Buscar

estudo de caso

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO
 Aluno: Andressa Andrade da Silva. RU: 2146494
 Curso: Licenciatura em Pedagogia- Modalidade EAD
DISCIPLINAS: Ética e a Estética ba Educação, Educação Especial e Inclusiva.
Tema: Barreiras que impedem a aprendizagem e a participação
QUESTÕES ORIENTADORAS:
A diretora está correta ao dizer que a acessibilidade diz 
respeito apenas ao arquitetônico? Por quê?
Cite duas práticas ou adequações que podem ser realizadas sem grandes investimentos, e que auxiliam no processo de aprendizagem dos alunos alvos da Educação Especial.
 
RESPOSTAS:
A diretora não está correta ao dizer que tais questões de acessibilidade depende do arquitetônico. Mas sim de práticas dos seguintes princípios; (1) Singularidade na qual diz que cada aluno é único, na qual a escola deve traçar metas individualistas juntamento com os alunos e famílias; (2) Coerência na qual a escola precisa adotar atitudes inclusivas, sempre capacitando professores e funcionários sobre tal assunto.
Uma melhoria para auxiliar no processo de aprendizagem dos alunos de educação especial seria por os alunos com baixa visão, sentadas próximas ao quadro e imprimir atividades com um fonte maior, para os alunos com mobilidade reduzida uma boa melhoria seria a reorganização das carteiras, para a facilitação da locomoção na sala e corredores com maior espaço, e para alunos surdos, não só porque é lei, mais seria muito bom uma interprete de libras e adaptações de provas em linguagem de libras.

Continue navegando