Buscar

Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Leia o fragmento de texto:
“A área de Arte dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais [...], um tipo de conhecimento que envolve tanto a experiência de apropriação de produtos artísticos (que incluem as obras originais e as produções relativas à arte, tais como textos, reproduções, vídeos, gravações, entre outros) quanto o desenvolvimento da competência de configurar significações por meio da realização de formas artísticas. [...] entende-se que aprender arte envolve não apenas uma atividade de produção artística pelos alunos, mas também a conquista da significação do que fazem, pelo desenvolvimento da percepção estética, alimentada pelo contato com o fenômeno artístico visto como objeto de cultura através da história e como conjunto organizado de relações formais”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 32. 
Com base no breve texto acima e considerando os assuntos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte sobre os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A arte tem papel de transformação cultural, e ao mesmo tempo pode ter a função de isenção social.
	
	B
	A supressão do sujeito na sociedade pode ocorrer por meio da arte, pois até os dias atuais possui função de exclusão social.
	
	C
	A arte é um agente transformador e pode exercer o papel de inclusão social.
Você acertou!
“Os jovens têm na música, na dança, no teatro e nas artes visuais uma forma de expressão inigualável. Estimular a prática artística deve ser um dos objetivos de todo professor, tendo em vista os conhecidos benefícios que isso traz para o desenvolvimento do indivíduo e da sociedade (livro-base, p. x).” A arte é um grande agente transformador e pode igualmente exercer um papel de inclusão social.” (livro-base, p. xi)
	
	D
	Diante da diversidade de costumes, a arte tem papel de supressão do sujeito na sociedade.
	
	E
	A arte tem papel de transformação cultural direcionando o sujeito ao esquecimento de sua tradição.
Questão 2/5 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Leia o seguinte trecho:
Para o conhecimento da linguagem musical, se faz necessária a compreensão dos elementos e parâmetros básicos da música, bem como dos elementos que compõem a organização sonora. Além disso, a melodia é parte integrante desse ajuntamento organizativo da linguagem musical. 
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão. 
De acordo com os assuntos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre as qualidades do som e os parâmetros básicos da música, relacione corretamente os elementos às suas respectivas características:
1. Intensidade
2. Timbre
3. Duração
4. Altura
5. Melodia
(  ) Sons graves e agudos.
(  ) Sons fortes e fracos.
(  ) Sons longos e sons curtos.
(  ) Padrão rítmico e unidade identificável.
(  ) Fonte de um som. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
	
	B
	4 – 1 – 3 – 2 – 5
	
	C
	2 – 1 – 3 – 4 – 5
	
	D
	5 – 4 – 1 – 3 – 2
	
	E
	4 – 1 – 3 – 5 – 2
Você acertou!
A sequência correta é 4 – 1 – 3 – 5 – 2. Segundo o livro-base “a altura do som é um dos principais parâmetros da música, pois ela define se um som é mais grave ou mais agudo que outro (livro-base, p. 23). A intensidade é a qualidade que define se um som é mais forte ou mais fraco que outro (livro-base, p. 24). A duração de um som pode ser mais longa ou mais curta (livro-base, p. 25). A melodia é uma série de notas musicas dispostas em sucessão, num determinado padrão rítmico, para formar uma unidade identificável (livro-base, p. 23). O timbre é a qualidade do som e o resultado sonoro percebido por nós quando ouvimos um instrumento ou a voz de alguém” (livro-base, p. 26).
Questão 3/5 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Pondere sobre o trecho:
“Refletir sobre os diferentes procedimentos presentes na cena teatral contemporânea e compreender aspectos de sua história e de seus paradigmas teóricos, faz-se necessário para que se possa questionar e ampliar as concepções de teatro vigentes em grande parte das nossas escolas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BONATTO, Mônica Torres; CUNHA, Susana Rangel Vieira da. A cena teatral contemporânea na escola: navegando na fluência tecnológica das novas gerações. IX ANPED SUL, Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, Porto Alegre/RG, 2012. p. 07. 
Sobre a criação teatral na escola, de acordo com o livro-base Metodologia do Ensino de Arte, analise as alternativas e marque a correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Desenvolver a criatividade é o objetivo das oficinas de criação teatral na escola, pois devem funcionar como laboratório, sem exigências de montagem de espetáculos.
Você acertou!
“Uma oficina de criação teatral dentro da escola deverá funcionar como um laboratório, no qual o objetivo principal é o desenvolvimento da criatividade, cotidianamente. Também é fundamental trabalharmos para o desenvolvimento da expressão individual de cada aluno e na construção de um grupo que disponha a jogar – porque um jogo não se joga sozinho” (livro-base, p. 84). “A vivência artística que podemos desenvolver dentro de uma escola deve ter objetivos absolutamente distintos das expectativas de um grupo de teatro que está montando um espetáculo para ser apresentado para um público” (livro-base, p. 83).
	
	B
	A criação teatral organizada na escola deve ser igual à criação teatral organizada em grupos, sejam amadores ou profissionais.
	
	C
	Jogos e brincadeiras são práticas desnecessárias no processo de criação teatral.
	
	D
	A imitação sem invenção se integra exclusivamente aos objetivos das práticas educativas no ensino de artes.
	
	E
	A expressão individual do aluno se desconecta dos objetivos do teatro nas escolas.
Questão 4/5 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Atente ao fragmento textual:
O contexto em que o arte-educador atua é parte necessária a ser observada, de modo que ele identifique as necessidades estudantis e consiga organizar trabalhos pedagógicos relacionados ao cotidiano dos alunos. 
Fonte: texto elaborado pelo autor da questão. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Metodologia do Ensino de Arte, sobre o ensino de arte na escola e as novas tecnologias, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A utilização da tecnologia nas aulas de arte se afasta do contexto dos alunos.
	
	B
	O aparelho celular, quando direcionado pelo arte-educador, é um ótimo recurso tecnológico que pode ser usado nas aulas de arte.
Você acertou!
“Hoje, qualquer trabalho musical produzido pelos alunos pode facilmente ser gravado, por exemplo, por aparelhos de telefone celular. Ao ouvir, pela gravação, o trabalho realizado, é mais fácil perceber o resultado final” (livro-base, p. 59).
	
	C
	As gravações realizadas por telefones celulares prejudicam o desenvolvimento crítico dos alunos e o planejamento do arte-educador.
	
	D
	As novas tecnologias tornaram obsoletas as práticas sonoras em sala de aula.
	
	E
	Um recurso tecnológico de distração, como é o telefone celular, naturalmente se afasta do contexto escolar.
Questão 5/5 - Metodologia do Ensino de Artes na Educação Básica
Leia com atenção o seguinte fragmento de texto:
“O processo de criação de uma composição é conduzido pela intenção do compositor a partir de um projeto musical. Entre os sons da voz, do meio ambiente, de instrumentos conhecidos, de outros materiais sonoros ou obtidos eletronicamente, o compositor pode escolher um deles, considerar seus parâmetros básicos [...], juntá-lo com outros sons e silêncios, construindo elementos de várias outras ordens e organizar tudo de maneira a constituir uma sintaxe”. 
Após esta avaliação,caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BRASIL, Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Arte. Brasília: MEC/SEF, 1997. p. 53. 
A partir desse extrato textual e dos conhecimentos sobre a qualidade do som e seus parâmetros básicos, apresentados no livro-base Metodologia do Ensino de Arte, assinale a alternativa correta. As qualidades do som, que fazem parte dos parâmetros básicos da música, são:
Nota: 20.0
	
	A
	intensidade, timbre, duração e altura.
Você acertou!
“as qualidades mais intrínsecas do som, [...] levam à constituição de elementos musicais propriamente ditos” (livro-base, p. 22). “A intensidade é a qualidade que define se um som é mais forte ou mais fraco que outro” (livro-base, p. 24). O timbre é a qualidade do som e “o resultado sonoro percebido por nós quando ouvimos um instrumento ou a voz de alguém” (livro-base, p. 26). “A duração de um som pode ser mais longa ou mais curta” (livro-base, p. 25). “A altura do som é um dos principais parâmetros da música, pois ela define se um som é mais grave ou mais agudo que outro” (livro-base, p. 23).
	
	B
	intensidade, harmonia, movimento corporal e altura.
	
	C
	timbre, movimento corporal, altura e intensidade.
	
	D
	velocidade, peso, altura e corporalidade.
	
	E
	intensidade, timbre, duração e “kinesfera”.

Continue navegando