Buscar

Respostas Lista de Exercícios 2 - Cap 4 - Blanchard

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UEL/CESA/DEPARTAMENTO DE ECONOMIA
6ECO013 – TEORIA MACROECONÔMICA (TURMAS 1000 e 2000) 2018
Respostas Lista de Exercícios 2 (Blanchard cap 4)
1. Defina: moeda manual, moeda escritural, renda; poupança; riqueza; investimento, intermediários financeiros, reservas, coeficientes de reservas, demanda por moeda, demanda por moeda dos bancos, demanda por moeda do Banco Central. (Ver Blanchard, p. 60/61/69/70/72)
2. Que variáveis são importantes para definir quanto da riqueza da economia será mantida sob a forma de moeda e títulos? Explique. (Ver Blanchard, p. 61) 
3. Explique o impacto de uma política monetária expansionista sobre a taxa de juros de equilíbrio, dada a renda nominal. Ilustre graficamente. (Ver Blanchard, p. 66, Fig. 4.4)
4. Explique a teoria keynesiana da determinação da taxa de juros. (Ver Blanchard, p. 63/66, Fig. 4.2)
5. Ilustre graficamente o equilíbrio nos mercados financeiros. Agora suponha uma elevação na renda nominal, dada a oferta de moeda e explique o impacto sobre a taxa de juros de equilíbrio. (Ver Blanchard, p. 66, Fig. 4.3)
6. Você pode afirmar que os cartões de crédito são um meio de troca, ou seja, dinheiro, já que você pode usá-los para pagar suas compras? Explique. (Ver Blanchard, p. 64/65))
7. Você pode afirmar que com o advento dos cartões de crédito houve redução do montante da demanda por moeda na economia em relação à renda nominal? Explique. (Ver Blanchard, p. 64/65))
8. Estabeleça a relação entre a taxa de juros e o preço dos títulos e explique as razões desse comportamento. Elabora um exemplo numérico ilustrativo.(Ver Blanchard, p. 67/68)
9. Na realidade, os bancos centrais estão mais preocupados com a quantidade de moeda na economia ou com a taxa de juros? Explique. (Ver Blanchard, p. 68)
10. Explique o conceito de multiplicador monetário e que fatores determinam sua magnitude. (Ver Blanchard, p. 75/77)
11. “Ao fim do processo de criação de moeda pelos bancos, a economia está mais líquida, já que aumentou o meio de troca, mas não está mais rica do que antes”. Explique.
Resposta: Embora os empréstimos dos bancos forneçam aos seus tomadores dinheiro e lhes permitam, com isso, comprar bens e serviços, os tomadores de empréstimos estão se endividando, de modo que os empréstimos não os tornam mais ricos. Assim, enquanto os bancos estão criando o ativo moeda, também estão criando um passivo correspondente para os tomadores dos empréstimos.
12. Considere as seguintes informações para uma dada economia no ano:
a) Base monetária = $1000.000; b) c = 0,4; θ = 0,1. Calcule o multiplicador monetário, o aumento na oferta de moeda e a oferta de moeda da economia. (Ver Blanchard, p. 75/76)
Resposta: a) 2,17; b) ∆M = 1173.913; Ms = 2.173.913
13. Recalcule os valores do exercício anterior para c= 0. Explique as mudanças ocorridas. (Blanchard, p. 75/76)
Resposta: 10; b) ∆M = 9.000.000; Ms = 10.000.000. Quanto menor c, maior o multiplicador monetário pois maior será o montante de depósitos a vista que os bancos receberão e, dado o coeficiente de reserva, mais poderão emprestar.
14. O que você pode concluir dos exercícios 12 e 13? (Ver Blanchard, p. 72/76)
Respostas: O multiplicador monetário está diretamente relacionado com c e θ. De forma quer, quanto menor c, maior o multiplicador monetário pois maior será o montante de depósitos a vista que os bancos receberão. Por outro lado, quanto menor θ, maior o multiplicador monetário, pois menor será o montante de reservas que os bancos reterão, por unidade monetária de depósito a vista, e maior o montante de empréstimos que poderão fazer.

Continue navegando