Buscar

Administração Pública e Regimes de Contratações


Continue navegando


Prévia do material em texto

As autarquias e as empresas públicas, como integrantes da Administração Federal Indireta, têm em comum o fato de ambas serem:
Escolha uma:
a. Pessoas jurídicas de direito privado.
b. Órgãos públicos despersonalizados.
c. Pessoas administrativas, sem personalidade jurídica própria.
d. Pessoas jurídicas de direito público interno.
e. Pessoas administrativas, com personalidade jurídica própria.
Feedback
A resposta correta é: Pessoas jurídicas de direito privado..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A exigência constitucional de provimento por concurso público dos cargos efetivos tem seu fundamento doutrinário básico no princípio da:
Escolha uma:
a. Finalidade
b. Supremacia do Interesse público
c. Razoabilidade
d. Publicidade
e. Isonomia
Feedback
A resposta correta é: Isonomia.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O atraso injustificado na execução do contrato administrativo sujeitará o contratado à multa de mora, na forma prevista no instrumento convocatório ou no contrato. Com relação à aludida multa identifique a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Impede que a Administração Pública rescinda unilateralmente o contrato, todavia será possível a aplicação de outras sanções previstas na Lei no 8666/1993.
b. Impede que a Administração Pública rescinda unilateralmente o contrato, bem como inviabiliza a incidência de outras sanções administrativas.
c. Não impede que a Administração Pública rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas na Lei no 8.666/1993.
d. Acarreta a rescisão do contrato administrativo e é sempre cumulada com a sanção de advertência.
e. Não impede que a Administração Pública rescinda unilateralmente o contrato, todavia, impede a aplicação de outras sanções administrativas previstas na Lei no 8.666/1993.
Feedback
A resposta correta é: Não impede que a Administração Pública rescinda unilateralmente o contrato e aplique as outras sanções previstas na Lei no 8.666/1993..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Sinteticamente, as autarquias podem ser definidas como pessoas jurídicas de capacidade exclusivamente administrativa. Caracterizada pelo Decreto-lei 200, na análise das assertivas abaixo, identifique os privilégios conferidos às autarquias:
Escolha uma:
a. Imunidade de impostos sobre seu patrimônio, renda e serviços vinculados ou não às suas finalidades essenciais.
b. Possibilidade de usucapião de seus bens.
c. Penhorabilidade de seus bens e rendas.
d. Prazo judicial em quádruplo para recorrer e em dobro para contestar.
e. Recurso de ofício nas sentenças que julgarem improcedente a execução de seus créditos fiscais.
Feedback
A resposta correta é: Recurso de ofício nas sentenças que julgarem improcedente a execução de seus créditos fiscais..
Questão 5
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação à disciplina dos servidores regidos pelo Regime Jurídico da Lei 8.112/90, assinale a alternativa caracterizadora:
Escolha uma:
a. Alcança apenas os servidores das autarquias federais.
b. Determina a impossibilidade de servidor aposentado com provento proporcional ao tempo de serviço vier a ser acometido por hanseníase passe a perceber provento integral.
c. Prevê pagamento, apenas para as servidoras, de auxílio-natalidade, em decorrência de nascimento ou adoção.
d. Determina que o provento proporcional de aposentadoria não seja inferior a 3/5 (três quintos) da remuneração da atividade.
e. Prevê expressamente a aposentadoria por invalidez, com proventos integrais, nos casos de síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS)
Feedback
A resposta correta é: Prevê expressamente a aposentadoria por invalidez, com proventos integrais, nos casos de síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA/AIDS).
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Administração Pública quando não descentralizada deve desempenhar, por si só, suas funções e, para tanto, acaba por se repartir em diferentes unidades, ditas órgãos estatais. Quanto as órgãos da administração pública é correto afirmar:
Escolha uma:
a. É uma pessoa jurídica criadas pelo poder público para prestar determinado serviço público delegado.
b. Os órgãos públicos apresentam personalidade jurídica própria, atuando de acordo com a vontade das pessoas jurídica à qual estão subordinados.
c. A Administração pode também atuar indiretamente, descentralizando suas funções a seres juridicamente distintos dela ditos órgãos.
d. Não é necessária a figura do agente para manifestar as ações imputadas as órgãos.
e. São centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem.
Feedback
A resposta correta é: São centros de competência instituídos para o desempenho de funções estatais, através de seus agentes, cuja atuação é imputada à pessoa jurídica a que pertencem..
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A permissão de serviço público sujeita-se às disposições da Lei nº 8.987. Com base na legislação pertinente, analise as assertivas a seguir e identifique a correta:
Escolha uma:
a. É formalizada mediante contrato de adesão, precário e revogável unilateralmente pelo poder concedente.
b. Não pode ser alterada a qualquer momento pela Administração.
c. A permissão de serviço público tem por objeto a execução de serviço público, razão pela qual a titularidade do serviço fica com o permissionário
d. Pressupõe que o serviço seja executado pelo permissionário, todavia, a responsabilidade por sua execução pertence a ele e ao poder concedente.
e. Independe de licitação, ao contrário do que ocorre na concessão de serviço público
Feedback
A resposta correta é: É formalizada mediante contrato de adesão, precário e revogável unilateralmente pelo poder concedente..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação à licitação, a Lei 8.666/93 autoriza sua dispensa:
Escolha uma:
a. Quando identificada pelo Administrador a necessidade de contratação célere.
b. Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem.
c. Para outros serviços e compras de valor máximo correspondente a R$ 20.000,00.
d. Com base na conveniência e oportunidade da Administração.
e. Para obras e serviços de engenharia de valor equivalente a, no máximo, R$ 8.000,00.
Feedback
A resposta correta é: Nos casos de guerra ou grave perturbação da ordem..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
As empresas públicas, as sociedades de economia mista e suas subsidiárias, são as entidades de administração indireta pelas quais o Poder Público explora atividade econômica. A respeito das empresas públicas e das sociedades de economia mista, analise as assertivas a seguir e identifique a correta :
Escolha uma:
a. O capital da empresa pública é exclusivamente público, e não pode pertencer a uma ou mais entidades .
b. As empresas públicas, a sociedade de economia mista e outras entidades que explorem atividade econômica não se sujeitam ao regime jurídico próprio das empresas privadas, inclusive quanto às obrigações trabalhistas e tributárias.
c. Em relação ao capital da empresa pública federal, não há mais obrigatoriedade de que ele pertença exclusivamente à União; outras pessoas jurídicas de direito público interno, bem como entidades da administração indireta da própria União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios dele podem participar, desde que a maioria do capital votante permaneça com a União.
d. As empresas públicas são pessoas jurídicas de direito privado, somente instituídas por lei especifica, com capital exclusivamente público, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito.
e. As empresas públicas e as sociedades de economia mista poderão gozar de privilégios fiscais não extensivos às do setor privado.
Feedback
A resposta correta é: Em relação ao capital da empresa pública federal, não há mais obrigatoriedade de que ele pertença exclusivamente à União; outraspessoas jurídicas de direito público interno, bem como entidades da administração indireta da própria União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios dele podem participar, desde que a maioria do capital votante permaneça com a União..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei nº 8.112/90 prevê, entre outras disposições sobre as responsabilidades do servidor público. Nesse sentido assinale a alternativa que caracteriza a responsabilização do servidor:
Escolha uma:
a. O servidor, mesmo que tenha agido com dolo ou culpa, não responde perante a Fazenda Pública.
b. São independentes entre si, mas ao servidor poderão acumularem-se as sanções penais, civis e administrativas
c. A responsabilidade penal abrange apenas os crimes cometidos pelo servidor, nessa qualidade, excluindo as contravenções penais.
d. A obrigação de reparação dos danos é pessoal e não se estende aos sucessores hereditários
e. Independente do resultado da ação criminal, a responsabilidade administrativa do servidor será mantida
Feedback
A resposta correta é: São independentes entre si, mas ao servidor poderão acumularem-se as sanções penais, civis e administrativas.
Atividade anterior
Próxima atividade
	Iniciado em
	segunda, 26 Ago 2019, 18:35
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	segunda, 26 Ago 2019, 19:18
	Avaliar
	7,0 de um máximo de 10,0(70%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição referiu-se às Fundações Públicas em paralelismo com as autarquias, portanto como se fossem realidades distintas. A respeito das fundações analise as assertivas a seguir e identifique a correta:
Escolha uma:
a. A Constituição Federal de 1998 outorgou às fundações públicas, assim entendidas aquelas criadas por lei e mantidas pelo poder público, natureza jurídica de entidades de direito público. A Emenda Constitucional nº 19/98, no entanto, passou a dispor que a instituição de fundação dar-se-á por meio de autorização legal específica. A par disso, a doutrina tem entendido que, atualmente, o poder público pode criar fundação tanto com personalidade de direito público, caso o faça mediante lei, tanto com personalidade de direito privado, neste caso cabendo à lei apenas autorizar a sua instituição.
b. Os contratos celebrados pelas fundações públicas não se submetem ao procedimento licitatório.
c. As fundações públicas, após a Emenda Constitucional nº 19/98, integram a Administração Direta.
d. Não há impedimento constitucional de acumulação de cargos, empregos e funções para seus servidores.
e. Após a Emenda Constitucional nº 19/98, não há mais, no Brasil, entidade fundacional de direito público.
Feedback
A resposta correta é: A Constituição Federal de 1998 outorgou às fundações públicas, assim entendidas aquelas criadas por lei e mantidas pelo poder público, natureza jurídica de entidades de direito público. A Emenda Constitucional nº 19/98, no entanto, passou a dispor que a instituição de fundação dar-se-á por meio de autorização legal específica. A par disso, a doutrina tem entendido que, atualmente, o poder público pode criar fundação tanto com personalidade de direito público, caso o faça mediante lei, tanto com personalidade de direito privado, neste caso cabendo à lei apenas autorizar a sua instituição..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Seguindo a tripartição de poderes trazida por Montesquieu, os Poderes Legislativo, Executivo e Judiciário apresentam funções tipicamente estabelecidas, além de outras funções ditas atípicas. Tendo por base as funções típicas dos três poderes, é correto afirmar que:
Escolha uma:
a. O poder judiciário caracteriza-se através de sua função típica de administrar a lei.
b. O poder judiciário apresenta como função típica a elaboração de leis;
c. O poder legislativo apresenta como função típica a aplicação de leis no caso concreto;
d. O poder executivo identifica-se tipicamente com a função de administrar e executar a lei, em cada caso;
e. O poder legislativo é reconhecido através de sua função típica de harmonizar os demais poderes;
Feedback
A resposta correta é: O poder executivo identifica-se tipicamente com a função de administrar e executar a lei, em cada caso;.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com base na Lei de Licitações, identifique a assertiva que representa a possibilidade de alteração contratual, devidamente justificada:
Escolha uma:
a. Unilateralmente pela Administração, quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos.
b. Por acordo das partes, quando necessária a modificação do regime de execução da obra ou serviço, bem como do modo de fornecimento, em face de verificação técnica da inaplicabilidade dos termos contratuais originários, desde que haja autorização expressa do Ministro da área afeta ao contrato.
c. Unilateralmente pela Administração, quando necessária a modificação da forma de pagamento, por imposição de circunstâncias supervenientes, sem a correspondente contraprestação de fornecimento de bens ou execução de obra ou serviço.
d. Por acordo das partes ou unilateralmente pela Administração, quando houver necessária a modificação do valor contratual em decorrência de acréscimo ou diminuição quantitativa de seu objeto, apenas nos contratos internacionais.
e. Unilateralmente pela Administração, quando conveniente a substituição da garantia de execução.
Feedback
A resposta correta é: Unilateralmente pela Administração, quando houver modificação do projeto ou das especificações, para melhor adequação técnica aos seus objetivos..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Além dos princípios dispostos no artigo 37 da Constituição Federal, outros são incluídos, mesmo que não presentes nesse rol, para nortearem a Administração Pública. Através deles, todas as pessoas que fazem parte dessa administração devem se pautar para produzirem seus atos. Considerando todos os princípios balizadores da administração pública, assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. Vigora o princípio da publicidade, exceto quando afetar a segurança do Estado.
b. O princípio da publicidade deve observar a conveniência para o agente praticante do ato administrativo.
c. A Administração tem que tratar a todos os administrados sem discriminações, ou vantagens, referindo-se ao princípio do interesse público.
d. A inobservância ao princípio da proporcionalidade, acarreta também a ofensa ao princípio da supremacia do interesse público.
e. Através do princípio da segurança jurídica é permitida a aplicação retroativa de nova interpretação de uma norma administrativa.
Feedback
A resposta correta é: Vigora o princípio da publicidade, exceto quando afetar a segurança do Estado..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os princípios balizadores da Administração Pública estão previstos, basicamente no artigo 37 da Constituição Federal, no entanto, outros princípios não estão nesse rol, mas compõem a base principiológica, igualmente. Quais são os princípios que não estão no rol do artigo 37 da Constituição Federal, mas pertencem a administração pública?
Escolha uma:
a. Princípio da legalidade, eficiência, publicidade, moralidade e motivação.
b. Princípio da isonomia, supremacia do interesse público, proporcionalidade, finalidade e motivação.
c. Princípio da supremacia do interesse público, da eficiência, da moralidade e da motivação.
d. Princípio da legalidade, isonomia, supremacia do interesse público, finalidade e eficiência.
e. Princípio da proporcionalidade, da eficiência e da finalidade.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da isonomia, supremacia do interesse público, proporcionalidade, finalidade e motivação..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos serviços públicos, assinale a alternativa que os caracteriza e os classifica:
Escolha uma:
a. Os serviços de utilidade pública somente podem ser prestados por órgãosdo Estado, diante se seu caráter indelegável.
b. Os serviços que têm por finalidade a satisfação individual e direta das necessidades dos cidadãos, como os de energia elétrica e transportes, são exemplos de serviços públicos uti universi.
c. Os serviços públicos prestados diretamente pelo Estado submetem-se às regras de direito público, enquanto aqueles prestados por particulares em colaboração com o poder público são regidos de forma integral pelo ordenamento privado.
d. Os serviços públicos próprios, destinados a atender necessidades coletivas, só podem ser executados por órgãos da administração indireta
e. Considera-se serviço público toda atividade exercida pelo Estado ou por seus delegados, sob regime total ou parcial de direito público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade.
Feedback
A resposta correta é: Considera-se serviço público toda atividade exercida pelo Estado ou por seus delegados, sob regime total ou parcial de direito público, com vistas à satisfação de necessidades essenciais e secundárias da coletividade..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O último ato do procedimento licitatório, pelo qual se atribui ao vencedor o objeto licitado, denomina-se:
Escolha uma:
a. Julgamento
b. Adjudicação
c. Homologação
d. Habilitação
e. Contratação
Feedback
A resposta correta é: Adjudicação.
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Assinale a alternativa que qualifica a independência de um Estado, com relação aos demais Estados:
Escolha uma:
a. Ordenação do povo
b. Proclamação da República
c. Fixação do território
d. Capacidade de autodeterminação.
e. Regulamentação das relações sociais
Feedback
A resposta correta é: Capacidade de autodeterminação..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A respeito da organização administrativa brasileira analise os seguintes itens e assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. A descentralização por delegação, também denominada por colaboração, ocorre quando o Estado cria uma entidade e a ela transfere, por lei, a titularidade e a execução de determinado serviço público ou de utilidade pública.
b. Serviços descentralizados é o que o Poder Público presta por seu órgãos integrantes da Administração direta, em seu nome e sob sua responsabilidade.
c. Serviço centralizado é todo aquele que o Poder Público transfere sua titularidade, ou simplesmente sua execução, por outorga ou delegação, a autarquia, fundações, empresas privadas etc.
d. A descentralização pode ser política ou administrativa: ocorre aquela entre as chamadas entidades políticas do Estado, como na Federação brasileira, em que os entes políticos descentralizados e autônomos – Estados, Distrito Federal e Municípios – exercem atribuições próprias; a descentralização administrativa surge quando são criados entidades com personalidade jurídica própria, desprovidas de autonomia políticas, mas com capacidade de auto-administração, como ocorre na chamada Administração indireta brasileira.
e. A descentralização por outorga ocorre o Estado transfere, mediante contrato (concessão) ou (permissão ou autorização), apenas a execução do serviço, para que o agente delegado o preste por seu conta e risco, conservando o Poder Público a titularidade do serviço.
Feedback
A resposta correta é: A descentralização pode ser política ou administrativa: ocorre aquela entre as chamadas entidades políticas do Estado, como na Federação brasileira, em que os entes políticos descentralizados e autônomos – Estados, Distrito Federal e Municípios – exercem atribuições próprias; a descentralização administrativa surge quando são criados entidades com personalidade jurídica própria, desprovidas de autonomia políticas, mas com capacidade de auto-administração, como ocorre na chamada Administração indireta brasileira..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Constituição Federal emprega a expressão Fundação Pública para se referir àquelas instituídas e mantidas pelo Poder Público. A respeito das Fundações públicas, julgue os itens seguintes e identifique o correto:
Escolha uma:
a. Sua criação independe de autorização legal específica.
b. São exclusivamente de direito público.
c. Nos termos do art. 37, XIX, da Constituição Federal devem ter suas áreas de atuação definidas por lei complementar.
d. São instituídas, em regra, para a prestação de serviços atípicos do Estado, mas de interesse coletivo como, educação, cultura, pesquisa ensino etc.
e. Constitui uma universalidade de bens na busca de vários fins indefinidos.
Feedback
A resposta correta é: São instituídas, em regra, para a prestação de serviços atípicos do Estado, mas de interesse coletivo como, educação, cultura, pesquisa ensino etc..
	
Parte superior do formulário
Questão 1
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns servidores públicos são regidos pelo regime celetista, outros, principalmente os vinculados à União, são regidos pela Lei n° 8.112/90, que é o regime jurídico dos servidores públicos. Com base nesta lei, qual a alternativa que apresenta corretamente os requisitos necessários para a investidura no cargo público?
Escolha uma:
a. Aptidão física e mental, idade mínima de 18 anos, nacionalidade brasileira ou estrangeira, escolaridade mínima exigida para o cargo e outros.
b. Nacionalidade brasileira ou estrangeira, gozo dos direitos políticos, idade mínima de 16 anos, aptidão física e outros.
c. Idade mínima de 18 anos, aptidão física e mental, quitação das obrigações militares e eleitorais, escolaridade mínima em nível médio e outros.
d. Gozo dos direitos políticos, nacionalidade brasileira, aprovado em concurso, idade mínima de 18 anos, aptidão física e mental e outros.
e. Gozo dos direitos políticos, quitação das obrigações militares e eleitorais, aptidão física e mental, idade mínima de 16 anos e outros.
Feedback
A resposta correta é: Gozo dos direitos políticos, nacionalidade brasileira, aprovado em concurso, idade mínima de 18 anos, aptidão física e mental e outros..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A contratação administrativa deve ser antecedida de um procedimento prévio, desenvolvido por algumas atividades internas, capazes de modelar a solução contratual cabível. Sobre tais procedimentos previstos na Lei n.º 8.666/93, a Administração Pública deve observar:
Escolha uma:
a. A faculdade de elaborar a minuta do futuro instrumento contratual.
b. Pesquisa no mercado sobre o objeto do contrato.
c. A previsão de recursos orçamentários para a contratação.
d. A necessidade de verificar a viabilidade de competição entre os particulares, pois sempre haverá licitação.
e. A identificação objetiva ou não de sua necessidade, mediante prévio processo administrativo.
Feedback
A resposta correta é: A previsão de recursos orçamentários para a contratação..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Estatui o art. 175 da Constituição Federal que: “Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos”. Assinale a alternativa que norteia a concessão do serviço público:
Escolha uma:
a. A concessão é definida como o contrato celebrado por dois ou mais entes federativos visando à gestão associada de serviços públicos.
b. A concessão envolve adicionalmente à tarifa cobrada dos usuários, contraprestação pecuniária do parceiro público ao parceiro privado.
c. A concessão veda a contraprestação pecuniária por parte do Estado.
d. A concessão pressupõe o exercício de um serviço público por alguém que aceita prestá-lo em nome próprio, por sua conta e risco, nas condições fixadas e alteráveis unilateralmente pelo Poder Público
e. A concessão dever ser expressamente prevista na Lei geral de concessão de serviços públicos.
Feedback
A resposta correta é: A concessão pressupõe o exercício de um serviço público por alguém que aceita prestá-lo em nome próprio, por suaconta e risco, nas condições fixadas e alteráveis unilateralmente pelo Poder Público.
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Durante a vigência do contrato administrativo, a ocorrência de caso fortuito ou força maior, regularmente comprovada, impeditiva da execução contratual, sem qualquer culpa do contratado ou da Administração, constitui motivo para a rescisão do contrato. Nesta hipótese, como se dará a rescisão do contrato?
Escolha uma:
a. Judicialmente, por iniciativa do contratado ou da administração.
b. Administrativamente por ato unilateral e escrito do poder público.
c. Judicialmente, nos termos da legislação.
d. Amigavelmente, reduzida a termo no processo de licitação.
e. Compulsoriamente.
Feedback
A resposta correta é: Administrativamente por ato unilateral e escrito do poder público..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Quando estipulado um contrato administrativo, que apresenta o Poder Público de um lado e o particular de outro, algumas prerrogativas dadas à Administração Pública são vislumbradas. Além disso, outras particularidades também aparecem nessa espécie de contrato. Tendo por base o contrato administrativo é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A extinção unilateral do contrato pode ocorrer nos casos previstos em lei, como também por ato administrativo, sem necessidade de motivação.
b. O contrato administrativo é caracterizado pela formalidade, mas dispensa-se a forma escrito e os requisitos especiais.
c. Não se constitui prerrogativa do contrato administrativo a alteração unilateral do contrato.
d. Nos contratos administrativos é observada a garantia constitucional do contratado ao equilíbrio econômico-financeiro do contrato administrativo.
e. O interesse público deve ser observado no contrato administrativo, mas não pode ser afastado sempre que interessar aos particulares.
Feedback
A resposta correta é: Nos contratos administrativos é observada a garantia constitucional do contratado ao equilíbrio econômico-financeiro do contrato administrativo..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nos termos da Lei n.º 8.666/93, os limites para determinação da modalidade de licitação para a contratação de obras e serviços de engenharia são respectivamente:
Escolha uma:
a. Convite: até R$ 140.000,00; tomada de preços: até R$: 1.600.000,00 e concorrência: acima de R$ 5.000.000,00.
b. Convite: até R$ 150.000,00; tomada de preços: até R$: 1.500.000,00 e concorrência: acima de R$ 1.500.000,00.
c. Convite: até R$ 200.000,00; tomada de preços: até R$: 2.000.000,00 e concorrência: acima de R$ 3.000.000,00.
d. Convite: até R$ 190.000,00; tomada de preços: até R$: 1.900.000,00 e concorrência: acima de R$ 5.000.000,00.
e. Convite: até R$ 290.000,00; tomada de preços: até R$: 2.900.000,00 e concorrência: acima de R$ 3.000.000,00.
Feedback
A resposta correta é: Convite: até R$ 150.000,00; tomada de preços: até R$: 1.500.000,00 e concorrência: acima de R$ 1.500.000,00..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O termo República significa coisa do povo, e por isso, carrega consigo quatro características imprescindíveis à forma de governo Republicana. Assinale a alternativa que apresenta de forma correta referidas características:
Escolha uma:
a. Hereditariedade, temporalidade, não representatividade popular, irresponsabilidade do gestor.
b. Eletividade, vitaliciedade, representatividade popular, responsabilidade do gestor.
c. Eletividade, temporalidade, não representatividade popular, responsabilidade do gestor.
d. Eletividade, temporalidade, representatividade popular, responsabilidade do gestor.
e. Hereditariedade, vitaliciedade, não representatividade popular, irresponsabilidade do gestor.
Feedback
A resposta correta é: Eletividade, temporalidade, representatividade popular, responsabilidade do gestor..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Com base no princípio da eficiência, a Lei nº 11.107/05, de acordo com o artigo 37 da Constituição Federal, o qual norteia os atos da administração pública, concedeu alguns privilégios aos consórcios públicos independentemente de sua natureza jurídica ser de direito público ou de direito privado. Marque a assertiva que retrata uma dessas peculiaridades com vistas a consecução dos seus objetivos:
Escolha uma:
a. Os consórcios públicos só podem ser contratados pela Administração direta ou indireta dos entes da Federação consorciados, mediante licitação.
b. Os consórcios públicos podem firmar convênios, contratos e acordos de qualquer natureza, permitido o recebimento de subvenções de outra entidade ou órgão de governo.
c. Os consórcios públicos podem arrecadar tarifas e outros preços públicos pela prestação de serviços ou uso de bens públicos, não podendo, contudo, outorgar concessão ou permissão para exploração de serviço público de competência dos entes consorciados.
d. Os consórcios públicos podem celebrar, após a sua constituição, protocolo de intenções dispondo sobre sua finalidade, prazo de duração e identificação dos entes da Federação consorciados.
e. Os consórcios públicos podem efetuar desapropriações e instituir servidões, promovendo a competente declaração de utilidade ou necessidade pública.
Feedback
A resposta correta é: Os consórcios públicos podem firmar convênios, contratos e acordos de qualquer natureza, permitido o recebimento de subvenções de outra entidade ou órgão de governo..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando a diferença doutrinária entre formas de Estado, formas de governo e regimes de governo, assinale a alternativa que corresponde ao sistema de governo adotado na Constituição Federal de 1988 (CF).
Escolha uma:
a. Presidencialismo
b. Monarquia
c. Parlamentarismo
d. República
e. Confederação
Feedback
A resposta correta é: Presidencialismo.
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Com relação aos encargos do poder concedente, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. É prerrogativa do poder concedente extinguir a concessão antes de findo o prazo inicialmente estatuído, desde que obtida autorização judicial.
b. É prerrogativa do poder concedente aplicar sanções ao concessionário inadimplente, mediante autorização judicial.
c. Dentre as competências do poder concedente, não estão incluídos os poderes de alterar unilateralmente as suas cláusulas regulamentares.
d. Proceder à autorização judicial a homologação de reajustes e revisão das tarifas.
e. No exercício da fiscalização, o poder concedente terá acesso aos dados relativos à administração, contabilidade, recursos técnicos, econômicos e financeiros da concessionária.
Feedback
A resposta correta é: No exercício da fiscalização, o poder concedente terá acesso aos dados relativos à administração, contabilidade, recursos técnicos, econômicos e financeiros da concessionária..
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os contratos administrativos, ao contrários dos contratos privados, possuem características particulares, pois apresenta de um lado da avença a Administração Pública. Desta forma, o contrato administrativo está corretamente conceituado em qual alternativa:
Escolha uma:
a. As cláusulas pactuadas no contrato administrativo não se sujeitam a cambiáveis imposições de interesse público.
b. Os contratos administrativos celebrados entre a Administração e um particular são aqueles disciplinados eminentemente por normas de direito privado, aplicando o Direito Público de forma acessória
c. O contrato administrativo, precedido de licitação, ou do procedimento que a comprove dispensada ou inexigível, é caracterizado pela informalidade.
d. É a avença travada entre a Administração e terceiros na qual, por força de lei, tão somente.
e. É o ajuste entre órgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada
Feedback
A resposta correta é: É o ajuste entreórgãos ou entidades da Administração Pública e particulares, em que haja um acordo de vontades para a formação de vínculo e a estipulação de obrigações recíprocas, seja qual for a denominação utilizada.
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei nº 8.666/93 regulamentou o artigo 37, inciso XXI, da Constituição, instituindo normas para licitação e contratos da Administração Pública. Sobre o assunto, assinale a alternativa que se apresenta de forma correta acerca da Licitação:
Escolha uma:
a. Quando couber convite ou tomada de preços, a Administração não poderá valer-se da concorrência.
b. As organizações da Administração Pública Federal, em face de suas peculiariedades, poderão criar modalidade de licitação ou combinar as já previstas na legislação vigente.
c. A utilização de convite exclui a participação de quaisquer interessados não-cadastrados, que poderão, todavia, manifestar seu interesse após a afixação do instrumento convocatório pela unidade administrativa.
d. O concurso é a modalidade adequada de licitação para um Tribunal de Contas que pretender premiar as melhores monografias sobre o controle externo.
e. O leilão é uma modalidade de licitação entre interessados previamente cadastrados, que pode ser utilizada para a alienação de bens imóveis da Administração pública, cuja aquisição tenha decorrido de procedimentos judiciais.
Feedback
A resposta correta é: O concurso é a modalidade adequada de licitação para um Tribunal de Contas que pretender premiar as melhores monografias sobre o controle externo..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Acerca das entidades da administração pública indireta, em se tratando de licitação, pode-se afirmar:
Escolha uma:
a. Deverão reger-se pela lei das licitações, estando vinculadas à obrigatoriedade da realização de licitação para contratar, somente por força da Lei n.º 8.666/93.
b. Estão obrigadas a realizar licitação para contatar, porém, jamais poderão contratar diretamente mediante inexigibilidade de licitação.
c. Encontram-se escusadas de realizarem licitações, vez que não se sujeitam à lei das licitações, eis que se trata meramente de entidade de caráter particular, mesmo que parte da administração pública indireta.
d. Deverão ser regidas por regulamento próprio, publicado, em consonância com a Lei n.º 8.666/93 e aprovado pela autoridade de nível superior ao seu, estando sujeitos às disposições da referida lei.
e. Embora sejam obrigadas a realizar licitação para contatar, poderão dispensá-la, desde que os valores a serem contratados não ultrapassem R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
Feedback
A resposta correta é: Deverão ser regidas por regulamento próprio, publicado, em consonância com a Lei n.º 8.666/93 e aprovado pela autoridade de nível superior ao seu, estando sujeitos às disposições da referida lei..
Questão 4
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
O consórcio público é uma modalidade de associação entre entes federados, que compõem a administração indireta dos entes consorciados, com vistas ao planejamento, à regulação e à execução de atividades de um modo geral ou de serviços públicos de interesse comum de alguns ou de todos os consorciados. Sobre a sua personalidade jurídica, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Podem ser pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado. Nesta última hipótese, para que o consórcio adquira personalidade jurídica será necessário assinatura de convênio com o poder público.
b. Quando são de direito público, constituem-se de empresas públicas.
c. Quando os consórcios públicos são constituídos sob a forma de pessoa jurídica de direito privado, não precisam observar as normas de direito público.
d. Somente podem ser constituídos sob a forma de pessoa jurídica de direito público.
e. Quando são de direito público, constituem associações públicas, e deve ser ratificado um protocolo de intenções para que o consórcio adquira personalidade jurídica.
Feedback
A resposta correta é: Quando são de direito público, constituem associações públicas, e deve ser ratificado um protocolo de intenções para que o consórcio adquira personalidade jurídica..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os prazos dos contratos administrativos devem ser cumpridos fielmente pelas partes. A prorrogação dos prazos contratuais é uma exceção. A Lei n.º 8.666/93 traz um rol de causas que autorizam a prorrogação. Dentre as opções abaixo, qual delas poderá ensejar tal prorrogação contratual?
Escolha uma:
a. Alteração do projeto ou especificações, pela parte contratada.
b. Omissão ou atraso de providências a cargo da Administração.
c. Interrupção da execução do contrato ou diminuição do ritmo, pela contratada.
d. Aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos pela lei em referência.
e. Impedimento da execução do serviço por fatores exclusivos da contratada, tais como falta de mão de obra ou dificuldade de acesso ao local.
Feedback
A resposta correta é: Aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos pela lei em referência..
Questão 6
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Considerando que à Administração é vedado atribuir o objeto licitado a terceiro que não o vencedor e de que o julgamento das propostas deve ser feito com base nas previsões editalícias, assinale a alternativa correspondente aos princípios que norteiam referidas ações:
Escolha uma:
a. Adjudicação compulsória e publicidade
b. Adjudicação compulsória e julgamento objetivo
c. Isonomia e legalidade
d. Moralidade e vinculação ao instrumento convocatório
e. Impessoalidade e publicidade
Feedback
A resposta correta é: Adjudicação compulsória e julgamento objetivo.
Questão 7
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A permissão de serviço público pode ser conceituada como ato administrativo de delegação da prestação de serviço público a particular, sem a imposição de deveres de investimento amortizáveis em prazo mínimo de tempo. Sobre este instrumento de delegação de serviço público, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A pode ser outorgada mediante dispensa do processo de licitação.
b. A extinção antecipada da concessão, por motivo de conveniência, não atribui ao permissionário o direito de indenização.
c. A permissão depende de um procedimento destinado a selecionar a proposta mais vantajosa à Administração Pública, ou seja, a outorga da permissão está subordinada à prévia licitação.
d. A permissão pode ser outorgada mediante processo de inexigibilidade de licitação.
e. A permissão tem como aspecto fundamental a ausência de dever de o particular realizar investimentos para a implantação ou desenvolvimento dos serviços, entretanto, por ocasião da sua rescisão, o Estado deverá indenizar o particular pelo tempo despendido no contrato.
Feedback
A resposta correta é: A permissão depende de um procedimento destinado a selecionar a proposta mais vantajosa à Administração Pública, ou seja, a outorga da permissão está subordinada à prévia licitação..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A permissão de serviço público passou a ter previsão constitucional expressa a partir da Constituição de 1988. O art. 175 estatui: “Incumbe ao Poder Público, na forma da lei, diretamente ou sob o regime de concessão ou permissão, sempre através de licitação, a prestação de serviços públicos”. Com base na legislação pertinente, analise as assertivas a seguir e identifique a correta:
Escolha uma:
a. Entende-se por permissão de serviço público a expedição de ato unilateral, discricionário e precário, em favor de pessoa jurídica ou física que comprove formalmente perante o poder concedente a sua plena capacidade para a prestação do serviço.
b. Entende-se por permissão de serviço público a delegação mediante contrato de adesão e prévia licitação, objetivando a prestação de serviço público, formalizado entre o poder público e a pessoa física ou jurídica que tenha demonstrado, no procedimento licitatório,capacidade para a sua prestação.
c. Entende-se por permissão de serviço público a transferência através de contrato por prazo determinado e prévia licitação, na modalidade concorrência, celebrado pelo poder concedente com a pessoa jurídica ou consórcio de empresas, que tenha demonstrado capacidade para a sua prestação, por sua conta e risco.
d. Entende-se por permissão de serviço público a outorga mediante ato unilateral e precário, expedido pelo poder público à pessoa física ou jurídica que tenha demonstrado no decorrer do procedimento licitatório, capacidade para a prestação do serviço, por sua conta e risco.
e. Entende-se por permissão de serviço público a contratação mediante ato administrativo discricionário e precário, sem necessidade de realização do certame licitatório, de pessoa jurídica que comprove plena capacidade para a execução do serviço
Feedback
A resposta correta é: Entende-se por permissão de serviço público a delegação mediante contrato de adesão e prévia licitação, objetivando a prestação de serviço público, formalizado entre o poder público e a pessoa física ou jurídica que tenha demonstrado, no procedimento licitatório, capacidade para a sua prestação..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Após a aprovação em concurso público, o servidor público será investido no cargo público. Conforme preceitos da Lei n° 8112/90 a respeito dos institutos de nomeação, posse e exercício, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Em se tratando de servidor que esteja na data de publicação do ato de provimento em licença por motivo de doença em pessoa da família, o prazo para a posse será de 60 (sessenta) dias.
b. A posse deve ocorrer no prazo de 15 (quinze) dias contados da publicação do ato de provimento.
c. A nomeação pode se dar unicamente em caráter efetivo.
d. O exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público, enquanto que a posse dá-se com a assinatura do respectivo termo.
e. A posse não pode dar-se mediante procuração específica.
Feedback
A resposta correta é: O exercício é o efetivo desempenho das atribuições do cargo público, enquanto que a posse dá-se com a assinatura do respectivo termo..
Questão 10
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A emenda constitucional nº 19/98, conhecida como emenda da reforma administrativa, incluiu no rol do artigo 37 da Constituição mais um princípio indispensável à Administração Pública, juntamente com os já existentes. Portanto, qual o princípio da Administração inserido no rol do mencionado artigo apenas em 1998?
Escolha uma:
a. Princípio da publicidade.
b. Princípio da supremacia do interesse público.
c. Princípio da eficiência.
d. Princípio da moralidade.
e. Princípio da impessoalidade.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da eficiência..
 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os contratos administrativos apresentam peculiaridades por trazer, de um lado da relação jurídica, o Poder Público. Estão disciplinados pela Lei 8.666/93, visando à preservação dos interesses da coletividade. A extinção dos contratos administrativos, assim como sua formação, depende de certas formalidades. Sendo assim, qual a alternativa traz o modelo correto a ser adotado para a extinção dos contratos administrativos?
Escolha uma:
a. Razões de interesse público constituem motivo para rescisão unilateral do contrato administrativo, cabendo, no entanto, indenização ao particular, se houverem prejuízos.
b. Não constitui motivo para a rescisão unilateral do contrato administrativo o atraso injustificado no início da obra.
c. A extinção do contrato administrativo, quando fundada na conveniência da Administração, não está inserido no poder discricionário.
d. A extinção unilateral do contrato administrativo não necessita observar os casos previstos em lei, bastando para tanto, motivação pelo agente público.
e. Não é possível a extinção unilateral do contrato administrativo quando for decretada a falência do particular.
Feedback
A resposta correta é: Razões de interesse público constituem motivo para rescisão unilateral do contrato administrativo, cabendo, no entanto, indenização ao particular, se houverem prejuízos..
Questão 2
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Administração Pública quando não descentralizada deve desempenhar, por si só, suas funções e, para tanto, acaba por se repartir em diferentes unidades, cada qual decidindo os assuntos que lhe são afetos. Essas unidades são os que denominamos de órgãos. A respeito da classificação dos órgãos, analise as assertivas a seguir e identifique a correta:
Escolha uma:
a. Os órgãos dependentes, tais como as Chefias dos Poderes Executivos e Legislativos, desempenham suas funções por meio dos chamados agentes políticos.
b. Órgãos colegiados são os que reúnem na sua estrutura outros órgãos menores, consubstanciados a chamada desconcentração administrativa.
c. São órgão autônomos aqueles originários da Constituição, típicos representantes dos poderes do Estado - Legislativo, Judiciário e Executivo - , somente sujeitos aos controles constitucionais de um Poder pelo outro
d. São órgãos subalternos aqueles que se acham hierarquizados a órgãos mais elevados, com vasto poder decisório e predominância de atribuições de execução, de serviços de rotina administrativa, como as portarias e as seções de expedientes.
e. Os Ministérios, plano federal, e as secretarias de estado, na esfera estadual, são exemplos de órgãos autônomos, pois estão localizados imediatamente abaixados dos órgãos independentes.
Feedback
A resposta correta é: Os Ministérios, plano federal, e as secretarias de estado, na esfera estadual, são exemplos de órgãos autônomos, pois estão localizados imediatamente abaixados dos órgãos independentes..
Questão 3
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei nº 8.112/90 disciplina todo o regime jurídico dos servidores públicos da União. Com relação aos direitos e as vantagens dos servidores públicos civis da união, com base na legislação pertinente, analise as assertivas a seguir e identifique a correta:
Escolha uma:
a. Ao servidor que mudar de sede funcional, a pedido ou por interesse da administração, será assegurada, na localidade da nova residência, matricula em instituição de ensino de sua escolham independentemente da existência de vaga.
b. Os servidores do Superior Tribunal Militar podem ser cedidos para terem exercícios em outros órgãos, mas somente se o cessionário for órgão do Poder Publico.
c. A administração está obrigada a rever, a qualquer tempo, os atos violadores de direito de servidores, desde que não-consumado o prazo prescricional definido em lei.
d. Somente na hipótese de prestação de alimentos resultante de decisão judicial a remuneração do servidor poderá ser objeto de penhora.
e. Ao servidor ocupante de cargo publico efetivo é assegurado a concessão de licença não-remunerada para trato de assunto particulares. A administração só não estará obrigada a conceder a licença se o servidor ainda não houver concluído o estágio probatório.
Feedback
A resposta correta é: Somente na hipótese de prestação de alimentos resultante de decisão judicial a remuneração do servidor poderá ser objeto de penhora..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O sistema de registro de preços é um cadastro de produtos e serviços de fornecedores. Sobre esta figura contratual peculiar, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. As compras, sempre que possível, deverão ser processadas através de sistema de registro de preços.
b. Após a seleção do vencedor, é firmado um instrumento de cunho normativo, conhecido como contrato de prestação de serviços ou contrato de fornecimento.
c. No sistema registro de preços, a Administração promove licitação, na modalidade que desejar, visando a selecionar produtos e serviços dos respectivos fornecedores.
d. Após a assinatura do instrumento normativo, conhecido como ata de registro de preços, a Administração contratará, obrigatoriamente, todo o escopo previsto no registro.
e. O registrode preços dispensa a pactuação de um contrato específico para cada fornecimento ou prestação de serviço.
Feedback
A resposta correta é: As compras, sempre que possível, deverão ser processadas através de sistema de registro de preços..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme preceitua o artigo 37, inciso II da Constituição Federal, a investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas e títulos. Com base no texto constitucional, quais são os entes obrigados a prestar concurso público?
Escolha uma:
a. Todos os órgãos da administração direta e autarquias, apenas.
b. Todos os órgãos da administração direta e autarquias, fundações e empresas públicas, apenas.
c. Tanto a administração direita como a indireta, bem como o terceiro setor.
d. Todos os entes da administração indireta e o terceiro setor.
e. Todos os órgãos da administração direta e todos os entes da administração indireta.
Feedback
A resposta correta é: Todos os órgãos da administração direta e todos os entes da administração indireta..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O consórcio público é uma modalidade de associação entre entes federados, que compõem a administração indireta dos entes consorciados, com vistas ao planejamento, à regulação e à execução de atividades de um modo geral ou de serviços públicos de interesse comum de alguns ou de todos os consorciados. Sobre a sua personalidade jurídica, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Quando são de direito público, constituem-se de empresas públicas.
b. Somente podem ser constituídos sob a forma de pessoa jurídica de direito público.
c. Podem ser pessoas jurídicas de direito público ou de direito privado. Nesta última hipótese, para que o consórcio adquira personalidade jurídica será necessário assinatura de convênio com o poder público.
d. Quando os consórcios públicos são constituídos sob a forma de pessoa jurídica de direito privado, não precisam observar as normas de direito público.
e. Quando são de direito público, constituem associações públicas, e deve ser ratificado um protocolo de intenções para que o consórcio adquira personalidade jurídica.
Feedback
A resposta correta é: Quando são de direito público, constituem associações públicas, e deve ser ratificado um protocolo de intenções para que o consórcio adquira personalidade jurídica..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A permissão de serviço público pode ser conceituada como ato administrativo de delegação da prestação de serviço público a particular, sem a imposição de deveres de investimento amortizáveis em prazo mínimo de tempo. Sobre este instrumento de delegação de serviço público, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A permissão depende de um procedimento destinado a selecionar a proposta mais vantajosa à Administração Pública, ou seja, a outorga da permissão está subordinada à prévia licitação.
b. A permissão tem como aspecto fundamental a ausência de dever de o particular realizar investimentos para a implantação ou desenvolvimento dos serviços, entretanto, por ocasião da sua rescisão, o Estado deverá indenizar o particular pelo tempo despendido no contrato.
c. A permissão pode ser outorgada mediante processo de inexigibilidade de licitação.
d. A permissão pode ser outorgada mediante dispensa do processo de licitação.
e. A extinção antecipada da concessão, por motivo de conveniência, não atribui ao permissionário o direito de indenização.
Feedback
A resposta correta é: A permissão depende de um procedimento destinado a selecionar a proposta mais vantajosa à Administração Pública, ou seja, a outorga da permissão está subordinada à prévia licitação..
Questão 8
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Acerca das entidades da administração pública indireta, em se tratando de licitação, pode-se afirmar:
Escolha uma:
a. Encontram-se escusadas de realizarem licitações, vez que não se sujeitam à lei das licitações, eis que se trata meramente de entidade de caráter particular, mesmo que parte da administração pública indireta.
b. Embora sejam obrigadas a realizar licitação para contatar, poderão dispensá-la, desde que os valores a serem contratados não ultrapassem R$ 15.000,00 (quinze mil reais).
c. Estão obrigadas a realizar licitação para contatar, porém, jamais poderão contratar diretamente mediante inexigibilidade de licitação.
d. Deverão reger-se pela lei das licitações, estando vinculadas à obrigatoriedade da realização de licitação para contratar, somente por força da Lei n.º 8.666/93.
e. Deverão ser regidas por regulamento próprio, publicado, em consonância com a Lei n.º 8.666/93 e aprovado pela autoridade de nível superior ao seu, estando sujeitos às disposições da referida lei.
Feedback
A resposta correta é: Deverão ser regidas por regulamento próprio, publicado, em consonância com a Lei n.º 8.666/93 e aprovado pela autoridade de nível superior ao seu, estando sujeitos às disposições da referida lei..
Questão 9
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Alguns servidores públicos são regidos pelo regime celetista, outros, principalmente os vinculados à União, são regidos pela Lei n° 8.112/90, que é o regime jurídico dos servidores públicos. Com base nesta lei, qual a alternativa que apresenta corretamente os requisitos necessários para a investidura no cargo público?
Escolha uma:
a. Nacionalidade brasileira ou estrangeira, gozo dos direitos políticos, idade mínima de 16 anos, aptidão física e outros.
b. Gozo dos direitos políticos, quitação das obrigações militares e eleitorais, aptidão física e mental, idade mínima de 16 anos e outros.
c. Gozo dos direitos políticos, nacionalidade brasileira, aprovado em concurso, idade mínima de 18 anos, aptidão física e mental e outros.
d. Aptidão física e mental, idade mínima de 18 anos, nacionalidade brasileira ou estrangeira, escolaridade mínima exigida para o cargo e outros.
e. Idade mínima de 18 anos, aptidão física e mental, quitação das obrigações militares e eleitorais, escolaridade mínima em nível médio e outros.
Feedback
A resposta correta é: Gozo dos direitos políticos, nacionalidade brasileira, aprovado em concurso, idade mínima de 18 anos, aptidão física e mental e outros..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os prazos dos contratos administrativos devem ser cumpridos fielmente pelas partes. A prorrogação dos prazos contratuais é uma exceção. A Lei n.º 8.666/93 traz um rol de causas que autorizam a prorrogação. Dentre as opções abaixo, qual delas poderá ensejar tal prorrogação contratual?
Escolha uma:
a. Impedimento da execução do serviço por fatores exclusivos da contratada, tais como falta de mão de obra ou dificuldade de acesso ao local.
b. Omissão ou atraso de providências a cargo da Administração.
c. Alteração do projeto ou especificações, pela parte contratada.
d. Interrupção da execução do contrato ou diminuição do ritmo, pela contratada.
e. Aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos pela lei em referência.
Feedback
A resposta correta é: Aumento das quantidades inicialmente previstas no contrato, nos limites permitidos pela lei em referência..
	Iniciado em
	terça, 27 Ago 2019, 15:26
	Estado
	Finalizada
	Concluída em
	terça, 27 Ago 2019, 16:39
	Avaliar
	8,0 de um máximo de 10,0(80%)
Parte superior do formulário
Questão 1
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Acerca da fiscalização do poder concedente sobre a empresa concessionária, no contrato de concessão de serviço público, é sabido que aquele pode e deve intervir para resguardar suas competências. Sobre este poder/dever, decorre a seguinte afirmativa:
Escolha uma:
a. A fiscalização do serviço será feita por intermédio de órgão técnico do poder concedente ou por entidade com ele conveniada, e, periodicamente, conforme previsto em norma regulamentar, por comissão composta de representantes do poder concedente, da concessionária e dos usuários.
b. É possível a transferênciada concessão, bem como, do controle da sociedade concessionária, sem prévia autorização do poder concedente.
c. É defeso ao poder concedente o acesso aos dados relativos sigilosos da empresa concessionárias, tais como contabilidade, recursos técnicos, econômicos e financeiros.
d. A fiscalização do serviço será feita por apenas por comissão composta de representantes do poder concedente, da concessionária e dos usuários.
e. A omissão na fiscalização, pelo poder concedente, não enseja qualquer pena de renúncia às funções básicas que lhe foram atribuídas pela Constituição Federal e demais legislações aplicáveis.
Feedback
A resposta correta é: A fiscalização do serviço será feita por intermédio de órgão técnico do poder concedente ou por entidade com ele conveniada, e, periodicamente, conforme previsto em norma regulamentar, por comissão composta de representantes do poder concedente, da concessionária e dos usuários..
Questão 2
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Podemos conceituar Estado como uma ordenação que tem por fim específico e essencial a regulamentação global das relações sociais entre membros de uma dada população sobre um dado território. A partir dessa definição, assinale a alternativa que consagra os elementos necessários à existência de um Estado:
Escolha uma:
a. Poder soberano, povo, território e finalidade, devidamente organizados
b. Povo, território, representatividade popular e constituição
c. Tratado, interdependência, mandato e finalidade
d. Poder soberano, território, representatividade popular, constituição
e. Povo, mandato, finalidade e interdependência
Feedback
A resposta correta é: Poder soberano, povo, território e finalidade, devidamente organizados.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Lei nº 8.666/93 regulamentou o artigo 37, inciso XXI, da Constituição, instituindo normas para licitação e contratos da Administração Pública. Sobre o assunto, assinale a alternativa que se apresenta de forma correta acerca da Licitação:
Escolha uma:
a. As organizações da Administração Pública Federal, em face de suas peculiariedades, poderão criar modalidade de licitação ou combinar as já previstas na legislação vigente.
b. O leilão é uma modalidade de licitação entre interessados previamente cadastrados, que pode ser utilizada para a alienação de bens imóveis da Administração pública, cuja aquisição tenha decorrido de procedimentos judiciais.
c. A utilização de convite exclui a participação de quaisquer interessados não-cadastrados, que poderão, todavia, manifestar seu interesse após a afixação do instrumento convocatório pela unidade administrativa.
d. O concurso é a modalidade adequada de licitação para um Tribunal de Contas que pretender premiar as melhores monografias sobre o controle externo.
e. Quando couber convite ou tomada de preços, a Administração não poderá valer-se da concorrência.
Feedback
A resposta correta é: O concurso é a modalidade adequada de licitação para um Tribunal de Contas que pretender premiar as melhores monografias sobre o controle externo..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Os servidores públicos, que ingressam mediante concurso público de provas, ou de provas e títulos, são reconhecidos, principalmente, pela característica da estabilidade no emprego. A respeito da estabilidade, prevista no artigo 41 da Constituição Federal, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Durante o período de estágio probatório, o servidor não poderá ser demitido.
b. Extinto o cargo ou declarada sua desnecessidade o servidor, mesmo que estável, será exonerado.
c. Como condição para aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade.
d. O servidor público será estável após 3 anos de efetivo exercício e não poderá perder o cargo, em nenhum caso, após este prazo.
e. Não é possível a reintegração no serviço público, mesmo que a demissão seja considerada invalidade por sentença judicial.
Feedback
A resposta correta é: Como condição para aquisição da estabilidade, é obrigatória a avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O Estado tanto pode desenvolver por si mesmo as atividades administrativas que tem constitucionalmente a seu encargo, como pode prestá-las através de outros sujeitos. A respeito da organização da administração pública brasileira analise os itens a seguir e identifique o correto:
Escolha uma:
a. Na organização da Administração Pública indireta no Brasil, temos apenas entidades de direito privado.
b. Governo e Administração Pública, no âmbito do Direito Administrativo, são conceitos distintos: aquele atua mediante a prática de Atos “de governo”, na fixação da política de comando, de iniciativa, de fixação de metas, diretrizes e objetivos do Estado; esta, num sentido objetivo, consiste na própria atividade administrativa exercida pelo Estado por seus órgãos e agentes e, em sentido subjetivo, constitui o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas, representando o aparelhamento de execução do Estado, voltado para o cumprimento da política e das metas traçadas pelo Governo.
c. Os chamados serviços sociais autônomos – SESI, SENAC etc.-, segundo a orientação dominante, integram a Administração Pública Indireta.
d. São consideradas entidades estatais porque providas de autonomia política, a União, os Estados o DF, os municípios e os Território, estes caso sejam criados.
e. A Administração Pública atua por meio de seus órgãos - unidades de atuação integrantes da estrutura da Administração direta e indireta – e entidades - unidades de atuação desprovidas de personalidade jurídica.
Feedback
A resposta correta é: Governo e Administração Pública, no âmbito do Direito Administrativo, são conceitos distintos: aquele atua mediante a prática de Atos “de governo”, na fixação da política de comando, de iniciativa, de fixação de metas, diretrizes e objetivos do Estado; esta, num sentido objetivo, consiste na própria atividade administrativa exercida pelo Estado por seus órgãos e agentes e, em sentido subjetivo, constitui o conjunto de agentes, órgãos e pessoas jurídicas que tenham a incumbência de executar as atividades administrativas, representando o aparelhamento de execução do Estado, voltado para o cumprimento da política e das metas traçadas pelo Governo..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Conforme dispõe a Lei n.º 11.107/2005, os consórcios públicos serão constituídos por contrato cuja celebração dependerá da prévia subscrição de protocolo de intenções. Ademais, acerca da aquisição de sua personalidade jurídica, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Se direito privado, mediante aprovação legislativa e atendimento dos requisitos da legislação civil.
b. Se revestido da personalidade jurídica de direito privado, não há necessidade de observância das normas de direito público.
c. Se revestido da personalidade jurídica de direito público, deverá integrar a administração indireta de algum dos entes da Federação consorciados.
d. Se direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções.
e. Somente na hipótese de estar revestido da personalidade jurídica de direito público é que deverá ser observada as noras de direito público.
Feedback
A resposta correta é: Se direito público, no caso de constituir associação pública, mediante a vigência das leis de ratificação do protocolo de intenções..
Questão 7
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Nos termos da Lei n.º 8.666/93, sobre o recurso administrativo, no procedimento de licitação, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. Cabe apenas nas decisões onde evidentemente se feriu um ou mais princípios referentes à licitação.
b. É cabível em todas as fases da licitação, e seu prazo para interposição é de 48 (quarenta e oito) horas a contarda decisão da autoridade competente.
c. É previsto na Lei n.º 8.666/93, mas apenas nas modalidades de recurso, representação e pedido de reconsideração.
d. Tem prazo igual ao recurso de apelação no juízo cível, devendo ser interposto em 5 dias e apresentadas suas razões em 10 dias.
e. A Administração Pública deverá, obrigatoriamente, recebe-lo no seu efeito suspensivo.
Feedback
A resposta correta é: É previsto na Lei n.º 8.666/93, mas apenas nas modalidades de recurso, representação e pedido de reconsideração..
Questão 8
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
A licitação destina-se a garantir a observância do princípio constitucional da isonomia e a selecionar a proposta mais vantajosa para a Administração. Há situações, todavia, em que a legislação considera a licitação dispensável e inexigível. Em relação a estas situações, assinale a alternativa que apresenta a forma correta das referidas exceções:
Escolha uma:
a. Quando as propostas consignarem preços incompatíveis com os fixados por órgão oficial, a Administração poderá proceder à adjudicação direta dos bens ou serviços ao licitante que tiver apresentado a proposta de menor preço.
b. É dispensável a licitação quando houver inviabilidade de competição.
c. As hipótese de dispensa de licitação exigem justificação, o mesmo não ocorrendo nos casos de inexigibilidade, haja vista, que, nestes, há inviabilidade de competição.
d. A licitação será inexigível nas situações em que a União ou Estado tiverem de adquirir produtos necessários à normalização do abastecimento ou à regulação de preços.
e. É inexigível a licitação para uma sociedade de economia mista que tenha sofrido autuação fiscal de valor considerável e deseje contratar profissional que se notabilizou na defesa de contribuintes em idêntica situação.
Feedback
A resposta correta é: É inexigível a licitação para uma sociedade de economia mista que tenha sofrido autuação fiscal de valor considerável e deseje contratar profissional que se notabilizou na defesa de contribuintes em idêntica situação..
Questão 9
Incorreto
Marcar questão
Texto da questão
Os princípios norteadores da Administração Pública devem ser observados sob todos os aspectos, inclusive nos concursos públicos. A sua realização consiste na adoção de um procedimento que assegura a igualdade da oportunidade de acesso a cargos ou empregos públicos, com o objetivo de propiciar a melhor escolha possível sem privilégios ou favorecimentos. Quais são os dois princípios, com base no enunciado, que devem ser respeitados quando da realização de concurso público?
Escolha uma:
a. Princípio da impessoalidade e princípio do interesse público.
b. Princípio da supremacia do interesse público e princípio da legalidade.
c. Princípio da impessoalidade e princípio da moralidade.
d. Princípio da moralidade e princípio da impessoalidade.
e. Princípio da moralidade e princípio da legalidade.
Feedback
A resposta correta é: Princípio da impessoalidade e princípio da moralidade..
Questão 10
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A regra geral é a extinção do contrato pela conclusão do objeto e o consequente pagamento do preço. De forma excepcional, a rescisão é uma causa de extinção do contrato, assim como a anulação. Sobre esta forma excepcional de rescisão do contrato administrativo, a anulação, é correto afirmar:
Escolha uma:
a. A declaração de nulidade exonera a Administração do dever de indenizar.
b. Não é possível, com a anulação do contrato, a desconstituição dos efeitos jurídicos já produzidos.
c. A força maior pode ser vista como uma forma de anulação do contrato administrativo.
d. A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente, impedindo seus efeitos jurídicos.
e. O descumprimento, no todo ou em parte das cláusulas do contrato administrativo, de forma omissa, culposa ou não, de qualquer das partes é visto como anulação do contrato.
Feedback
A resposta correta é: A declaração de nulidade do contrato administrativo opera retroativamente, impedindo seus efeitos jurídicos..
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário
Parte inferior do formulário