Buscar

DESAFIO PROFISSIONAL 7º PRONTO

Prévia do material em texto

FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS
CURSO: ADMINISTRAÇÃO / CIÊNCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINAS: ADMINISTRAÇÃO MERCADOLÓGICA; ADMINISTRAÇÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS; ÉTICA E RELAÇÕES HUMANAS NO TRABALHO; GESTÃO DE PROJETOS; COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS.
Janaina Santana Brito RA: 9333690199
Paula Gravena Luiz RA: 5055603724
Verônica Ranieri Macena RA: 9333666538
Daniel Roque Magalhães Ferreira RA: 1299136445 
	
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor: Marlon Gatti 
Campinas – SP
2019
SUMÁRIO 
INTRODUÇÃO.........................................................................................3
PASSO 1..................................................................................................4-5-6-7 
PASSO 2..................................................................................................8-9-10-11-12
PASSO 3...................................................................................................13-14
PASSO 4...................................................................................................14-15
PASSO 5...................................................................................................15-16-17
CONCLUSÃO ......................................................................................... 17
BIBLIOGRAFIA .......................................................................................18
�
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi realizado através dos estudos realizados ao longo do bimestre nas disciplinas de Administração Mercadológica, Administração de Micro e Pequenas Empresas, Ética e Relações Humanas no trabalho, Gestão de Projetos e Competências Profissionais, tendo como objetivo desenvolver a capacidade de análise e para orientar a empresa do Wagner, um empreendedor na área de locação de som para eventos, que está com dificuldades na organização de seu negócio e sofrendo com os prejuízos. 
Nosso objetivo é que com nossos conhecimentos, possamos ajudá-lo da melhor forma na sua tomada de decisão a partir do contato que tivemos com seu cotidiano e dos dados coletados da empresa, gerando assim, melhores resultados. 
PASSO 1
Diagnóstico
A microempresa de locação de equipamentos de som em desenvolvimento apresentada, tem encontrado dificuldades em se estabelecer no mercado. A inexperiência do empreendedor levou a falta de planejamento, assim como, a ineficácia da gestão dos processos e dos funcionários. Apesar de Wagner ter conhecimento, o mal empreendimento do mesmo contribuiu para o enfraquecimento do desenvolvimento da empresa que já se encontrava exposta em um mercado de grandes desafios, sendo a desorganização do setor e a grande concorrência local, os principais desafios presentes. 
Mesmo com grandes riscos, o local em que se encontra o empreendimento é propício ao negócio, por atrair o público alvo através do reconhecimento internacional do município pela sua estrutura para festas e eventos. Sendo bem empreendida, a empresa pode firmar sua marca e aumentar suas chances de sucesso.
Levando em conta os bons resultados iniciais, Wagner não seguiu os procedimentos necessários para evitar os possíveis riscos futuros. A estratégia de preço alto não foi o suficiente, a pressão da rotina levou à uma decisão de marketing impensada e a desqualificação dos funcionários provavelmente colaborou para a queda da empresa, bom comportamento e atendimento são fundamentais para o desenvolvimento das tarefas rotineiras; e o bem-estar dos colaboradores e clientes. 
Matriz SWOT
	FORÇAS
	FRAQUEZAS
	Local favorável
	Falta de planejamento
	Conhecimentos do empreendedor
	Gestão ineficaz
	 
	Funcionários desqualificados
	 
	Estratégia de marketing insuficiente
	OPORTUNIDADES 
	DESAFIOS
	Setor de bom faturamento 
	Grande concorrência local
	Fácil acesso ao público alvo
	Desorganização do setor
	Novo planejamento estratégico
	Falta de contratos formais
	 
	Estabelecer-se no mercado
PDCA (Plan, Do, Check, Action)
Formalizando Contratos 
Analisando a Matriz SWOT, foi decidido revisar a questão dos contratos informais (por boca). Esse é um caso que evidência a irresponsabilidade dos fornecedores e clientes, que não cumprem com o combinado. Esse problema afeta todo o setor, que já tem o costume de fazer esses tipos de contratos. Isso gera desorganização, dificulta o controle dos processos, como as locações feitas, equipamentos recebidos dos fornecedores, datas e valores; havendo atrasos de entregas, atrasos de devolução dos equipamentos, atrasos nos pagamentos; o que leva a quebra de confiança de ambas as partes, perda de clientes e prejuízos ao empreendedor. 
A ideia é implantar contratos formais que tragam vantagens e segurança, tanto para o empreendedor, fornecedores e clientes. Os contratos seriam obrigatoriamente assinados para a finalização das compras, tendo termos e comprovantes vinculados no mesmo documento e destacando o comprovante para a retirada dos produtos pelos clientes, ao final do preenchimento dos termos. 
Para os fornecedores, seria oferecido um contrato de fidelização de serviços, com prazo determinado em comum acordo de ambas as partes, havendo a possibilidade de renovação, garantindo segurança de pagamentos e entrega nos prazos definidos; tendo a opção de desconto, reembolso e devolução. Caso haja atraso de entrega por parte dos fornecedores, deverá ocorrer o desconto, afinal o empreendedor terá prejuízos se não conseguir os equipamentos necessários há tempo; ou o empreendedor pode simplesmente optar pelo reembolso caso o equipamento tenha algum defeito, não saia para a entrega no dia determinado, etc. Ainda possibilitando a devolução de equipamentos e troca, se não quiser o reembolso. Os fornecedores teriam direito à juros em atrasos nos pagamentos e teriam o direito de negar os descontos por atraso de entregas caso o motivo venha a ser relacionado às falhas de comunicação e erros dos pedidos. Seria também definido em comum acordo, as formas de transporte, prazos, preços, pagamentos e ainda as possibilidades de mudanças futuras no contrato. 
Para os clientes seria oferecido um contrato de segurança. Os termos estariam vinculados à um comprovante de locação, tendo uma parte destacada e entregue ao cliente para a confirmação na retirada dos equipamentos e para a devolução dos mesmos; garantindo segurança e controle, podendo haver a retirada dos equipamentos apenas com o comprovante. A empresa ficaria exclusivamente responsável pelo transporte dos equipamentos; se responsabilizando por atrasos, roubo e danos nos equipamentos, possibilitando o reembolso ou desconto aos clientes nesses casos; os comprovantes de locação seriam apresentados ao receber e devolver os equipamentos, sendo devolvidos junto aos equipamentos ao final da locação para o controle das locações por parte da empresa. Ainda, ao consentir com os termos, os clientes que optassem poderiam se cadastrar para o contrato de segurança e fidelização, caso pretendessem alugar novamente, assim seria concedido um desconto aos clientes cadastrados. Um sorteio seria feito em todos os anos no último trimestre, sorteando três clientes cadastrados. 
Ambos os contratos, tanto para fornecedores quanto para os clientes, teriam as especificações para quebra de contrato; especificando as medidas em caso de descumprimento dos termos ou opção de desvinculo do contrato; gerando multa para qualquer das partes envolvidas no contrato de fidelização dos fornecedores; e uma taxa baixa para desvinculo do cliente com a empresa no contrato de segurança e fidelização. 
Visando o sucesso do método, para a melhor implantação de contratos no mercado, o ideal seria promover uma reunião entre os empreendedores do setor de locação de equipamentos de som. Assim, seria explicado com detalhes as vantagens e desvantagens a respeito de se formalizar contratos, mostrando a segurança queambos teriam e a chance de organizar e controlar os processos com mais facilidade, possibilitando previsões mais concretas sobre o futuro das empresas. 
Com a exigência de contratos formais sendo implantada no setor em geral, a adaptação seria rápida; a responsabilidade se firmaria à fim de evitar descumprimentos dos termos. 
PASSO 2 
Como os 4 Ps do marketing podem trazer resultados reais para minha estratégia?
O que são os 4 Ps do marketing?
Os 4 Ps do marketing são um famoso conceito que resume os quatro pilares básicos de qualquer estratégia de marketing, todos eles começando pela letra P: produto, preço, praça e promoção.
A ideia por trás da teoria é que, ao estudar cada um desses aspectos, planejar e executar ações que considerem suas particularidades, mais próxima a empresa fica de seus objetivos de divulgação, vendas e construção de autoridade de marca.
São os 4 Ps que fazem a sua marca se manter firme e forte no mercado, com segurança para atravessar qualquer crise.
P de Produto
Aqui se trata de achar o produto certo. E um produto certo é aquele que atende às necessidades de seus clientes.
Para encontrar esse produto, você pode realizar pesquisas para identificar as necessidades dos seus consumidores, para entender se o seu produto vai resolver essas dores e objeções.
Uma dica é fazer um benchmarking bem planejado e espiar a grama do vizinho (concorrentes) para saber os problemas e acertos que eles já vêm enfrentando com os seus produtos.
Feita essa análise, você pode melhorar o seu produto de diferentes formas, como variedade, design, embalagem, qualidade, ou oferecendo o produto em diferentes tamanhos são alguns exemplos de mudanças que podem fazer o seu produto ficar mais forte no mercado.
P de Preço
O segundo dos 4 Ps do marketing é o preço. Definindo de forma simples, é quanto um cliente está disposto a pagar por um produto.
O lado mais visível do preço que você estabelece está na margem de lucro e na demanda dos clientes. Mas ele também influencia em toda a sua estratégia de marketing.
Pense comigo. O preço está diretamente ligado a quanto o consumidor acha que o seu produto custa.
Se um produto tiver um preço maior ou menor do que o seu consumidor percebe, ele vai encalhar e as vendas não serão boas.
Perguntas que podem te ajudar a definir o preço:
No seu mercado, o preço é uma questão muito sensível? Ou seja: uma pequena queda no preço irá aumentar sua participação no mercado?
Como é a prática de desconto oferecida pelos seus concorrentes neste mercado?
Como está o seu preço em comparação com os concorrentes?
P de Praça
A praça refere-se à acessibilidade do seu produto aos consumidores. Para tomar decisões sobre o lugar, você deve entender onde os clientes e possíveis clientes compram seu tipo de produto.
A distribuição é um fator importante a se considerar. Você pode decidir oferecer seus produtos em locais próximos para minimizar os custos de transporte, ou consultar a logística para enviar ao exterior.
Dos 4 Ps do marketing, esse é um dos mais contra-intuitivos. Porque não vá se enganando em achar que a melhor estratégia para o seu marketing é o consumidor encontrar o seu produto em qualquer praça
Muitas marcas limitam a cobertura para ativar o gatilho mental da escassez. E assim controlar o preço para ter uma margem de lucro maior.
Ou seja, antes de definir a sua praça, faça uma análise da sua persona, para posicionar melhor a sua marca.
Perguntas que podem ajudar você a encontrar a melhor praça:
Onde os consumidores procuram seu produto ou serviço?
Os consumidores procuram por uma loja especializada ou em um lugar mais geral, como um supermercado?
É mais voltado para e-commerce?
Em quais praças estão situados os seus concorrentes?
P de Promoção
Com os passos anteriores, você conseguiu chegar a um produto que resolve problemas da sua audiência, achou um preço adequado com a qualidade e que conversa com a renda do público que você quer atingir e definiu como o cliente vai encontrar o seu produto.
Agora é a hora da promoção.
Lembre-se que aqui não tem nada a ver com os descontos que você vai dar. Não se trata dessa promoção.
Também é importante diferenciar promoção de marketing. A promoção é apenas mais um ponto a ser trabalhado em todo o seu marketing.
E sim de como você vai promover o seu produto.
Para entender o que o seu cliente deseja, esteja sempre atento para fazer pesquisas de satisfação. Ela é a ferramenta certa para você descobrir o que as pessoas pensam da sua empresa, obter feedback sobre o seu produto e atendimento.
Lembre-se que, independentemente do meio usado para fazer a sua promoção, os outros Ps do marketing têm que estar equilibrados.
Perguntas que podem te ajudar a encontrar a melhor forma de fazer sua promoção:
Onde o seu público está? É mais fácil se comunicar por ele no celular? No rádio? Na TV? Ou enviando e-mails?
Em quais momentos do ano você encontra maior possibilidade de promover seu produto? Existe alguma sazonalidade no seu mercado?
Existe alguma questão de ordem ambiental, religiosa, cultural ou de saúde que impede a promoção do seu produto em determinada época do ano ou para um grupo de pessoas em específico?
E claro, sempre de olho nos concorrentes: como eles fazem as próprias promoções?
De acordo com a pesquisa de mercado realizada, Wagner deveria mudar suas estratégias em relação ao preço de locação dos seus equipamentos de som.
Wagner deveria baixar um pouco o preço.
Wagner deve garantir que a empresa continue investindo em equipamentos e conhecimento técnico, para assim, garantir a qualidade prometida aos seus clientes. Equipamentos de qualidade e profissionais dedicados regem o bom andamento e reconhecimento dessa empresa dentre os demais fornecedores dessa área, além disso, também preza por uma comunicação clara para garantir confiança e tranquilidade a cada cliente, assim, é capaz de atingir à necessidade do mesmo de forma completa.
Ainda de acordo com a pesquisa de mercado realizada, Wagner poderia abrir a sua empresa em uma loja de rua com depósito anexo ou uma loja em um shopping com deposito separado em outra localização.
Acredito que esses sejam os locais mais apropriados para se abrir uma loja do segmento da empresa do Wagner.
Os canais de venda da loja devem ser eficientes, de modo que atenda bem os seus clientes fazendo com que eles saiam satisfeitos com o atendimento.
Escolhemos alguns canais de venda que com certeza vão ajudar muito a empresa do Wagner.
Começando pelo ponto de venda de loja física 
Pontos de venda ou PDVs são os canais físicos mais conhecido e difundidos tradicionalmente entre as pessoas. Dentro do conceito de Ponto de Venda estão: loja própria, franquias e distribuidores.
Para alcançar bons resultados com uma loja própria, precisa-se prestar atenção à localização da loja, à organização e design do ambiente e à disposição dos produtos.
Telemarketing 
O telemarketing é um canal de vendas baseado em ligações telefônicas. As empresas o utilizam para entrar em contato com potenciais clientes e comercializar produtos e serviços.
O objetivo pode ser tanto vender ou agendar conversa pessoal quanto manter relacionamento com clientes.
A vantagem é que esse canal é uma forma de contato direto e personalizado com leads. Por outro lado, se utilizado de maneira equívoca, torna-se algo muito chato para as pessoas. Pode contribuir para a queda da reputação de sua empresa e perda da confiança de clientes.
Para ter um telemarketing de sucesso, é preciso que a equipe comercial entenda muito bem do negócio, do público-alvo e que a estratégia seja bem definida.
Canais de venda online
Marketplace
Marketplaces são plataformas virtuais que permitem que vários anunciantes se cadastrem e comercializem seus produtos e serviços através delas.
Caso você queira utilizar o marketplace como canal de venda, as vantagens são muitas.
A primeira grandedelas é a visibilidade, uma vez que muitos consumidores optam pelos marketplaces, pois podem visualizar vários produtos de uma só vez. Então, essa é uma ótima maneira de escalar as vendas.
Além disso, seja o negócio grande ou pequeno, estar em um marketplace conhecido, que já possui reputação no mercado digital, favorece que seu negócio seja visto com confiabilidade aos olhos do consumidor.
Outra vantagem é que você não tem que se preocupar com outras burocracias, senão com o processo de cadastro e atividades estratégicas de seu empreendimento. Isso porque o marketplace proporciona o intermédio de pagamentos e se encarrega de questões técnicas.
Todavia, sua empresa precisa estar preparada para atender às normas dos marketplaces e a demanda que será gerada. Lembrando que a responsabilidade pela garantia e entrega do produto é toda sua.
PASSO 3
No balanço abaixo, podemos ver o fechamento do primeiro ano do negócio de Wagner. Logo podemos ver que a maior parte do seu ativo se concentra em ativo imobilizado (móveis e equipamentos) e que o valor de empréstimos no passivo, chega muito perto desse mesmo valor no ativo. A partir disso podemos ter uma noção de que a situação da saúde financeira não vai bem, pois a empresa precisa de ativo circulante (caixa, banco, estoque, contas a receber) para operar regularmente e o ativo é financiado pelos recursos representados no passivo.
	BALANÇO PATRIMONIAL
	ATIVO 
	 
	PASSIVO
	 
	CAIXA
	 R$ 1.020,00 
	EMPRÉSTIMOS
	 R$ 15.800,00 
	BANCO
	 R$ 3.180,00 
	DUPLICATAS A PAGAR 
	 R$ 5.050,00 
	ESTOQUE
	 R$ 4.800,00 
	CAPITAL SOCIAL
	 R$ 10.000,00 
	DUPLICATAS A RECEBER
	 R$ 2.250,00 
	 
	 
	MÓVEIS E EQUIPAMENTOS
	 R$ 19.600,00 
	 
	 
	TOTAL
	 R$ 30.850,00 
	TOTAL
	R$ 30.850,00
Para identificar o resultado negativo do negócio, podemos verificar no balanço, os valores totais apresentados no ativo e passivo. Vemos que o total indica o mesmo valor em ativo e passivo, assim conclui-se que Wagner, teve despesa igual a quantia de bens e direitos somados, consequentemente ficando sem lucros ao pagar seus deveres e obrigações.
PASSO 4
O grande desafio das empresas neste momento é fazer com que tenham a capacidade de se organizarem e se adaptarem às rápidas mudanças de um mercado cada vez mais complexo.
A organização contemporânea traz agilidade e agressividade à organização, tornando-a mais competitiva.
Ainda sendo mais analítica, a principal característica dessa gestão é que ela implementa. Somente quem tem competências de gerenciamento, planejamento e liderança pode executar a gestão contemporânea, ela consegue transformar uma direção, um objetivo, uma meta, em uma sequência de ações capazes de concretizar resultados independentemente do tempo e contexto que esteja acontecendo.
Outro fator importante dessa gestão é o mindset da equipe, todos trabalham como se fossem “donos” do negócio, sendo orientados pelo gestor por meio do andamento do trabalho da organização a pensar da melhor forma.
Ao contrário de modelos engessados em que a hierarquia se dá de forma vertical, na gestão contemporânea as pessoas têm autonomia, independentemente do organograma, num ambiente flexível de colaboração, participação e sustentabilidade.
Isso faz com que a empresa funcione de forma ágil. Diante disso, fica clara a inclinação do sistema à inovação, usando a tecnologia como ferramenta a fim de otimizar os processos e posicionar bem a organização.
O mapeamento é uma estratégia muito útil para padronizar o trabalho e identificar oportunidades de melhorias nos processos de negócio de uma empresa, é um aprofundamento na compreensão dos processos utilizados diariamente. Ele pode ser um diferencial na hora de organizar uma empresa desorganizada por ser um método que mostra toda a estrutura do negócio, como a redução de custos, a otimização de tempo e a delegação de tarefas.
 Outro ponto crítico na empresa de Wagner é a falta de formalização de contratos. Quando um contrato é feito somente “de boca”, normalmente os detalhes não ficam bem claros e os problemas sempre acontecem nos detalhes. Um lado diz que ficou combinado de um jeito, o outro diz que não foi e acaba ficando a palavra de um contra a do outro. Por mais que o negócio aparentemente seja muito bom, tem que haver muito cuidado na hora de realizar o contrato, analisar bem cada aspecto do acordo e se atentar para não se esquecer de nenhuma das formalidades e cláusulas necessárias como por exemplo: horário de entrega e recolhimento dos equipamentos, sua preservação, multas por atrasos nos pagamentos entre outros fatores. Caso o empresário não tenha segurança para redigir o contrato, é indicado procurar auxílio de um advogado especializado em contratos trabalhistas.
A tecnologia também é uma grande aliada no processo de gestão de pessoas. Atualmente, o mercado disponibiliza diversas soluções que podem ser utilizadas no controle e na execução de seus processos de recursos humanos administrativos e financeiros. 
Atividades burocráticas como cadastro de clientes e fornecedores, Controle dos equipamentos utilizados, pagamentos, admissões, desligamentos, controle de férias, folhas de pagamento dos funcionários, podem ser realizadas por softwares online, reduzindo o tempo gasto pelos profissionais com tarefas administrativas e garantindo a segurança das informações. Ao optar por soluções desse tipo, você ganha tempo para se dedicar a tarefas estratégicas que exigem foco.
PASSO 5
Projeto de Responsabilidade Social
Foi sugerido para Wagner, dono de uma empresa de aluguel de equipamentos de som para eventos diversos participar em um projeto social voltado para micro doações, conhecido como “troco solidário / parceiro do bem. ”
Esta ação solidária promovida por uma ONG do município onde Wagner pretende expandir seu negócio; em parceria com a empresa I2 Software, têm por objetivo arrecadar fundos para causas sociais. Funciona da seguinte forma: Tanta pessoa jurídica como pessoa física podem participar dessa ação de pequenas doações. Basicamente a empresa passa a incentivar os consumidores a doarem os centavos que sobram de troco nos caixas de supermercados, drogarias e demais estabelecimentos para angariar fundos e destiná-los aos projetos sociais. As empresas que aderem a esse sistema também se beneficiam, já que esse ato de solidariedade traz uma imagem positiva para a marca / empresa.
Para atingir esse objetivo e causar o impacto desejado, é preciso que as ações sejam muito bem planejadas e contem com o estabelecimento de redes e parceiros para a implantação desse sistema, no intuito de conectar o maior número de doadores possível.
Esse movimento é implementado de maneira rápida, transparente e informatizada nas empresas, com o fim de que sua divulgação gere os resultados desejados para seus apoiadores.
Tal adesão não envolve grandes custos da empresa participante. Um percentual das doações é destinado à empresa responsável pela implantação, integração e manutenção do sistema nas lojas e outros estabelecimentos comerciais credenciados. O restante do valor é destinado à ONG responsável pelo projeto social escolhido.
A empresa do Wagner pode apoiar em ajudar também neste projeto com os custos de impressão do material visual de marketing para divulgação do projeto no comércio.
Também uma vez por mês, participar na auditoria de conferência das doações arrecadadas e seu destino, bem como alinhamento e andamento do projeto.
A empresa de Wagner pode planejar com a ONG do município em destinar os fundos arrecadados para aulas de instrumentos musicais oferecidos às crianças e adolescentes da região. 
PRODUTO: Empresa ONG do município e parceria com a I2 Software.
REQUISITOS: Adesão ao projeto Parceiros do Bem.
CUSTOS: Custo baixo, com material de divulgação do projeto.
JUSTIFICATIVA: Divulgação da empresa mais causa social.
EQUIPE: O proprietário Wagner mais um funcionário.
RISCOS: Desvio dos investimentos das doações.
STAKEHOLDERS:Empresários do comércio local e região.
MARCOS DE ENTREGA: Duração do projeto 12 meses, atuação diária e mensal.
RESTRIÇÕES: Destinado ao comércio local e da região.
CONCLUSÃO
Todos nós acadêmicos sabemos que o ambiente de atuação das empresas está cada dia mais complexo e competitivo, isso exige que os gestores atuem de forma cada vez mais eficiente, justamente por isso, vemos os projetos como importante instrumento para o desenvolvimento e mudança nas organizações e o seu gerenciamento requer uma posição de destaque, uma vez que a condução eficiente de projetos pode ser o caminho para que elas alcancem seus objetivos estratégicos e uma melhor eficiência e eficácia na gestão. 
Durante a elaboração deste desafio percebemos que empreender é uma tarefa que exige grandes esforços de quem quer se debruçar nessa área, mas além disso é preciso enfrentar uma enorme burocracia para conseguir autorizações e documentos diversos, até que a empresa esteja legalizada e apta para exercer suas atividades.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÀFICAS
https://administradores.com.br/artigos/compreendendo-as-organizacoes-contemporaneas-evolucao-da-administracao
https://www.xerpa.com.br/blog/gestao-de-pessoas/
https://blog.hotmart.com/pt-br/canais-de-venda/
https://rockcontent.com/blog/4-ps-do-marketing/
https://rockcontent.com/blog/marketing-local/
http://www.focusproducoes.com.br
https://i2.com.br/

Continue navegando