Buscar

Avaliação II - Individual Semipresencial

Prévia do material em texto

Acadêmico:
	Alessandro Dias ()
	
	Disciplina:
	Metodologia Científica (FIL13)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460157) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12187073
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Dentre as tipologias de trabalhos acadêmicos realizados durante a graduação e também na pós-graduação, sem exceção, todos devem ter um grau de complexidade inerente à disciplina que está sendo cursada e construir de forma efetiva para o processo de ensino-aprendizagem. No entanto, quanto mais se avança na carreira profissional e nos estudos, fazendo cursos de especialização, mestrado e doutorado, maior a exigência. Acerca do que diferencia um trabalho de conclusão de curso e um mestrado, analise as afirmativas a seguir:
I- O trabalho de final de curso tem menor grau de complexidade se comparado a um mestrado.
II- Espera-se que o mestrado apresente maior número de referências bibliográficas se comparado a um trabalho de final de curso.
III- Um trabalho de final de curso não apresenta referências bibliográficas para embasar sua discussão e introdução.
IV- Para ambos os trabalhos, mestrado e trabalho de final de curso, é recomendado pensar em um projeto que irá direcionar a pesquisa a ser realizada.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas I, II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	2.
	Muita confusão é feita com relação aos tipos de trabalhos acadêmicos, principalmente no que concerne àqueles oriundos de Programas de Pós-Graduação (PPGs). Desta forma, dentro do senso comum, não sabemos qual tipo de trabalho caracteriza um mestrado, e qual nível de aprofundamento este deve apresentar. O mesmo acontece com os trabalhos em nível de doutorado. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cursos de pós-graduação em nível de especialização recebem a nomenclatura de lato sensu.
(    ) Um projeto de mestrado apresenta pesquisas e resultados significativos para uma área de conhecimento e, por isso, é chamado de tese.
(    ) Em projetos e cursos de mestrados e doutorados, o acadêmico aprofunda o seu conhecimento a nível stricto sensu.
(    ) Um trabalho de doutorado apresenta estudos e pesquisas inéditas, e, por isso, é chamado de dissertação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F.
	 b)
	V - V - F - V.
	 c)
	F - V - F - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	3.
	O método científico constitui de uma atividade racional para explicação da realidade, utilizando métodos, pesquisa, teorias já testadas e base de dados. Quais são os tipos de métodos científicos?
	 a)
	Histórico, semelhante, estudo estatístico, matemático-físico e geográfico.
	 b)
	Histórico, comparativo, estudo de caso, estatístico ou matemático e etnografia.
	 c)
	Científico, laboratorial, reflexivo, base de dados e matemático.
	 d)
	Comparativo, científico, classificatório, estatístico e estudo de caso.
	4.
	No mundo acadêmico, o paper é um modelo específico de artigo científico. Nele, você pode organizar seus estudos, registrar suas pesquisas e reflexões. Assim estará produzindo conhecimento e ciência. Sobre este tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O paper é o modelo adotado pela UNIASSELVI para seus trabalhos e pesquisas acadêmicas.
(    ) O trabalho acadêmico ?paper? é um modelo de trabalho adotado pelas universidades, entretanto ele não é considerado científico.
(    ) Um dos objetivos do paper é produzir ciência, publicar as pesquisas feitas pelos acadêmicos, suas observações e reflexões.
(    ) O paper tem formato de um artigo científico. Por isso, deve expressar com clareza e objetividade o conhecimento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - F - V.
	 c)
	V - F - V - V.
	 d)
	F - V - V - F.
	5.
	Ao estabelecermos como será nossa pesquisa, definimos, também, que natureza terá, ou seja, estabelecemos se queremos fazer uma pesquisa básica ou uma pesquisa aplicada. Com base nesta breve reflexão e nos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, quais as principais diferenças entre pesquisa básica e pesquisa aplicada?
	 a)
	A pesquisa básica se ocupa basicamente de gerar novas informações, e a aplicada tem caráter mais prático.
	 b)
	A pesquisa aplicada é mais importante do que a de caráter básico.
	 c)
	A pesquisa aplicada por si só já implica que o conhecimento gerado será utilizado no plano teórico.
	 d)
	A pesquisa básica é conhecida também por ser mais esclarecedora enquanto que a aplicada somente é utilizada nas ciências exatas.
	6.
	O método de pesquisa etnográfico tem como centro o estudo de pessoas e grupos. Nesse sentido, assinale a alternativa CORRETA que aponta as características do método etnográfico:
	 a)
	Centraliza o método estatístico para criar novas leis e verdades comprovadas.
	 b)
	Busca compreender a realidade histórica e quantitativa sem se preocupar com as pessoas.
	 c)
	Método que prioriza a observação de entrevistas e desvenda o comportamento social.
	 d)
	Método quantitativo baseado em um fato isolado e nunca pode ser generalizado.
	7.
	Leia o seguinte texto:
A professora Adriangela Bonetti foi designada para uma sala de aula em que havia educandos com deficiência e transtorno global de desenvolvimento, no começo de 2009. A escola não tinha um projeto coletivo para lidar com esses estudantes. A sala de recursos que existia na escola tinha foco na aceleração dos alunos e a APAE do município atravessava uma crise de identidade com as políticas de educação especial na perspectiva da educação inclusiva. A Secretaria Municipal de Educação implantava um Sistema de Gestão de Qualidade na Educação (SGQE), ao mesmo tempo que sofria pressão do Ministério Público para obediência às leis de inclusão. A partir das ferramentas que conheceu em um curso, Adriangela pôde modificar sua prática pedagógica. Seu esforço lhe valeu um prêmio nacional e um convite para ser a coordenadora de educação inclusiva do município. Essa mudança trouxe uma série de novos desafios, para ela e para seus pares na escola: Como transformar sua visão de educação inclusiva em políticas públicas? Como garantir que os alunos com deficiência continuassem incluídos após sua saída? Como fortalecer as parcerias, por vezes conflituosas, com a APAE e o Ministério Público? Considerando o fato de que este estudo tem como objeto principal a professora Adriangela e o trabalho que desenvolveu na escola Alexandre Bacchi e no município de Guaporé, no Rio Grande do Sul, qual foi o método de pesquisa empregado nesta investigação e como ele se caracteriza?
FONTE: Adaptado de: GALERY, Augusto; ALONSO, Daniela. O caso da escola Alexandre Bacchi - Guaporé, RS. Disponível em: <http://www.diversa.org.br/.../o_caso_escola_alexandre_bacchi_guapore_rio_grande_do_sul_brasil>. Acesso em: 20 ago. 2016.
	 a)
	A pesquisa elaborada segue o método Estudo de Caso.
	 b)
	A pesquisa segue o modelo de senso comum.
	 c)
	A pesquisa segue o método histórico.
	 d)
	A pesquisa segue o método comparativo.
	8.
	O comportamento social pode ser descrito através de um método científico chamado de etnografia. A base de uma pesquisa etnográfica é o trabalho de campo. Assim, para que o pesquisador tenha êxito para adquirir dados ou informações, necessita de profundo preparo técnico, logístico e financeiro, podendo essas atividades serem custeadas via projetos com financiamento de órgãos públicos e privados. Com base nessas informações, analise as afirmativas a seguir:
I- Como principais limitações, podem ser citados projetos baseados em pequenosgrupos ou comunidades.
II- Os seres humanos sempre buscaram alguma forma de compreender a realidade, e a etnografia não contribuiu para esse processo.
III- O método etnográfico procura ultrapassar o senso comum, na medida que evidencia o próprio fenômeno.
IV- A pesquisa etnográfica permite o envolvimento direto do pesquisador em interações que constituem a realidade social.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a afirmativa I está correta.
	 b)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 c)
	As afirmativas I, III e IV estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I, II e IV estão corretas.
	9.
	O conhecimento vulgar ou senso comum é desenvolvido principalmente por intermédio dos sentidos e não tem pretensão de ser profundo, organizado e infalível. Ele está mais ligado à tradição popular do que à pesquisa e ao método científico. Sendo assim, quais são as características básicas do senso comum?
	 a)
	Profundo, objetivo, racional e organizado.
	 b)
	Superficial, subjetivo, sensitivo e assistemático.
	 c)
	Superficial, objetivo, provado em laboratório e prático.
	 d)
	Especializado, subjetivo, sensitivo e baseado em leis.
	10.
	Luckesi (1989, p. 13) afirma que:
É, então, na perspectiva de participar e interferir que a universidade é, urgentemente, chamada a abandonar seu papel tradicional de receptora e transmissora de uma cultura técnico-científica, importada, com o rótulo de "desinteressada", e assumir a luta pela conquista de uma cultura, um saber comprometido com os interesses nacionais. Ela é chamada a assumir a formação de uma personalidade brasileira em diálogo, de igual para igual, com os demais centros do saber e da cultura, sem perder de vista que nós temos de reelaborar o "saber da humanidade em função de nossos problemas específicos, o primeiro dos quais é a busca de nossa identidade e autonomia culturais". Fazendo uso das afirmações de Luckesi e dos conhecimentos construídos na disciplina de Metodologia Científica, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Cabe à universidade, bem como às demais instâncias de ensino, formar cidadãos críticos, reflexivos e conscientes de seu papel em um mundo globalizado.
(    ) O Brasil apresenta graves problemas educacionais e de exclusão social, por isso, antes que surjam soluções para eles, não é recomendável que se estimule a pesquisa nas universidades.
(    ) As universidades brasileiras, para que atingem a excelência, devem primar pelos conhecimentos "universais", sem fazer adaptações para a realidade local, a qual desvirtua o objetivo da ciência.
(    ) O ato de pesquisar deve ser constantemente promovido e utilizado nas universidades, bem como nas demais instâncias de ensino, uma vez que sua prática estimula a construção dos conhecimentos necessários ao homem e à sociedade em que ele se insere.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: LUCKESI, C. Fazer Universidade: uma proposta metodológica. O conhecimento: elucidações conceituais e procedimentos metodológicos. 5. ed. São Paulo: Cortez, 1989.
	 a)
	F - V - F - V.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	V - F - F - V.
	 d)
	F - F - V - V.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando