	são os adolescentes entre 14 e 17 anos que completaram 12 anos de estudo ou mais.
	
	E
	são os trabalhadores acima de 18 anos que não completaram 12 anos de estudo.
Você acertou!
está correta a alternativa E, pois, segundo o livro-base: “Essa modalidade de ensino da educação básica [EJA] destina-se ao atendimento educacional de todos aqueles que, por algum motivo, não puderam estudar na idade prevista pela LDBEN para a realização do ensino fundamental ou do ensino médio: ‘o público jovem e adulto em defasagem idade-série, portanto os trabalhadores que acima de 18 anos, não completaram ainda 12 anos de estudos, os não-alfabetizados acima de 15 anos e aqueles que demandam uma formação básica integrada à educação profissional’(Machado, Rodrigues [...])” (livro-base, p. 163).

Continue navegando