Buscar

Posicionamento de Marketing II - Luanny

Prévia do material em texto

MARKETING II
POSICIONAMENTO DAS MARCAS DE CERVEJAS.
Nome: Luanny Neves Malaquias RA: 12180320
Curso: Administração 2º Semestre Período: Noturno
SUMÁRIO
HEINEKEN............................................................................................ 3
SCHIN................................................................................................... 4
ANTARCTICA....................................................................................... 5
SKOL.................................................................................................... 6
BRAHMA.............................................................................................. 7
BOHEMIA............................................................................................... 8
BIBLIOGRAFIA....................................................................................... 9
HEINEKEN
 Se trata da terceira maior produtora de cerveja do mundo e tem sua marca presente em mais de 192 países do mundo, por isso a comunicação e o posicionamento de marca são muito importantes para a produtora holandesa.
 Por ser uma empresa focada na indústria alcoólica, existem barreiras e regulamentações na maneira de se fazer publicidade para esse segmento.
 Frequentemente vemos a marca associada a competições de futebol, principalmente a UEFA Champions League, a maior competição internacional de futebol, ou a shows e festivais de música.
 Mas, sabendo que o seu público não se encontra somente em frente à TV assistindo aos jogos ou se entretendo com música, resolveram investir na experiência e interação do usuário com a marca.
 Sua grande aposta é a mescla de investimentos em mídias digitais e tradicionais, sempre variando entre o formato de conteúdo.
 Uma das maneiras para divulgar a marca indiretamente foi a aposta no branded content, com a criação do The Cities Project.
 A ideia central é ocupar as cidades — já que seu concorrente direto, a Corona, é líder de vendas em praias — e devolver às pessoas a credibilidade da marca em forma de projetos sociais, como revitalização e ocupação de espaços inutilizados.
 Essa foi uma iniciativa inteligente sem precisar inserir ou divulgar diretamente as cervejas da Heineken e que atingiu tanto consumidores quanto não consumidores.
SCHIN
A Schin, marca do portfólio da Brasil Kirin, renova sua estratégia de negócios e investe em um novo posicionamento para sua linha de cervejas, adotando uma assinatura que reflete sua essência de marca: “Do Jeito que o Povo Gosta”. O mote foi pensado para aproximar ainda mais a Schin da sua base fiel de consumidores. O objetivo é se conectar com os valores de milhões de brasileiros: um jeito democrático, simples, inclusivo, acessível, que já faz parte de seu DNA. Para isso, os maiores investimentos da marca foram em pesquisa, embalagens e comunicação.
Segundo Marcio Avolio, gerente de Marketing de Schin, a mudança foi pautada em estudos de mercado, que apontaram um forte interesse do consumidor por uma comunicação que respeite suas particularidades. “Schin é uma cerveja que nasceu do jeito que o povo gosta. É leve, saborosa e acessível. Também é democrática e por isso conversa com o povo de diferentes maneiras do norte ao sul do país. Trata-se de uma marca que valoriza seu consumidor e que entrega uma cerveja do jeito que ele gosta”, comenta. O executivo aponta, ainda, que a reestruturação é efetiva e abrangente. Vai muito além de uma mudança na identidade visual. Reflete um ajuste macro na marca e um grande passo para o futuro.
Dentre tantas novidades, a embalagem volta a ser branca, majoritariamente branca, reforçando a refrescancia e a leveza da bebida, ideal para todos os momentos. Já o líquido continua o mesmo, saboroso e leve como sempre, aprovado por seus consumidores. Outro atrativo que continua é o preço. A cerveja mantém um dos melhores custos-benefícios do mercado.
ANTARCTICA
Depois de realizadas pesquisas com consumidores, a cerveja Antarctica anuncia novo posicionamento com campanha criada pela AlmapBBDO.
De acordo com a marca, os estudos indicam que os consumidores de Antarctica Pilsen valorizam relações pessoais estáveis baseadas em confiança e reciprocidade, além de serem “bons de papo” e de gostarem de saborear a bebida com seus amigos de longa data e com a família.
 “O objetivo da nova campanha é reconhecer o relacionamento deste consumidor com seus amigos próximos, que são a sua Diretoria”, explica Thiago Zanettini, gerente de marketing de Antarctica.
 Os primeiros filmes da nova ação (em breve no Clubeonline), que trazem a assinatura “Boa é Antarctica. A cerveja da Diretoria.”, chegam à telinha nesta quinta-feira (22).
 Essa é a primeira mudança de conceito desde que a marca estreou o “Boa só se for Antarctica”.
 Em breve, a campanha também contará com peças para a mídia impressa, rádio e web, além de novos comerciais durante os próximos meses.
 
SKOL
A marca de cerveja Skol sofreu uma grande mudança de posicionamento, após críticas e polêmicas por parte dos consumidores. Assim, buscou-se neste trabalho relacionar as ideias de valorização da sociedade contemporânea que motivam a adequação de posicionamentos de marca, além de compreender as influências do conceito do marketing 3.0, relacionando-o com o caso da Skol. Para isso, foi realizado um estudo bibliográfico, sobre o tema “consumidores no mundo globalizado e posicionamento de marca”, notando-se assim a importância de entender e olhar para esse consumidor e suas novas motivações, para que as marcas atuantes do mercado tenham um posicionamento positivo perante seu público.
No seu atual posicionamento, a marca foca na pluralidade de pessoas e sem a objetificação das mulheres, muito usada anteriormente. A mudança foi motivada devido à ascensão do meio digital, em que as campanhas antigas sempre vinham à tona mesmo já com a mudança de posicionamento.
Relacionar as ideias de valorização da sociedade contemporânea que podem motivar a adequação de posicionamentos de marcas e compreender as influências dos conceitos de marketing 3.0 na nova comunicação da Skol.
BRAHMA
Ela é clara, brilhante, saborosa e internacionalmente conhecida. Quando é dita a expressão “A Número 1” o que vem na cabeça do consumidor é a marca de cerveja BRAHMA, uma das mais conhecidas e populares do mercado brasileiro, consumida por um fiel exército formado por milhões de “Brahmeiros”. Afinal, possui o sabor da autêntica cerveja brasileira com espuma cremosa e persistente, amargor presente sendo ligeiramente encorpada.
A BRAHMA há mais de 30 anos é parceira oficial da Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos. Desde 1992 a marca realiza a produção de latas temáticas para a tradicional festa. A BRAHMA possui sólida relação com o mundo country e está presente em inúmeros rodeios ao redor do país. Chegou há alguns anos atrás, apresentar uma carreta itinerante que servia como palco para shows e experiências gastronômicas, sempre acompanhadas de algum dos produtos do portfólio “brahmeiro”. Além de patrocinar a seleção brasileira de futebol, é parceira de mais de 15 clubes do país. Foi a primeira marca de cerveja brasileira a ser exportada e a primeira marca brasileira a ser patrocinadora oficial da Copa do Mundo da FIFA em 2010, feito que chegou a repetir em 2014. Com isso, a marca apóia as principais manifestações culturais do povo brasileiro: rodeio, carnaval e o futebol.
	
BOHEMIA
A cerveja Bohemia é uma marca forte e sedimentada do grupo ambev no mercado. a bohemia foi a primeira cerveja a ser fabricada no brasil. sempre produzida em quantidades limitadas na fábrica de petrópolis (rj), com água pura e cristalina da montanha, mantém há 147 anos sua fórmula original de fabricação.
Por ser umacerveja desde 1853, seu marketing é voltado para o fator "tradição". a marca valoriza sua composição e trata como um "ritual" o processo que vai desde a sua fabricação até sua degustação.
O paladar é apurado e aprovado pelos mestres cervejeiros mais qualificados. a manutenção da qualidade é a maior preocupação e prioridade da empresa, muito mais do que propaganda. suas investidas em anúncios são sempre relacionados aos terias acima citados, tradição e ritual do mestre cervejeiro.
Como não investi tão pesado, em mídia, como as concorrentes, acaba perdendo seu espaço no mercado. seu preço de mercado é acima do preço da grande maioria, porém tem seu público fiel.
A bohemia não tem outro ramo de segmento, trabalha apenas como cervejaria.
Atualmente, são muitas as empresas que disputam o segmento de cerveja, por isso há uma necessidade de se criar um diferencial à mais junto a marca.
Dessa necessidade criou-se o " chopp light bohemia". além de lançar a bohemia em um novo ramo de concorrência (o chopp), o diferencial se dá na versão "light".
BIBLIOGRAFIA
https://www.zemoleza.com.br/trabalho-academico/sociais-aplicadas/comunicacao/estrategia-de-marketing-da-bohemia/
https://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/22761/000740571.pdf?sequence=1
http://mundodasmarcas.blogspot.com/2006/06/brahma-nmero-1.html
http://www.abcdacomunicacao.com.br/cerveja-schin-aposta-em-novo-posicionamento-de-marca/
https://agenciapontocom.wordpress.com/2010/09/02/antarctica-tem-novo-posicionamento/
https://rockcontent.com/blog/marketing-para-cervejarias/
https://www.almapbbdo.com.br/pt/clientes/antarctica+26

Continue navegando