Buscar

apol biomecânica

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

“[...] os métodos utilizados pela biomecânica para proceder à análise do movimento humano poderiam ser assim relacionados: antropometria, cinemetria, dinamometria e eletromiografia”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARBANTI, Valdir. Esporte e atividade física. São Paulo: Manole, 2002.  p.35 
Com base no livro base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais, relacione corretamente esses métodos de acordo com suas características:
	Cinemetria 
	Antropometria 
	Dinamometria 
	Eletromiografia  
( 2 ) esse método estuda os caracteres mensuráveis do corpo humano, particularmente do tamanho, da forma e da composição corporal.
() permite avaliar como controlamos nossos músculos e, por consequência, podemos determinar quais são os responsáveis por esse ou aquele movimento.
(1 ) consiste no conjunto de métodos destinados à mensuração dos parâmetros cinemáticos do movimento, como posição, velocidade e aceleração, entre outros.
(4 ) caracteriza-se pelo registro das atividades elétricas associadas às contrações musculares. 
Agora, selecione a sequência correta:
A 1 – 2 – 4 – 3
B 3 – 2 – 1 – 4
C 4 – 1 – 3 – 2
D 1 – 3 – 4 – 2
E 2 – 4 – 1 – 3
“Alguns aspectos da biomecânica manifestam-se de forma muito característica no treinamento de força. Um dos principais diz respeito aos sistemas de alavancas, representados tanto em segmentos corporais como em equipamentos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, C.S; PINTO, R.S.  Cinesiologia e Musculação. Artmed, 2006, p.13 
De acordo com os conteúdos do livro-base Biomecânica: aspectos históricos e conceituais sobre os conceitos de alavancas criado por Arquimedes, enumere, na ordem sequencial, os três tipos de alavancas a seguir às suas respectivas características:
 
	interfixa 
	interpotente 
	inter-resistente 
 
(   ) quando a força se encontra entre o ponto de apoio e a resistência.
(   ) quando a articulação se encontra linearmente entre o ponto de aplicação da força (inserção muscular) e ponto de aplicação da resistência (carga externa, por exemplo).
(   ) quando é a resistência que se encontra entre o apoio e a força.
 
Agora, assinale a sequência correta:
A 1 – 3 – 2
B 2 – 3 – 1
C 3 – 2 – 1
D 1 – 2 – 3
E 2 – 1 – 3
“A denominação das forças normalmente varia conforme o objetivo de aplicação da alavanca, podendo ser denominadas de força 1, força 2 ou força A e força B, e assim consecutivamente. No caso do corpo humano, as forças normalmente são chamadas de força potente (força exercida pelo músculo) e força resistente (força que resiste ao movimento gerado pelo músculo). A força resistente está relacionada à massa do segmento e à carga externa”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIMA, C.S; PINTO, R.S.  Cinesiologia e Musculação. Artmed, 2006, p.14 
Tendo o livro Biomecânica: aspectos históricos e conceituais como base e os conteúdos abordados nas aulas, assinale a alternativa que apresenta os três tipos de alavancas presentes no esqueleto humano:
A rosca scott, tríceps testa e fixa;
B anterior, ventral e frontal;
C interfixa, interpotente e inter-resistente
D sagital, medial e distal
E vasto medial, vasto intermédio e vasto lateral
“A cinemetria objetiva a determinação da posição, do deslocamento, da velocidade e da aceleração, enquanto descritores das características cinemáticas dos segmentos e do próprio corpo humano. Tais parâmetros podem ser mensurados por intermédio de câmeras de vídeo, de sistemas opto-eletrônicos, de acelerômetros, ou dos eletrogoniômetros”.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais