Buscar

Aulas de Natação: Adaptação, Respiração e Estilos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RELATÓRIO 1: ADAPTAÇÃO AO MEIO LÍQUIDO 
Na aula do dia 16 de outubro de 2020, sobre a adaptação ao meio líquido na qual deve propiciar uma relação de proximidade entre a água e o futuro nadador, fazendo este desejá-la, vê-la e senti-la. O primeiro objetivo a ser atingido é a eliminação da rigidez muscular produzida muitas vezes sentimento de medo da água.
Já de início os alunos sentam na borda da piscina e iniciam apenas a movimentação das pernas em todas as direções na água, iniciando o seu primeiro contato com água, em seguida já tocam a água com as mãos e molhar o rosto para poder entrar na piscina, já dentro da piscina começam um promover chuva com as mãos, são iniciados alguns exercícios básicos até chegar na parte da flutuação que é a capacidade de se manter à superfície de um líquido, sem nenhum auxílio. Está intimamente ligada ao relaxamento muscular que, por sua vez, é associado ao bom estado mental, ausente, portanto, em situações de medo e ansiedade. Nessa etapa de flutuação são feitos exercícios que ajudam no aperfeiçoamento dessa técnica, como por exemplo tentar flutuar em decúbito ventral. Logo depois vem a respiração aquática, onde se irá trabalhar um dos pontos mais importantes da natação que é a respiração, nessa etapa é feito variados exercícios para respiração inclusive, a respiração bilateral. Logo após é iniciado a propulsão que é a capacidade de locomoção do corpo no meio aquático pela exploração de recursos próprios e pela ação conjunta de membros superiores e inferiores, no exercício para a propulsão é realizado as pernadas e as braçadas, além também do giro na água. 
A importância da adaptação ao meio líquido é gigantesca pois é onde a o primeiro contato com a água e onde é colocado em prática os fundamentos que são dados na teoria, além de ser onde os alunos a aprender variadas técnicas para iniciar a natação. 
RELATÓRIO 2: AULA SOBRE RESPIRAÇÃO, PERNADA E BRAÇADA NA NATAÇÃO
Na aula do dia 16 de outubro de 2020 foi passado 3 vídeos nos quais relatam sobre respiração, pernada e braçada na natação, a explicação consiste em mostrar como deve ser feita de maneira correta e dispõe técnicas para cada ponto. 
Iniciando com a pernada no nado crawl, as pernas devem se movimentar para cima e para baixo em movimentos curtos, com uma pequena flexão de joelho sendo que esse movimento deve ser alternado entre as pernas, o pé não deve sair totalmente da água, o tornozelo deve estar relaxado, pois a pernada é como um chicote onde o movimento inicia-se no quadril e vai até o tornozelo. Já na respiração um dos fatores mais importantes que onde vai dar a resistência para que se possa conseguir nadar em um maior distância e além de ser um fator primordial dentro da água. Para a inspiração do ar, a maneira mais correta é pela boca já que o nariz normalmente sempre vai ter algum pequeno acúmulo de água, já na expiração já se é necessário que seja feita tanto pela boca quanto pelo nariz, quanto a frequência da respiração é sugerida a respiração 2x1 na qual se torna a melhor maneira de limitar o mínimo possível com a frequência e a força para respirar. É mostrado um exercício no qual se coloca um canudo na boca para inalar a quantidade máxima possível de ar, esse exercício tem como principal meio aumentar a sua força de inalação do ar e melhorar o desempenho do diafragma, no outro exercício para a respiração é apenas estar dentro das piscina, porém na borda e é feito apenas o exercício de respiração, sem nenhum tipo de movimento do corpo apenas o inspiraçao até encher totalmente o pulmão, e em seguida soltar todo esse ar dentro da água. Passando para a próxima etapa é visto a braçada no nado crawl onde a braçada é um fundamento importantíssimo para conseguir impulso, onde o gesto do braço é feito em três etapas: o impulso, à tração e a volta pelo lado. 
Cada um desses fundamentos tem sua importância pois um necessita do outro para que de forma conjunta seja obtido o melhor resultado possível, o professor e o seu aluno devem estar atentos a cada detalhe pois pode fazer toda a diferença na qualidade do seu nado. 
RELATÓRIO 3: ADAPTAÇÃO AOS ESTILOS DE NADO 
No aula do dia 16 de outubro de 2020 segue dois vídeos nos quais mostram os estilos de nado, que são: nado livre (crawl), nado de costas, nado peito, nado borboleta, além do medley que é todos os tipos de nados em uma prova, além de outros dependendo da necessidade em real situação. 
No nado borboleta as pernadas são simultâneas entre si, ou seja, fazem movimentos verticais ao mesmo tempo. As braçadas também são simultâneas entre si e a cada ciclo de braçadas, faz-se duas pernadas, os ciclos de pernadas é composto por pernada leve + ondulação + pernada forte, as pernadas acontecem em tempos específicos de entrada e saída dos braços na água. Já no nado crawl ele exige movimentos combinados de braços (dentro e fora da água), pernadas alternadas , movimento de tronco, quadro e respiração lateral entre as braçadas. Ele exige de uma grande percepção e domínio do próprio corpo, que vão desde o ritmo das pernas até o ângulo em que a mão entra na água.

Continue navegando