Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
4 pág.
AVALIANDO APRENDIZADO SAÚDE MENTAL

Pré-visualização | Página 1 de 1

Disc.: ENSINO CLÍNICO EM SÁUDE MENTAL TEÓRICO   
	Aluno(a): LASLEY APARECIDA DA SILVA E SOUZA
	Matríc.: 201607438021
	Acertos: 0,3 de 0,5
	30/08/2019 (Finaliz.)
	
	
	1a Questão (Ref.:201608531579)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Considerando o que está disposto na Lei Federal 10.216/01, quanto à internação psiquiátrica involuntária, é CORRETO afirmar: (
		
	
	1982
	 
	(D) O término da internação involuntária dar-se-á por solicitação escrita do familiar ou do representante legal, ou ainda quando estabelecido pelo especialista responsável pelo tratamento.
	
	(B) A internação poderá ser autorizada por qualquer profissional de medicina independentemente do Estado da União em que tenha registro no CRM.
	
	A) Dispensa-se o comunicado ao Ministério Público por ocasião da alta da internação involuntária.
	
	(C) Deve ser comunicada ao Ministério Público Estadual, no prazo de 24 horas, pelo responsável técnico do estabelecimento onde se deu a internação.
	Respondido em 30/08/2019 01:08:44
	
Compare com a sua resposta: Ampliar o acesso à atenção psicossocial da população em geral; Promover a vinculação das pessoas em sofrimento/transtornos mentais e com necessidades decorrentes do uso de crack, álcool e outras drogas e suas famílias aos pontos de atenção; Garantir a articulação e integração dos pontos de atenção das redes de saúde no território, qualificando o cuidado por meio do acolhimento, do acompanhamento contínuo e da atenção às urgências.
	
	
	
	2a Questão (Ref.:201608531835)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	A atenção à saúde mental no Brasil, desde a década de 80 do século XX, passou por importantes transformações em decorrência do processo da Reforma Psiquiátrica Brasileira e da aprovação da Lei Federal n.º 10.216, de 06 de abril de 2001, que dispõe sobre a proteção e os direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais e redireciona o modelo assistencial em saúde mental. Com base nessa afirmação e considerando o portador de transtorno mental, analise as afirmativas abaixo. I - A internação, em qualquer de suas modalidades, só será indicada quando os recursos extra-hospitalares se mostrarem insuficientes. II - A pessoa portadora de transtorno mental tem direito a ser tratada com humanidade e respeito e no interesse exclusivo de beneficiar sua saúde, visando alcançar sua recuperação pela internação prolongada em hospitais psiquiátricos. III - O tratamento visa, como finalidade permanente e prioritária, apenas a cura do transtorno mental. IV - É assegurado como direito da pessoa portadora de transtorno mental ser tratada em ambiente terapêutico pelos meios menos invasivos possíveis, visando a sua reinserção social. Estão corretas as afirmativas .
		
	 
	[D] I e IV, apenas
	
	Carbonato de Lítio e Fenobarbital
	
	[C] I, II e III, apenas
	
	[A] I, III e IV, apenas. .
	
	[B] II e IV, apenas.
	Respondido em 30/08/2019 01:10:08
	
Compare com a sua resposta: sensação de falta de ar, hiperpnéia, taquicardia, dificuldade para engolir, náusea, boca seca, desconforto abdominal que podem ser conseqüentes a liberação ou hiperatividade adrenérgica componente fisiológico da ansiedade e do medo, devido a hiperventilação causa tontura, vertigem, sensação de desmaio, dor no peito ou devido a hipertonia muscular, evolui com tremores generalizados, dores inespecíficas e generalizada e espasmos musculares.
	
	
	
	3a Questão (Ref.:201608531640)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) são dispositivos no âmbito do SUS, que se constitui de modalidade substitutiva de atenção em saúde mental às internações em hospitais psiquiátricos. Em relação aos CAPS assinale a alternativa INCORRETA.
		
	 
	Os quadros mais frequentes em atendimento no CAPS são as ansiedades e depressões em geral.
	
	É um serviço de saúde aberto e comunitário do SUS.
	
	É um lugar de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais graves e persistentes.
	
	O Projeto Terapêutico Singular pode prever atendimento de várias modalidades diferentes, que podem ser intensivo, semi-intensivo ou não intensivo.
	
	É um dispositivo de cuidado intensivo e personalizado.
	Respondido em 30/08/2019 01:10:13
	
Compare com a sua resposta: 1. Atenção, paciência e estímulo são de grande valia; 2. Não reforçar as idéias de ruína; 3. Encorajar a expressão de sentimentos e pensamentos; 4. Oferecer segurança e reforçar sentimentos de auto-estima e confiança; 5. Ajudá-lo a socializar-se e a controlar a ansiedade e medo; 6. Estimulá-lo para atividades; 7. Observação constante, potencial para suicídio.
	
	
	
	4a Questão (Ref.:201608531517)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	A Reforma Psiquiátrica é um processo dinâmico de reflexões e transformações que unifica, integra e vincula diferentes níveis assistenciais, políticos, sociais, econômicos, culturais e conceituais, num movimento que visa desmistificar o estigma da doença mental, assegurando:
		
	 
	O direito a cidadania como sua maior meta
	
	O direito ao medicamento como sua maior meta
	 
	O direito a saúde como sua maior meta
	
	O direito a internação como sua maior meta
	
	O direito a visitação como sua maior meta
	Respondido em 30/08/2019 01:10:27
	
Compare com a sua resposta: A tolerância se caracteriza pela necessidade de crescentes quantidades da substância para atingir o efeito desejado. A abstinência é considerada uma alteração comportamental mal-adaptativa, com elementos cognitivos e fisiológicos que ocorre quando, transcorrido certo tempo após um uso pesado de AD, a diminuição de sua concentração plasmática leva a sintomas desagradáveis variados, o que compele a pessoa a voltar a usar AD, ou para aliviar ou para evitar o retorno desses sintomas.
	
	
	
	5a Questão (Ref.:201608531448)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Leia com atenção as seguintes afirmações sobre CAPS:
I) É um serviço comunitário que atende as pessoas com transtornos mentais leves e duradouros.
II) A atenção deve personalizar o projeto terapêutico de cada usuário durante a permanência no serviço.
III) Os cuidados em um CAPS incluem os recursos de natureza clínica, medicamentosa e de enfermagem.
IV) Os usuários podem ser acompanhados apenas de forma semi-intensiva.
 V) As atividades executadas no CAPS são apenas os atendimentos grupais, exclusivamente voltados para os usuários, e visitas domiciliares realizadas pelo serviço social dos PSF da rede assistencial do município.
São corretas as afirmativas:
		
	 
	III e IV
	
	IV e V
	 
	II e III
	
	I e II.
	
	I e IV
	Respondido em 30/08/2019 01:09:58
	
Compare com a sua resposta: a) Esquizofrenia paranóide é caracterizada por apresentar quadro de delírios persecutórios, alucinações auditivas e visuais geralmente ligadas a conteúdos acusatórios, geralmente tem início entre 25 e 35 anos. (b) Alucinação é uma distorção da realidade não tendo como base um objeto real, já a ilusão também é uma distorção da realidade tendo como base um objeto real.