Buscar

Amostragem

Prévia do material em texto

Explique o que é o plano de amostragem de uma pesquisa;
Plano de amostragem consiste na seleção de amostras de pesquisa, do qual há 3 etapas distintas e complementares entre si, das quais são: a definição do universo/população de pesquisa (todos os elementos ou objetos (pessoas, famílias, domicílios, empresas, lojas, sites etc.) que compartilham algumas características em comum), a definição do tamanho da amostra de pesquisa e os critérios de seleção probabilística e não-probabilística. 
O que é importante na definição do universo/população-alvo de uma pesquisa?
O que é importante na definição do universo/população-alvo de uma pesquisa, é primeiramente a correta definição das unidades elementares que compõem uma população-alvo, ou seja, o conjunto dos elementos de interesse de uma pesquisa. Fixada a população de interesse, qualquer conjunto constituído exclusivamente por elementos desse universo é chamado de amostra da população, utilizando o menor número possível de indivíduos e com a maior precisão possível para obtenção da amostra. 
Em relação aos valores das características dessa população, os mesmos são anulados, fazendo com que medidas das características/parâmetros sejam levados em consideração. A estimação dessas características pode ser baseada em variáveis demográficas, geográficas, psicográficas e comportamentais. O levantamento dessas características pode se dar a partir de um censo, em que todos os respondentes de uma população-alvo são contatados para fornecer as informações desejadas, ou uma amostra, em que as informações desejadas são obtidas dentro de um subconjunto representativo da população de interesse.
Que conclusão pode-se tirar da definição do tamanho da amostra de uma pesquisa?
Para poder definir o tamanho de uma amostra de pesquisa, é necessário levar em consideração diversas variáveis nas pesquisas, para poder escolher o tamanho de amostra correto. Em maneira geral, deve-se levar em conta os objetivos, disponibilidade de investimento, limitações de prazo de execução, natureza gerencial e exatidão estatística. Crê-se que a melhor solução para se determinar o tamanho da amostra ideal é garantir o maior nível de confiança com a menor margem de erro possível, mas sabe-se que é necessário avaliar se a relação margem de erro, nível de confiança, investimento e finalidade da pesquisa (tipo de decisão a ser tomada) é vantajosa.
Qual é a diferença entre amostragem probabilística e não-probabilística?
A amostragem probabilística, utiliza da seleção de maneira aleatória de elementos da população alvo com probabilidade conhecida e diferente de zero de fazer parte da amostra, fazendo com que todos os indivíduos do universo tenham uma chance de representatividade. 
A amostra não probabilística serve de base da coleta baseada e	m critérios pré-definidos, onde todos do universo não tem a mesma chance de representatividade na amostra, dessa forma, cabe ao pesquisador a selecionar e avaliar a amostra. 
O que significa uma seleção probabilística simples e estratificada? Dê um exemplo* de cada;
A seleção probabilística simples (mais utilizada) é quando os indivíduos de uma população alvo tem a chance igual ou maior que zero de serem escolhidos para compor a mostra. A seleção dos elementos é feita de maneira aleatória, fazendo com que não haja critérios no processo. Um exemplo de amostra simples é o sorteio feito entre 50 lares compradores dos 300 disponíveis para concluir alguma opinião a respeito de algum produto X presentes em todos esses lares. 
A seleção probabilística estratificada utiliza-se de duas etapas, separando a população alvo em grupos e subgrupos para obter uma amostra mais representativa. Nos subgrupos há os estratos, que são divididos em variáveis distintas (idade, sexo, renda, gênero... Estados, cidades, bairros... taxas de uso e frequência de compra). Assim, de maneira aleatória simples (ou não), sorteia-se qual amostra com qual determinado subgrupo irá representar a amostra final, com isso o risco de desconfiança por conta dos estratos diminui. Um exemplo seria uma pesquisa de satisfação de um determinado produto X entre homens e mulheres compradores desse produto, a fim de compreender a distinção na opinião entre os determinados grupos de amostragem.	
O que significa uma seleção probabilística sistemática e por conglomerado? Dê um exemplo* de cada;
A seleção probabilística sistemática divide indivíduos numericamente iguais dentro de uma população alvo em um determinado grupo. Após segmentado esses grupos, é sorteado um numero que é levado de base para todos os restos dos demais grupos a serem pesquisados. Um exemplo é uma pesquisa de motivação de funcionários na região de um bairro X que há 500 moradias. Entre essas 500, será divididas em 50 grupos com 10 domicílios cada, e se for sorteado que o 6º domicilio do primeiro grupo será entrevistado, então do 2º grupo será o domicilio de numero 16, e assim por diante. 
A seleção probabilística conglomerada há uma divisão na segmentação de grupos do publico alvo (conglomerados), entre elementos como municípios, bairros e casas, para posteriormente obter uma amostra. Um exemplo é de em épocas eleitorais, pesquisas realizadas a respeito da preferencia de votos começa-se em municípios de maior representatividade ou tamanho, para depois filtrar em zonas e em seguida determinados eleitores de diferentes zonas. 
O que significa uma seleção não-probabilística por conveniência, intencional e por quotas? Dê um exemplo* de cada; 
Uma seleção não probabilística por conveniência não há necessidade de uma predefinição do público alvo e suas características, pode ser feita a pesquisa em um determinado lugar, com um determinado público a fim de obter alguma conclusão. Um exemplo seria de um entrevistador em uma praça X perguntando a respeito do que os indivíduos estão achando do BBB que está passando na televisão. 
Uma seleção não probabilística por intencional é feita através de uma seleção feita pelo pesquisador a respeito de indivíduos com alguma característica já definida, afim de obter alguma conclusão a respeito dela. Um exemplo são entrevistas feitas com torcedores de um determinado time de futebol, a fim de obter a opinião dos mesmos do último jogo realizado pelo seu time. 
Uma seleção não probabilística por quotas é divida em variáveis demográficas, geográficas, psicográficas ou comportamentais dentro de uma população alvo. Após separado essas segmentações, será escolhido qual variável é relevante para a realização da pesquisa. Um exemplo seria de uma pesquisa eleitoral a fim de obter opiniões de candidatos para os entrevistados por gênero, faixa etária, local de domicilio e escolaridade. 
Como escolher entre amostras probabilísticas e não-probabilísticas?
A escolha entre ambos os tipos de amostragem, se dá pela necessidade de como deve se estruturar a pesquisa. Em métodos de pesquisa exploratórias, utiliza-se da probabilística, por não haver necessidade de conclusão, justificado. Já em pesquisas conclusivas, utiliza-se das não probabilísticas, pois necessita de uma amostra geral que justifique e represente a conclusão de sua pesquisa.

Continue navegando

Outros materiais