Buscar

PORTIFOLIO BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA 2019

Prévia do material em texto

PORTIFOLIO BIOQUÍMICA E FARMACOLOGIA
1)Faça uma pesquisa sobre a importância do pH para o bom funcionamento do corpo humano. 
Uma vez que a maior parte do corpo é à base de água, o nível de pH tem efeitos profundos sobre toda a saúde do corpo, química e doença.
O corpo é essencialmente constituído por água, um meio que é biologicamente útil para permitir que os nutrientes, oxigênio e bioquímicos sejam transportados de um lugar para outro.
0 1 2 3 4 5 6 7 saudável => 8 9 10 11 12 13 14.
O pH ideal para o sangue humano é 7,4 (levemente alcalino), para que absorva bem e armazene na medula óssea os minerais necessários à saúde e permaneça livre da acidez e suas complicações.
Todo e qualquer alimento sólido ou líquido que venha prejudicar o equilíbrio do PH ideal, estará comprometendo a saúde do organismo. O PH do sangue humano está inteiramente relacionado saúde. Uma pequena variação do PH já menor reduz o sistema imunológico, dando oportunidade para que seres prejudiciais à saúde como vírus, bactérias e fungos, aqueles que vivem em meios ácidos com pH abaixo de 7,0, que são os mais nocivos, encontrem ambiente propício para viver e reproduzir.
A hiperacidez precede e provoca doenças. O corpo sucumbe a desordem física quando seus próprios dejetos tóxicos ácidos se acumulam, até o ponto onde a resistência orgânica é vencida e o corpo torna-se susceptível às doenças degenerativas. "Todas as doenças são meramente o ponto final de uma progressiva saturação ácida”. (HAY 1993).
Todas as dietas especiais e os exercícios físicos criam também mais resíduos ácidos. Água alcalina como qualquer dieta e/ou regime de exercícios funciona muito bem. Como é difícil mudar hábitos alimentares, beber água alcalina é uma opção fácil e rápida para o modo de vida moderno. Com a diminuição da hiperacidez, o corpo se sente melhor, mais jovem e com maior rendimento em geral.
Se o PH do corpo não estiver alcalino, não conseguirá absorver bem as vitaminas, minerais e suplementos alimentares. O PH do corpo afeta tudo. O corpo tem que ter um PH equilibrado ou não funcionará corretamente.
2 Explique quais pHs encontramos em nosso organismo e como esses diferentes pHs são mantidos, para que o corpo fique equilibrado.
O ph definido como:
10 ph = −log. [H+ ]
Essa fórmula elimina o expoente da concentração dos íons e o transforma no valor do ph, ou seja: 710 phs = −log. 10− = 7
Convencionou-se uma escala para os valores de pH baseados na dissociação da água. A água pura com ph 7 é considerada neutra; valores acima são considerados básicos ou alcalinose valores abaixo são considerados ácidos. A escala inicia-se em 
( 0 ) (extremamente ácido) e termina em 14 (extremamente básico).
Existem mecanismos bioquímicos nos vários tipos de organismos que controlam as mudanças do ph do meio para que as biomoléculas possam funcionar de forma adequada. Este controle é feito por soluções-tampão, formadas por um ácido fraco e sua base conjugada. Estas soluções tendem a resistir a mudanças de ph perante a adição de pequenas quantidades de ácidos ou bases fortes.
No organismo humano, por exemplo, os sistemas-tampão são baseados sem diversos tipos de compostos conjugados, sendo um dos mais importantes o sistema-tampão fosfato, juntamente com o do carbonato. Ambos têm papel importante na manutenção do ph do sangue e dos líquidos intercelulares, em torno de 7,4.
REFERENCIAS
BERNARDO F. da Cruz Neto, benefícios da água com ph alcalino: saúde ou doença, você decide.< file:///C:/Users/Usuario/Downloads/8-29-1-PB%20(1)pdf > acesso em 10 mar.2017.
JARDIM, M; SILVA, M. I. Bioquímica e Farmacologia. Unidade I Batatais: Claretiano, 2016.
http://www.plantamed.com.br/DIV/pH-do-corpo.htm-<acesso em 10 mar.2017.

Continue navegando