Buscar

Desenvolvimento do capital humano - Resumo

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Desenvolvimento do capital humano.
1 MODELOS DE GESTÃO
Importância, forma e função
Assim, em linguagem simples e sem sofisticação científica, podemos definir modelo como aquilo que serve de exemplo ou norma em determinada situação.
Assim, os modelos de gestão englobam forma e função.
Dentre vários modelos encontramos três muito interessantes que são os modelos vistos pela perspectiva humanística, estrutural e integrativa.
Na perspectiva estrutural, a ênfase reside na forma. O mesmo acontece na perspectiva humanística, embora aí já se possa vislumbrar o deslocamento de ênfase para função. No entanto, só na perspectiva integrativa a preocupação dominante passa a ser com a função, e não com a forma.
É preciso que os modelos de gestão facilitem o alcance de níveis elevados de eficiência, eficácia e efetividade, três indicadores diferentes e complementares que podem ser utilizados na avaliação de um modelo de gestão.
 Ser eficiente significa desempenhar tarefas de maneira racional, otimizando a relação dos recursos despendidos com os resultados alcançados e obedecendo às normas e aos regulamentos aplicáveis. Uma atividade eficiente é, portanto, aquela que é benfeita. A eficácia está relacionada ao alcance dos objetivos adotados pela organização.
 Uma tarefa é considerada eficaz quando produz resultados relevantes, tendo como parâmetros os planos estabelecidos. 
 O conceito de efetividade tem sido utilizado com diferentes significados por diversos autores. Motta (1972) foca na contribuição proporcionada à sociedade. Além de manter sistemas produtivos eficientes e eficazes, as organizações
Para que se possa alcançar eficiência, eficácia e efetividade organizacional, é indispensável a manutenção de coerência e compatibilidade na modelagem das diversas variáveis organizacionais. precisam revelar-se socialmente responsáveis para alcançar sustentabilidade a médio e longo prazos.

Continue navegando

Outros materiais