Curso - Desenho de Cursos: Introdução ao Modelo ADDIE
7 pág.

Curso - Desenho de Cursos: Introdução ao Modelo ADDIE


DisciplinaDesenho3.040 materiais9.868 seguidores
Pré-visualização2 páginas
Curso - Desenho de Cursos: Introdução ao Modelo ADDIE
	Iniciado em
	sábado, 31 ago 2019, 14:50
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	sábado, 31 ago 2019, 15:03
	Tempo empregado
	12 minutos 59 segundos
	Avaliar
	16,80 de um máximo de 20,00(84%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Atingiu 6,00 de 6,00
Marcar questão
Texto da questão
A palavra Estratégia é originária do Resposta
 (stratègós = exército e ago = liderança) e nasceu associada à ideia do Resposta
 . Pode ser considerada como um Resposta
 coerente, unificado e integrado. Esse contexto refere-se a decisões que resultam em Resposta
 direcionados ao cumprimento ou alcance de Resposta
Estratégia de ensino pode ser definida como um plano geral de gestão do Resposta
 (o que será ensinado) e do processo de ensino (como será ensinado). A estratégia declara e indica o que deve ser feito para que os Resposta
 almejados sejam alcançados.
Feedback
A resposta correta é: A palavra Estratégia é originária do grego antigo(stratègós = exército e ago = liderança) e nasceu associada à ideia do comando militar. Pode ser considerada como um modelo de decisão coerente, unificado e integrado. Esse contexto refere-se a decisões que resultam em planos de ação direcionados ao cumprimento ou alcance de objetivos específicos de aprendizagem.
Estratégia de ensino pode ser definida como um plano geral de gestão do conteúdo (o que será ensinado) e do processo de ensino (como será ensinado). A estratégia declara e indica o que deve ser feito para que os resultados almejados sejam alcançados.
Questão 2
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,60
Marcar questão
Texto da questão
Marque verdadeiro (V) ou falso (F):
As técnicas de ensino representam a etapa na qual se define: o que ensinar, a quem ensinar, em que condições se dará esse processo e quando ocorrerá.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta é: Falso, as técnicas de ensino são elementos facilitadores na relação professor-aprendiz, e representam opções para se alcançar determinados objetivos de aprendizagem que irão compor o plano geral de gestão do conteúdo e do processo de ensino, ou seja, a estratégia de ensino. Destaca-se ainda que, na etapa de desenvolvimento é que são definidos os objetivos de aprendizagem, o sequenciamento dos conteúdos e a estrutura lógica da capacitação. Itens 1, 3 e 4 do conteúdo teórico do módulo 3.
Questão 3
Incorreto
Atingiu 0,00 de 1,60
Marcar questão
Texto da questão
Marque verdadeiro (V) ou falso (F):
As Estratégias de ensino são adotadas como meio para viabilizar o plano de ação e, dessa forma, devem ser coerentes com os princípios gerais que regem a natureza da capacitação e as condições de sua realização.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta é: Falso, as táticas educativas é que são adotadas como meio para viabilizar o plano de ação, é comum ocorrer confusão entre táticas e estratégia, utilizando-as como sinônimos. Para Mintzberg, as táticas podem ocorrer em qualquer nível [organizacional]. São de curta duração, adaptáveis, realinhamentos interativos de ação enquanto a estratégia define uma base contínua para ordenar essas adaptações [táticas] no sentido de propósitos concebidos mais amplos. Item 3 do conteúdo teórico do módulo 3. 
Questão 4
Correto
Atingiu 1,60 de 1,60
Marcar questão
Texto da questão
Marque verdadeiro (V) ou falso (F):
A quantidade e a sofisticação são os elementos mais importantes no momento de se definir os recursos didáticos a serem utilizados.
Escolha uma opção:
Verdadeiro
Falso 
Feedback
A resposta é: Falso, não é a quantidade de recursos nem a sofisticação que interessam, mas sim o seu uso adequado, levando-se em conta os objetivos estabelecidos e procurando sempre obter dos participantes uma reflexão. Item 4.1 do conteúdo teórico do módulo 3, Exposição Ativo-Participativa.
Questão 5
Correto
Atingiu 1,60 de 1,60
Marcar questão
Texto da questão
Marque verdadeiro (V) ou falso (F):
Para se utilizar adequadamente os recursos didáticos, deve-se atentar para os seguintes fatores: não utilizar somente um recurso porque está na moda, mas ter um bom conhecimento sobre o manuseio dos recursos a serem utilizados; fazer uso de recursos audiovisuais adequados ao conteúdo; verificar a adequação das condições ambientais aos recursos; verificar se possui tempo suficiente para o preparo e para a utilização dos recursos programados.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
A resposta é: Verdadeiro conforme item 5 do conteúdo teórico do módulo 3. Para que os recursos didáticos realmente colaborem no sentido de melhorar a aprendizagem, deve-se ter em vista:
os objetivos a serem alcançados: não utilizar um recurso só porque está na moda;
o conhecimento suficiente do seu manuseio: para poder empregá-lo corretamente;
o conteúdo a ser apresentado: alguns conteúdos exigem maior utilização de recursos audiovisuais que outros;
as condições ambientais: podem facilitar ou, ao contrário, dificultar a utilização
Questão 6
Correto
Atingiu 1,60 de 1,60
Marcar questão
Texto da questão
Marque verdadeiro (V) ou falso (F):
São fases para um sistema de avaliação: (1) Diagnóstica: determina as habilidades, prerrequisitos e o nível inicial de conhecimento dos aprendizes; (2) Formativa: verifica se os aprendizes estão atingindo os objetivos propostos; (3) Somativa: (pós-teste) verifica em que medida o aprendiz atingiu os objetivos propostos; (4) Reação: verifica sentimentos, satisfação e expectativas após a conclusão da capacitação.
Escolha uma opção:
Verdadeiro 
Falso
Feedback
 
A resposta é: Verdadeiro, Bloom, Hastings e Madaus (1983) apresentam quatro fases para um sistema de avaliação: (1) Diagnóstica, (2) Formativa ou Avaliação de Processo, (3) Somativa, (4) Reação.
Questão 7
Correto
Atingiu 6,00 de 6,00
Marcar questão
Texto da questão
As técnicas de ensino surgem no processo de ensino-aprendizagem como um elemento facilitador na relação professor-aprendiz e associa a descrição da técnica ao nome da técnica:
	É o procedimento mais empregado em todos os níveis de ensino. Quando bem planejada, constitui estratégia adequada em muitas situações. Há predominância da comunicação verbal.
	Resposta 1
	É uma técnica utilizada para comunicações curtas e apresentações de textos informativos e de conhecimento técnico cuja compreensão necessita de orientação adicional do educador.
	Resposta 2
	É uma técnica que responde a vários objetivos como favorecer a reflexão, desenvolver novos conhecimentos e permitir a análise de um assunto sob diversos ângulos.
	Resposta 3
	Consiste em fracionar um grupo grande em pequenos grupos para facilitar a discussão, estimular a participação individual, analisar um texto ou situação-problema e explorar diversos conteúdos.
	Resposta 4
	Objetiva discutir informações sobre as quais se julga necessário haver um consenso mínimo, obtido a partir da intensa participação na discussão grupal.
	Resposta 5
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é:
É uma técnica que responde a vários objetivos como favorecer a reflexão, desenvolver novos conhecimentos e permitir a análise de um assunto sob diversos ângulos. - Discussão/Debate
Consiste em fracionar um grupo grande em pequenos grupos para facilitar a discussão, estimular a participação individual, analisar um texto ou situação-problema e explorar diversos conteúdos. - Painel Simples
É o procedimento mais empregado em todos os níveis de ensino. Quando bem planejada, constitui estratégia adequada em muitas situações. Há predominância da comunicação verbal. - Aula expositiva
É uma técnica utilizada para comunicações curtas e apresentações de textos informativos e de conhecimento técnico cuja compreensão necessita de orientação adicional do educador. - Leitura comentada
Objetiva discutir informações sobre as quais se julga necessário haver um consenso mínimo, obtido a partir da intensa participação na discussão