A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
5 pág.
APOL TEORIA DA HISTÓRIA 1

Pré-visualização | Página 1 de 1

Questão 1/5 - Teoria da História 
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Em certas de suas características fundamentais, nossa paisagem rural, já o sabemos, data de épocas extremamente remotas. Mas, para interpretar os raros documentos que nos permitem penetrar nessa brumosa gênese, para formular corretamente os problemas, para até mesmo fazer uma ideia deles, uma primeira condição teve que ser cumprida: observar, analisar a paisagem de hoje”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 67. 
Levando em consideração o fragmento apresentado e os conteúdos do livro-base Teoria da História acerca da elaboração do problema da pesquisa histórica, marque V para as afirmativas verdadeiras, e F para as afirmativas falsas. 
( ) As questões levantadas devem ser operacionais e, portanto, devem apontar para uma solução possível com as fontes e bibliografia disponíveis.
( ) Os problemas levantados devem ser complexos e pouco detalhados, para facilitar a vida dos historiadores.
(   ) A problemática deve ser aberta e flexível para permitir ajustes conforme a pesquisa avançar.
( ) As questões pensadas devem ser analíticas, permitindo a divisão em partes menores a serem trabalhadas em etapas diferentes da pesquisa. 
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – V
	
	B
	V – V – V – F
	
	C
	F – V – V – F
	
	D
	V – F – V – V
	
	E
	F – F – V – V
Questão 2/5 - Teoria da História 
Analise o fragmento a seguir: 
“Sem dúvida, conviria marcar mais de uma nuance entre as psicologias de grupos. Cournot observou isso há muito tempo: eternamente inclinados a reconstruir o mundo sobre as linhas da razão, os franceses, em sua massa, vivem suas lembranças coletivas bem menos intensamente do que os alemães, por exemplo. Sem dúvida também, as civilizações podem mudar”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BLOCH, M. Apologia da História. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2001. p. 41. 
A partir da leitura do fragmento acima e dos conteúdos do livro-base Teoria da História sobre as características da história, é correto afirmar que:
	
	A
	como disciplina acadêmica, a História concentra-se nas ações dos homens e mulheres notáveis que marcaram a trajetória humana.
	
	B
	o principal objeto de interesse da História são os governos e Estados, coletividades responsáveis pelas verdadeiras ações históricas da humanidade.
	
	C
	assim como as biografias, a História busca se concentrar em um ou outro indivíduo para contextualizá-lo no passado da vida humana.
	
	D
	a História lida exclusivamente com classes sociais e suas interações internas no desenrolar da temporalidade humana.
	
	E
	a História está interessada nos grupos humanos, seus indivíduos e instituições, desde as maiores às menores coletividades, e ainda nos indivíduos que as constituem.
RESPOSTA LETRA E.
Questão 3/5 - Teoria da História 
Observe o seguinte excerto: 
“Toda visão global de história constitui uma genealogia do presente. Seleciona e ordena os fatos do passado de forma que conduzam em sua sequência até dar conta da configuração do presente, quase sempre com o fim, consciente ou não, de justificá-la”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: FONTANA, J. História. Análise do Passado e Projeto Social. Bauru: EDUSC, 1998. p. 9. 
A partir da leitura do excerto acima e do livro-base Teoria da História sobre a utilidade e papel da história na sociedade, leia as seguintes afirmações:
I. A História serve para perceber e problematizar preconceitos naturalizados por meio da análise de seus contextos sociais.
II. Como genealogia do presente, a História sempre está ligada a projetos de poder, seja pela defesa ou pela crítica deles.
III. A isenção da pesquisa histórica é garantida pelos processos de máxima neutralidade possível que seus pesquisadores devem assumir.
IV. A pesquisa histórica se afasta da construção de identidades sociais para evitar tomar partido na sua análise. 
Estão corretas apenas as afirmativas:
	
	A
	I, III e IV.
	
	B
	II, III e IV.
	
	C
	I e II.
	
	D
	I e III.
	
	E
	II e III.
RESPOSTA LETRA C.
Questão 4/5 - Teoria da História 
Leia o extrato de texto a seguir: 
“Chamava-se Domenico Scandella, conhecido por Menocchio. Nascera em 1532 [...] em Montereale, uma pequena aldeia nas colinas do Friuli [...]. Mas era principalmente moleiro; usava as vestimentas tradicionais de moleiro – veste, capa e capuz de lã branca. E foi assim, vestido de branco, que se apresentou para o julgamento”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GINZBURG, C. O Queijo e os Vermes. São Paulo: Cia. das Letras, 1987. p. 37. 
No trecho acima, extraído do livro O Queijo e os Vermes, o historiador italiano Carlo Ginzburg introduz uma das suas principais pesquisas. Considerando esse trecho e os conteúdos do livro-base Teoria da História sobre o método proposto por Ginzburg, assinale a alternativa correta:
	
	A
	Segundo autor, os historiadores trabalhariam como lixeiros, escavando a história e separando os indícios inúteis das preciosidades perdidas.
	
	B
	Para Ginzburg, o trabalho da historiografia seria similar àquele dos jornalistas, que elencam fatos de uma maneira neutra e isenta.
	
	C
	O autor defende a perspectiva de que o historiador trabalha como um artista, criando livremente suas narrativas.
	
	
	
	
	D
	O historiador italiano entende que o trabalho da História é como aquele do sacerdote em virtude da sacralidade dos documentos utilizados.
	
	E
	Ginzburg compara o trabalho do historiador com o de um investigador em busca dos indícios para solucionar um crime.
Resposta letra E.
Questão 5/5 - Teoria da História
Atente para o texto a seguir: 
Herbert Spencer foi um filósofo inglês representante do liberalismo clássico, que buscou compreender o comportamento humano a partir de uma perspectiva tributária das ciências naturais. Em suas conclusões, defendia que o Estado não deveria interferir na sociedade.
Fonte: Texto elaborado pelo autor. 
Considerando o texto acima e os conteúdos do livro-base Teoria da História sobre a perspectiva de Spencer acerca da história, assinale a alternativa correta:
	
	A
	O autor inglês defendia que a luta de classes era o verdadeiro motor da História.
	
	B
	Segundo Spencer, a razão era o elemento central da história.
	
	C
	Spencer foi influenciado por Darwin e viu na história um processo de evolução das sociedades.
	
	D
	A compreensão de Spencer sobre a História foi classificada posteriormente como base da pós-modernidade.
	
	E
	Spencer defendeu que a História seria apenas uma forma narrativa apartada da realidade empírica do passado.
RESPOSTA LETRA C.