Buscar

COLETIVOS POPULARES

Prévia do material em texto

COLETIVOS POPULARES
I SEMINÁRIO DE ORGANIZAÇÃO COMUNITÁRIA
MOVIMENTOS SOCIAIS
COLETIVOS POPULARES 
Movimento social se configura como um tipo de ação coletiva. (Blanco, 1994)
Podem objetivar a mudança, a transição ou mesmo a revolução de uma realidade hostil a certo grupo ou classe social. Seja a luta por um algum ideal, seja pelo questionamento de uma determinada realidade que se caracterize como algo impeditivo da realização dos anseios deste movimento, este último constrói uma identidade para a luta e defesa de seus interesses. (Silvino, 2011)
“Mudanças na sociedade ocorrem a partir da ebulição 
dos movimentos sociais: contra o capital e o Estado.”
Karl Marx.
Ascensão do capitalismo
Necessidades da população
 Crescimento desordenado das cidades
Organização coletiva
Movimentos sociais
Os coletivos populares são grupos organizados de pessoas que tem interesses em comum.
Marisa Blanco (1994) vai diferenciar três formas
de organização coletiva: 
COMPORTAMENTOS COLETIVOS
AÇÕES COLETIVAS
MOVIMENTOS SOCIAIS
Ocupar os espaços, os territórios, as instituições como escolas, universidades, “os latifúndios do saber” é uma pedagogia formadora que se contrapõe à histórica exclusão desses espaços, instituições de produção do conhecimento e da existência. (Arroyo, 2003)
Qual a perspectiva para os coletivos populares no contexto dos movimentos sociais? Fortalecimento ou enfraquecimento?
REFERÊNCIAS
ARROYO, Miguel G. Pedagogias em movimento: o que temos a aprender dos movimentos sociais? Currículo sem Fronteiras, v. 3, p. 28-49, 2003.
AVRITZER, Leonardo. Um paradigma para os movimentos sociais no Brasil. Revista de Brasileira de Ciências Sociais, v. 12, n. 35. São Paulo, Fev. 1997. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/rbcsoc/v12n35/resenha1.pdf>. Acessado em 20 de dezembro 2017.
Gohn, Maria da Glória. O protagonismo da sociedade civil: movimentos sociais, ONGs e redes solidárias. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2008.
________. Teorias dos movimentos sociais. Paradigmas clássicos e contemporâneos. 9. ed. São Paulo: Loyola, 2011.
HOUTART, François - Os movimentos sociais e a construção de um novo sujeito histórico. En publicacion: A teoria marxista hoje. Problemas e perspectivasBoron, Atilio A.; Amadeo, Javier; Gonzalez, Sabrina. 2007. Disponível em<http://bibliotecavirtual.clacso.org.ar/ar/libros/campus/marxispt/cap. 20.doc>. Acessado em 20 de dezembro de 2017. 
BLANCO, Marisa. El concepto de movimiento social: accion, identidad e sentido. Zona Abierta, n.69, 1994, Madrid. p.181-213

Continue navegando