Buscar

ATIVIDADES COMPLEMENTARES CURSO Sustentabilidade no dia a dia Orientações para o cidadão

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

CURSO Sustentabilidade no dia a dia: Orientações para o cidadão
Fundação Getúlio Vargas
O tema é voltado para um dos assuntos de maior importância na vida social e corporativa, a sustentabilidade. No decorrer das aulas fica claro que o uso de recursos naturais para a satisfação não pode comprometer a necessidades das gerações futuras, é isso tem influência com o papel de cada um na sustentabilidade.
O curso, tem duração de 12 horas, e é composto por 5 módulos e explica que a sustentabilidade pode ser vista de várias formas, que não está relacionada apenas ao meio ambiente. Além dos conceitos, o curso apresenta uma visão completa do ciclo de vida dos produtos e sobre como consumir de forma responsável.
Fica evidente que o ato de consumir inconsequentemente promove grandes impactos na vida do homem. O consumo é mais do que fazer uma simples compra, é necessário fazer boas escolhas e entender que por trás de tudo que é consumido existe uma longa história. É de suma importância conhecer o passado e o futuro do produto, ou seja, conhecer os impactos gerados na produção e no descarte do produto.
Para que haja o equilíbrio entre satisfação pessoal e o bem-estar da sociedade e da natureza, o consumo tem que ser responsável. A prática de reciclagem e reuso são indispensáveis para o dia a dia da vida social e ambiental já que estão diretamente ligados aos impactos provocados no planeta. Através dessas práticas evitamos o desperdício além da redução de volume de lixo, poluição e matéria prima.
Por fim, é exposto a relação entre a sustentabilidade e a qualidade de vida. O meio ambiente preservado tem impacto no ar que respiramos, na qualidade dos alimentos que comemos, na prática de exercícios físicos em lugares arborizados, no aumento da expectativa de vida, ou seja, tudo está relacionado com a saúde e o bem-estar dos homens.
Conclusão
Todo esse aprendizado provoca reflexão sobre nossos hábitos e atitudes em questões relacionadas à sustentabilidade. Os recursos naturais disponíveis possuem limite de utilização e por isso devemos estar mais atentos com os cuidados com o planeta, respeitando a capacidade da terra, consumindo de maneira responsável e ter em mente que cada escolha tem uma consequência de garantir recursos necessários para a sobrevivência do nosso planeta.

Outros materiais