Buscar

EDUCAÇÃO FINANCEIRA PLANEJAMENTO MAIO E JUNHO(2)

Prévia do material em texto

TEMA
Educação Financeira no Ensino Fundamental II – turmas: 6º ao 9º ano
JUSTIFICATIVA E OBJETIVOS
Uma pilha de contas sobre a mesa e uma calculadora nas mãos. Cena comum no cotidiano quando o dinheiro acaba, mas ainda há muito o que pagar. Cálculos precisam ser feitos e um planejamento se mostra indispensável. Algo tão usual no dia a dia da vida adulta pode ser explorado também em sala de aula. 
	A Educação financeira é necessária para capacitar os estudantes a analisar as muitas opções oferecidas pelo mercado e agir de acordo com seus objetivos. "Mesmo que eles não entendam precisamente o que são juros, por exemplo, podem desenvolver ideias de bases para um consumo mais consciente".
METODOLOGIA E AVALIAÇÃO
Para uma melhor efetivação e reflexão das ações propostas nesse projeto, a metodologia empregada busca explorar os temas propostos utilizando estratégias pedagógicas diferenciadas, tais como: a apresentação de vídeos, textos e charges sobre temas envolvendo a Educação Financeira, bem como manuseio de panfletos de estabelecimentos comerciais, e a resolução de problemas, objetivando por meio de cálculos e reflexões decidir sobre qual é a melhor opção de compra de um produto em relação ao custo-benefício. Obviamente faremos à resolução de situações problemas envolvendo conteúdos matemáticos, onde também serão utilizados recursos gráficos e tabelas para descrever com maior clareza as informações e os dados obtidos durante a as pesquisas.
A avaliação será realizada individualmente e em grupo, e ocorrerá de forma contínua através de observações e da participação dos alunos,. 
 METODOLOGIA
 Planejando gastos A professora iniciará retomando sobre os alunos que ganham algum dinheiro, levando-os a refletir sobre as despesas deles e a planejá-las. "Alguns recebem todo mês e outros a cada semana", lembra. Em grupos, eles escolherão algo que gostariam de adquirir e cujo valor extrapola o montante que recebem de mesada. A professora irá questionar: "O que vocês precisam fazer para ter o valor total do produto escolhido?". Observar que comum é usar todo o dinheiro de um mês e completar o valor no seguinte - desconsiderando as demais despesas. Todas as soluções precisam ser comparadas, discutidas e problematizadas pelo grupo. A professora poderá fazer outro questionamento: "Se você guardar 100% do dinheiro, como fará para comprar o lanche?". 
Algumas possibilidades que podem ser apresentadas: Para fazer o cálculo, dividir o custo total do produto que deseja ter pelo valor estimado que pouparia por mês. O mesmo resultado seria alcançado com a soma da quantia, mensalmente, até chegar ao preço do produto.

Continue navegando