Questão 1 Semântica e Pragmática
19 pág.

Questão 1 Semântica e Pragmática


DisciplinaLetras6.183 materiais23.593 seguidores
Pré-visualização7 páginas
Questão 1 Semântica e Pragmática
De acordo com o material didático do curso, metáfora e a metonímia são figuras de linguagem cujas bases de reconhecimento devem apresentar quais relações? Assinale a alternativa que apresenta as relações que devem ser consideradas.
a. Relação de complementaridade pragmática (metáfora) e relação de similaridade semântica (metonímia).
b. Relação de similaridade semântica (metonímia) e relação de contiguidade semântica (metáfora)
X c. Relação de similaridade semântica (metáfora) e relação de contiguidade semântica (metonímia).
d. Relação de contiguidade sintática (metáfora) e relação de similaridade sintática (metonímia).
e. Relação de contiguidade pragmática (metáfora) e relação de complementariedade pragmática (metonímia)
Questão 2
Em relação às operações de enquadramento dos enunciados de um texto, no tocante à conexão e à segmentação, observamos na página 86 de nosso livro, que essas ações possuem unidades fundamentais: os organizadores textuais e os sinais de pontuação. Sobre os articuladores textuais é incorreto afirmar:
a. \u201cTambém, além disso, igualmente\u201d são sequenciadores, que possuem a função de organizadores textuais.
b. \u201cPrimeiro, por fim, antes\u201d são argumentativos sequenciadores que possuem a função de organizadores textuais.
c. \u201cMas, embora, em última análise, porque \u201csão aditivos que compõem a relação de organizadores textuais\u201d\u201c.
X d. as expressões \u201cnaquele momento, na nossa aldeia, para os trabalhadores, segundo Henriques\u201d, são delimitadores de espaço, tempo ou fonte, que organizam o texto.
e. Os alternativos ou, ora não fazem parte dos organizadores textuais.
Questão 3
No capítulo 5, do livro de nossa disciplina, vimos que o estudo da sintaxe é uma das estratégias para desvendar os mecanismos composicionais escolhidos pelo autor de um texto, ainda que ele precise passar pelo caminho da nomenclatura e da fixação das regras básicas do relacionamento sintático para atingir seu alvo maior. Tendo por base esse conhecimento, assinale a alternativa correta.
a. A análise das relações oracionais se situa na morfologia.
b. Para a almejada qualidade e expressividade textual é necessário examinar as relações discursivas e pragmáticas com outros textos do mesmo gênero.
c. O estudo da estilística sintática, no âmbito do período, é o estudo da gramática, das normas que estruturam as orações.
X d. Um texto coeso e coerente se organiza a partir de princípios lógicos.
e. Na Língua Portuguesa há três tipos de orações: as sintáticas, as independentes e as dependentes.
Questão 4
As metáforas podem ser conceituais, ou seja, se fixarem e criarem um efeito expressivo por conta de uma relação cognitiva, segundo a qual conceitos abstratos vêm à tona pela experiência, ou por uma maneira especial de vermos o mundo. No fragmento: \u201c(\u2026) pôr o pé no chão do seu coração (\u2026)\u201d, o poeta Carlos Drummond de Andrade construiu sua metáfora a partir de que conceito?
X a. Do conceito de que o coração é a sede do amor, portanto, \u201ccolocar o pé no chão do coração de alguém é estabelecer uma relação amorosa com essa pessoa.
b. Do conceito de que o coração é a sede do amor. Colocar os pés nesse recinto é como dar um chute, algo ruim.
c. Do conceito de que não é possível fazer uma relação entre pé e coração.
d. Do conceito de que o chão é algo real e portanto significa habitar.
e. Do conceito de que a qualquer palavra é dada a liberdade de uma interpretação.
Questão 5
Sabemos que as línguas são dinâmicas, vivas. Uma das formas de observarmos essa vida e dinamismo da língua portuguesa é a criação expressiva de palavras novas. Na página 46 de nosso livro didático, constatamos que \u201co emprego de palavras novas, derivadas de outras já existentes\u201d, bem como a atribuição de novos significados e sentidos a termos já existentes é recorrente em nossa língua. A esse fenômeno linguístico de criação de novos termos dá-se o nome de neologismo. Sobre esse fenômeno é incorreto afirmar:
a. Um neologismo lexical pode produzir uma segunda nova formação com vínculos mais fonológicos do que semânticos.
b. Os neologismos semânticos são aqueles que incorporam novos significados a vocábulos já existentes.
X c. Não haverá neologismos sintáticos nos casos que envolverem o uso de afixos ou de combinação de radicais.
d. Os neologismos lexicais, na maior parte das vezes, são palavras que têm nítida inspiração em outra(s).
e. Os limites de identificação de valores semânticos novos como neológicos podem esbarrar com os do reconhecimento de valores metafóricos também novos.
Questão 6
Nilce Sant\u2019Anna Martins (1989, p.72) afirma que as palavras gramaticais são pouco numerosas, mas de altíssima frequência nos enunciados, desempenhando funções de grande importância (HENRIQUES, 2016, p.45). Sobre essas funções podemos afirmar que:
I \u2013 elas servem para relacionar o enunciado com a situação de enunciação, indicando os participantes da comunicação, o espaço e o tempo em que ela ocorre.
II \u2013 relacionam palavras no sintagma (preposições) e orações na frase (conjunções e pronomes relativos).
III \u2013 estabelecem coesão textual, seja dentro de uma frase, seja entre frases diversas,
a. I e III estão corretas. b. Todas estão incorretas. c. I e II estão corretas.
X d. Todas estão corretas. e. Apenas III estão corretas.
Questão 7
Assinale a alternativa que contém as palavras que completam, respectivamente, as frases que descrevem sobre a expressividade das vogais e das consoantes: articulação dos sons. O acento característico da língua portuguesa é a _________, sendo chamada de tônica a vogal ou sílaba sobre a qual recai a intensidade e de átona a vogal ou sílaba não acentuada. Além da intensidade, também atuam na articulação dos sons da fala o ________ (efeito acústico resultante dos diversos graus de abertura da cavidade bucal), a _________ (sensação auditiva relacionada à intensidade do som) e a __________ (duração da emissão de um som). (HENRIQUES, 2016, p. 26).
a. Vibração, quantidade, timbre, altura. X b. Intensidade, timbre, altura, quantidade.
c. Velocidade, timbre, altura, quantidade; d. Ritmo, altura, timbre, quantidade;
e. Entonação, quantidade, altura, timbre.
Questão 8
Segundo Henriques (2016), quando a construção, o uso e a escolha de palavras da frase sugerem um valor expressivo para o que se pretende comunicar, temos figuras de linguagem. De acordo com o campo da estilística descritiva, analise as assertivas sobre essas figuras e assinale a alternativa correta sobre elas.
I - estilisticamente, a metáfora é a figura de pensamento que corresponde a uma comparação de igualdade subentendida, atuando com as relações de similaridade.
II - a prosopopeia, o eufemismo e a catacrese, são figuras de linguagem que possuem base metafórica.
III - A Metonímia (abrangendo a sinédoque) \u2013 atua com as relações de contiguidade.
a. Apenas II é correta. X b. Todas estão corretas. c. Todas estão incorretas.
d. I e II estão corretas. e. I e III estão corretas.
Questão 9
As definições de Estilística variam conforme o recorte teórico a que pertence o analista, mas não se pode negar que sua existência tem uma conexão histórica e semântica com a Poética e a Retórica. A Estilística se baseia nas três funções primordiais da linguagem depreendidas pelo alemão Karl Bühler (1879-1963): representação, expressão e apelo (BÜHLER, 1934). (HENRIQUES, 2016, p. 9). Baseado no conteúdo relacione o segundo grupo de enunciados que correspondem com os enumerados no primeiro grupo.
1- Poética 2- Retórica 3- Representação 4- Expressão 5- Apelo
(__) exteriorização psíquica de nossos anseios e sentimentos
(__) teoria geral das obras literárias (__) exercício de influência sobre os interlocutores