Buscar

Conceitos de Arranjo Físico e Layout

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	São tipos de arranjo físico, EXCETO:
		
	
	Hibrido.
	
	Posicional.
	 
	Ajustado.
	
	Processo ou Departamental.
	
	Linear ou Produto.
	Respondido em 04/09/2019 17:04:01
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Ela é à extensão da propriedade das operações dentro da rede de suprimentos. Relaciona-se ao fato da empresa querer possuir operações no lado da oferta ou da demanda. Um exemplo clássico desse parametro seria o produtor de pneus possuir plantações de seringueiras para explorar o látex. Estamos nos referindo a(o):
		
	
	set up
	
	integração horizontal
	 
	integração vertical
	
	terceirizações
	
	jogging
	Respondido em 04/09/2019 17:04:04
	
Explicação:
integração vertical
	
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O modo como os produtos estão dispostos na armazenagem afeta diretamente o custo de movimentação e manuseio de materiais. Dessa forma, o planejamento de layout pode gerar economias de escala. Nesse sentido, assinale a opção correta sobre planejamento de espaços de armazenagem.
		
	
	(B) Em armazéns em que o giro (turnover / vendas anuais por estoque médio) é alto, o objetivo geral é deixar o espaço disponível para estocagem, admitindo-se que o tempo adicional gasto com o manuseio seja compensado pela melhor utilização do espaço.
	
	(C) Quando a frequência de material é baixa, sugere-se um layout que favoreça a acessibilidade. Nesse caso, o esforço (homem / hora) no recebimento de pedidos é maior que no recebimento de estocagem.
	 
	(D) Em armazéns em que o giro (turnover / vendas anuais por estoque médio) é baixo, o objetivo geral é deixar o espaço disponível para estocagem, admitindo-se que o tempo adicional gasto com o manuseio seja compensado pela melhor utilização do espaço.
	
	(A) Quando a frequência de material é alta, sugere-se um layout que favoreça a acessibilidade. Nesse caso, o esforço (homem / hora) no recebimento de pedidos é menor que no recebimento de estocagem.
	Respondido em 04/09/2019 17:04:10
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Trata-se da disposição física de máquina, postos de trabalho equipamentos, homens, áreas de circulação unidades de apoio e tudo mais que ocupa espaço da fábrica, distribuindo-os de forma a maximizar a funcionalidade do processo produtivo e otimizar o ambiente de trabalho. São conhecidos os seguintes: layout em linha, layout funcional ou por processo, layout celular, layout por posição fixa, layouts combinados. Desta forma, pode-se considerar que:
		
	 
	Todas as afirmações são verdadeiras
	
	O Layout funcional é flexível para atender a mudanças de mercado
	
	O Layout por posição fixa é para um produto único, em quantidade unitária e, em geral, não repetitivo
	
	O Layout celular enseja satisfação no trabalho
	
	O Layout em linha permite elevada produção, executa operações repetitivas e necessita de alto investimento
	Respondido em 04/09/2019 17:04:14
	
Explicação:
No arranjo físico por produto ou em linha as máquinas ou estações de trabalho são posicionados de acordo com a sequência de montagem do produto.
O arranjo físico por processo ou funcional agrupa, em uma mesma área, todos os processos ou equipamentos do mesmo tipo e função.
O arranjo físico celular ou híbrido procura unir as vantagens dos dois arranjos anteriores, consistindo em arranjar em um só local, conhecido como célula, os processos e máquinas que possam fabricar o produto inteiro.
O arranjo físico por posição fixa é aquele em que o produto em elaboração permanece estático e os recursos de transformação e operações necessárias se deslocam ao seu redor.
	
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	Leia as afirmações a seguir e identifique quais delas correspondem a definições de Layout: a) Layout é o modo como estão organizados os recursos de produção, produtos finalizados e mão de obra dentro da empresa. b) No âmbito empresarial, o layout pode ser sinônimo de "arranjo físico". c) No layout nós visualizamos a posição relativa dos departamentos, seções ou escritórios dentro do conjunto de uma fábrica, oficina ou área de trabalho. d) Layout, dentro de cada departamento ou seção, é a disposição espacial dos recursos de produção, de suprimento, dos acessos às áreas de armazenamento e de serviços, tudo relacionado dentro do fluxo de trabalho. Escolha abaixo a opção de resposta verdadeira:
		
	 
	Todas as afirmações estão certas.
	
	Apenas a afirmação "b" está certa.
	
	Apenas as afirmações "c" e "b" estão certas
	
	Apenas as afirmações "b" e "d" estão certas.
	
	Apenas as afirmações "a" e "b" estão certas
	Respondido em 04/09/2019 17:04:20
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Escolha a afirmação incorreta:
		
	
	No arranjo físico posicional o item sendo transformado não se movimenta
	
	É muito comum encontramos arranjos físicos mistos
	
	Uma loja de departamento é um exemplo de arranjo físico celular
	
	Nenhuma das anteriores
	 
	No arranjo físico por processo os recursos transformadores se movimentam até o que esta sendo transformado
	Respondido em 04/09/2019 17:04:23
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Os layouts utilizados nos processos produtivos refletem as características da produção e apresentam vantagens e desvantagens quando comparados quanto aos critérios de desempenho de custo e flexibilidade. Sobre os diversos tipos de layout, suas características e possíveis exemplos, é INCORRETO afirmar que o(s)
		
	
	baixo custo unitário e o alto nível de especialização são características do layout por produto.
	
	layout posicional é aquele cujo produto encontra-se fixo no ambiente de produção, tal como podemos observar na construção de edifícios e navios.
	 
	layout posicional e o funcional são mais adequados para processos de alto volume.
	
	Layout ou Arranjo Físico está relacionado ao posicionamento físico dos recursos transformadores de uma organização.
	
	layout celular é utilizado para produção em massa e tem boa relação custo-flexibilidade, porém pode ser muito caro de ser instalado e/ou mudado.
	Respondido em 04/09/2019 17:04:27
	
Explicação:
O arranjo físico ou layout posicional (em inglês fixed product layout) tem como característica principal os materiais transformados permanecem estáticos e os recursos transformadores (os operadores, equipamentos e todos os outros produtos, se movimentam à sua volta). Assim, o layout posicional é utilizado quando os produtos são volumosos e são fabricados em quantidades pequenas.
O layout por processo ou funcional, todos os processos e os equipamentos do mesmo tipo são desenvolvidos na mesma área, o material se desloca aos diferentes processos. O layout é flexível para atender as mudanças de mercado, promove-se um fluxo longo dentro da indústria. Adequado a produção diversificada em pequenas e médias quantidades.
 
Cesgranrio, 2014 - Com adaptação.
	
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	O arranjo físico de uma operação produtiva preocupa-se com o posicionamento físico dos recursos de transformação. Colocado de forma simples, definir o arranjo físico é decidir onde colocar todas as instalações, máquinas, equipamentos e pessoal da produção (SLACK; CHAMBERS; JOHNSTON, 2002). O arranjo físico de uma fábrica é consequência da tipologia do processo do produto e determina o fluxo dos materiais, impactando diretamente no custo do produto fabricado. Com relação ao arranjo físico posicional, analise as afirmativas a seguir: I - Os recursos transformados não se movem entre os recursos transformadores, ou seja, quem sofre o processamento fica estacionárioenquanto pessoas e equipamentos se movem a cada etapa. II - O arranjo físico posicional é apropriado para processos de produção em massa e alta variabilidade. III - O processo produtivo geralmente não é repetitivo, para um produto único, em quantidade pequena ou até unitária e minimiza a quantidade necessária de movimento de produto. IV -O produto final é posicionado em esteiras de rolagem, sofrendo alterações de máquinas e equipamentos fixos e estáticos. É verdadeiro APENAS o que se afirma em:
		
	
	(D) III e IV
	
	(B) I e II
	
	(A) IV
	
	(C) II e III
	 
	(E) I, II e III

Continue navegando