Buscar

ATIVIDADE 1 HISTÓRIA DE FORMAÇÃO AULA 1

Prévia do material em texto

ATIVIDADE 1 – HISTÓRIA DE FORMAÇÃO – AULA 1
	
	 1a Questão
	
	
	
	
	Ao longo da história da Roma Antiga, assistiu-se à ascensão e à queda do poder romano. No entanto, o fim desse poder romano se deu num processo que durou centenas de anos. Sobre a Civilização Romana, é correto afirmar que:
		
	
	É possível dividir a história de Roma Antiga em três períodos: Período Monárquico, Período Democrático e Período Imperial.
	
	Roma não foi influenciada pela cultura grega, tinha sua mitologia própria, suas artes, arquitetura etc.
	
	O latim, língua do Império Romana, foi uma língua original, sem nenhuma influência do idioma grego.
	
	Em Roma havia uma religiosidade nova, sem influências de modelos anteriores.
	 
	Algumas crises marcaram a decadência do império: altos gastos administrativos e militares; aumento de impostos e descontentamento da população; aumento da massa de miseráveis; corrupção na política, entre outras.
	Respondido em 27/08/2019 17:25:49
	
Explicação:
É possível dividir a história de Roma Antiga em três períodos: Período Monárquico (753-509 a.C.) do qual do qual se tem pouca informação histórica. Período Republicano (507-27 a.C.) e o Período Imperial (27 a.C.-476 d.C.), que se iniciou com o general Otávio recebendo o título de Augusto (majestoso, divino ou consagrado), após vencer seus opositores e o general Marco Antônio. Algumas crises marcaram a decadência do império: altos gastos administrativos e militares; aumento de impostos e descontentamento da população; aumento da massa de miseráveis; corrupção na política, entre outras. Apesar de todo seu poder político e militar, Roma foi muito influenciada pela cultura grega, principalmente da arte, pintura e arquitetura gregas. O latim, língua do Império Romano, também recebeu influência do grego. Roma também recebeu influência da religiosidade grega, particularmente na elaboração de sua mitologia.
 
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	A arte grega é
		
	
	Conceptista
	
	Abstrata
	 
	Antropocêntrica
	
	teocêntrica
	
	Sacra
	Respondido em 27/08/2019 17:26:25
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Sob o ponto de vista cultural a cidade que mais se destacava na Grécia era:
		
	
	Eubéia
	
	Corinto
	 
	Atenas
	
	Esparta
	
	Creta
	Respondido em 27/08/2019 17:33:25
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	É comum dividir a história da Grécia Antiga em quatro períodos, são eles:
		
	
	Período Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Romântico
	 
	Período Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico
	
	Período Arcaico, Pré-socrático, Socrático e Clássico
	
	Período Homérico, Arcaico, Clássico e Neoclássico
	
	Período Pré-Homérico, Homérico, Pré-socrático e Socrático
	Respondido em 27/08/2019 17:34:28
	
Explicação:
É comum dividir a história da Grécia Antiga em quatro períodos: Pré-Homérico, Homérico, Arcaico e Clássico. No Período Homérico (aproximadamente 1100 a 800 a.C.), havia uma grande desorganização econômica, como resultado da invasão dórica. No Período Arcaico, se deu a consolidação e evolução das cidades-Estado, com destaque para Esparta e Atenas. O Período Clássico (aproximadamente 500 a 336 a.C.). Foi a época de ouro de Atenas, com sua supremacia financeira e naval, ainda que houvesse ameaças dos persas.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Sobre a cidade de Esparta, NÃO podemos afirmar que:
		
	
	Em Esparta, havia a prevalência de uma educação militar.
	
	Guerra do Peloponeso, Esparta derrotou Atenas e passou a exercer grande poder em toda a Grécia.
	
	O militarismo de Esparta, manifestado no ideal do cidadão-soldado e na manutenção da segurança da cidade, levou ao desenvolvimento de técnicas militares.
	
	Era uma das cidades-Estado que formavam a Liga do Peloponeso.
	 
	Por situação geográfica, limitada por montanhas e sem saída para o mar, impunha certo isolamento, refletindo-se numa pólis bastante avançada para a época.
	Respondido em 27/08/2019 17:35:28
	
Explicação:
Ao contrário do que afirma a alternativa, Esparta era uma pólis muito conservadora. Situada na planície da Lacônia, na península do Peloponeso, foi fundada pelos dórios. Sua situação geográfica, limitada por montanhas e sem saída para o mar, impunha certo isolamento, refletindo-se numa pólis conservadora, sob governo oligárquico e autoritário, com prevalência de uma educação militar.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Entre as alternativas abaixo, marque a que NÃO se relaciona com o Período Helenístico
		
	
	Foi quando se deu a transição entre o domínio da cultura grega e o surgimento da civilização romana.
	
	Marcou o início da decadência das pólis gregas.
	
	Testemunhou a ascensão de Alexandre Magno (Alexandre, o Grande), com a formação de um vasto império, a partir da conquista dos gregos pelos macedônios.
	
	A cultura helenística ou Helenismo é, na verdade, o resultado da fusão das culturas de várias regiões, conquistadas por Alexandre Magno.
	 
	a cultura helenística corresponde à fusão da cultura grega com a cultura romana
	Respondido em 27/08/2019 17:36:23
	
Explicação:
O Período Helenístico (336-30 a.C.) marcou o início da decadência das pólis gregas, com a transição entre o domínio da cultura grega e o surgimento da civilização romana. No Período Helenístico se deu a ascensão de Alexandre Magno (Alexandre, o Grande), com a formação de um vasto império, a partir da conquista dos gregos pelos macedônios e da junção da cultura dos gregos e dos povos do Oriente. A cultura helenística ou Helenismo é, na verdade, o resultado da fusão das culturas de várias regiões, conquistadas no Oriente por Alexandre Magno, com os valores culturais dos gregos.
 
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	A economia dos gregos baseava-se:
		
	
	na produção literária
	
	na agropecuária.
	 
	no cultivo de oliveiras, trigo e vinhedos.
	
	Nas atividades comerciais, de modo geral.
	
	na filosofia dos sofistas.
	Respondido em 27/08/2019 17:37:28
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	Sobre Atenas, é correto afirmar que:
		
	
	Com a Guerra do Peloponeso (431-403 a.C.), Atenas começou a conhecer seu período de apogeu.
	
	Em Atenas, havia permanência de uma educação militar
	
	Por sua situação geográfica, limitada por montanhas e sem saída     para o mar, impunha certo isolamento, refletindo-se numa pólis conservadora, sob governo oligárquico e autoritário.
	
	Valorizava a disciplina física e as atividades esportivas como preparação para a guerra, em detrimento das letras e das artes.
	 
	Em Atenas surgiu a democracia, ainda rudimentar, com participação apenas dos homens da pólis (adultos, filhos de pai e mãe atenienses e nascidos em Atenas), ficando de fora as mulheres, os escravos e os estrangeiros.
	Respondido em 27/08/2019 17:39:16
	
Explicação:
Atenas, localizada próxima ao mar Egeu, na península Ática, foi fundada pelos jônios. Sua posição geográfica, próxima ao porto de Pireu, favoreceu a navegação e o comércio, com forte participação na colonização do mar Negro e do Mediterrâneo. Embora, inicialmente, a monarquia tenha sido a primeira forma de governo, seguida por regime oligárquico, houve redefinição de classes sociais, em função da expansão do comércio, e reformas sociais, em função da necessidade de se atenuar conflitos. Em Atenas, surgiu a democracia, ainda rudimentar, com participação apenas dos homens da pólis. O Período Clássico (aproximadamente 500 a 336 a.C.) foi a época de ouro de Atenas, com sua supremacia financeira e naval, ainda que houvesse ameaças dos persas. Com a Guerra do Peloponeso (431-403 a.C.), Atenascomeçou a conhecer seu período de declínio.

Continue navegando