Buscar

Técnica do Nado Crawl

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
NADO LIVRE (CRAWL) 
Análise Técnica
*
No Crawl, o corpo fica na posição horizontal em decúbito ventral (barriga para baixo). O rosto submerso, com água na altura da testa, olhando para frente e para baixo ao mesmo tempo.
*
PERNADA
As pernas realizam movimentos alternados, iniciando a partir da articulação coxo-femural, em ritmo ativo e passivo. 
Ativo, o movimento é de cima para baixo, com a perna levemente flexionada e, com o pé ligeiramente voltado para dentro e o tornozelo relaxado concentrando a força no peito do pé e;
Passivo é o relaxamento do ativo, com extensão total da perna, até que o calcanhar atinja o nível da água. 
*
 Deve-se dar muita importância a pernada de Crawl, pois além da propulsão, ela é responsável pelo equilíbrio e sustentação (flutuação).
*
BRAÇADA
Os braços executam movimentos de rotação alternados e diferenciados, divididos em 4 fases:
Fase de Pegada: a mão entra na água, ligeiramente inclinada para fora (± 45º do nível da água) a partir do polegar e indicador, bem a frente da cabeça, na linha dos ombros, alongando em seguida o braço a uma distância máxima.
*
Fase de Puxada: após os braços entrarem na água, tem o padrão de um "S" alongado, realizando um pequeno movimento da mão para lateral (apoio), depois aproximando-se do corpo (altura do quadril), mantendo o cotovelo alto, com o objetivo de "pegar grande quantidade de água em pontos diferentes" (Princípio de Bernoulli) e, acelerando o movimento gradativamente. 
*
Fase de Finalização: ocorre quando a mão passa próxima à coxa, sendo o cotovelo o primeiro a romper a linha da água.
Fase de Recuperação: é na lateral do corpo, o braço fora da água flexionado tendo o cotovelo como ponto mais alto (foto ao lado) e relaxando à frente para iniciar a Fase de Pegada.
*
Não esquecer de tirar bem o ombro fora da água, pois além de diminuir a resistência frontal, auxiliam o giro da cabeça no movimento da respiração.
Quanto a respiração, ela ocorre no meio da Fase de Puxada de um dos braços (o lado escolhido pelo aluno), enquanto o outro braço encontra-se no momento final da recuperação e próximo à Pegada. 
*
A cabeça faz um giro lateral (para o lado escolhido), mantendo uma das orelhas submersas e a boca livre para inspiração. 
A cabeça retorna para água juntamente com o braço do lado escolhido, sendo que ela retornará mais rapidamente que ele e o outro braço estará iniciando a Puxada.
*
Tipos de respiração do Nado Crawl (nº de braçadas x nº respiração): 
2 x 1 e 4 x 1 (respiração unilateral);
 3 x 1 e 5 x 1 (respiração bilateral).

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Continue navegando