Buscar

Professora sim, tia nao grande


Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Resumo do livro: “Professora sim, tia não”
-Cartas a quem ousa ensinar
 – Autor: Paulo Freire
Paulo Freire mostra sua preocupação da interpretação das pessoas ao lerem este livro, mesmo os que não concordam com seu pensamento. Ele sabe que não tem a verdade, mas conhece algumas “verdades” que gostaria que fosse usada no dia a dia de professores.
Primeiras palavras
Professora - tia: A armadilha
Chamar uma professora de tia mostra uma forma de intimidade com a vida da professora, é como essas “tias” fossem boazinhas, não podendo brigar e nem rebelar. A professora tem que amar o que faz amando também seus alunos, agora uma tia, pode ser tia sem amar o sobrinho.
Para ensinar é preciso ter a ousadia para falar em amor para dizer que estudamos, aprendemos, ensinamos, ter a ousadia para permanecer ensinado por um longo tempo, porque sabemos as condições que a professora trabalha, são mal pagas e desrespeitadas.
Paulo Freire mostra que a tarefa do ensinante, que é também aprendiz, sendo prazerosa e também exigente. Exigente de seriedade, de preparos científicos, de preparo físico, emocional, e afetivo. 
É impossível ensinar sem a vontade e coragem de insistir mil vezes antes de desistir.
Paulo Freire deixa claro que, “ você tem todo direito de ser chamada de tia, mas tem que saber que essa forma inocente de tratar a professora de tia na verdade esconde a ideologia da passividade, mostrando a tia como uma boa pessoa que não briga, não resiste, não se rebelam e não faz greve”.