Buscar

Seminarios Tematicos - Projeto Pedagogico

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Formulário do Projeto – Disciplina Seminários Temáticos 
	Nome do aluno (autor do projeto): 
	Polo: 
	Título do projeto:
Conhecendo a Diversidade Cultural de minha Cidade
	Público Alvo:
Ensino Fundamental Final
	Objetivo Geral do Projeto:
Possibilitar aos alunos a obtenção de conhecimentos e concepções sobre a pluralidade cultural de sua cidade, de suas origens, propiciando a valorização e resgate de sua identidade cultural. 
	Justificativa do Projeto: É notório o desconhecimento e desvalorização da cultura local e das tradições em grande parte das regiões brasileiras. Diariamente são presenciadas situações em vários estereótipos regionais, étnicos, sociais e culturais são evidenciados de maneira excludente e preconceituosa, sendo que tais fatores evidenciados até mesmo, no contexto escolar.
Nesse sentido, é de suma importância que a escola em seu papel de formadora de valores e princípios se mobilize no sentido de ultrapassar os limites e as barreiras do preconceito, da discriminação racial e cultural, conscientizando os alunos do seu papel de sujeito transformador da comunidade onde vive e da preservação de seus valores, costumes e tradições.
	Metodologia(s) usada(s): Pesquisa bibliográfica e documental, vídeos e documentários, entrevistas, coleta de relatos dos moradores mais antigos da cidade, roda de conversa, visitas, análises de mapas.
	Atividades Propostas:
Feira cultural e gastronômica
Sarau literário e cultural
Varal de memórias
	Recursos usados: Vídeos, Data Show, Computador, Aparelho de som, diversos tipos de papeis e tecidos para confecção de stands e painéis, prendedores e barbantes para confecção do varal, TV, tinta cola, tesoura, pinceis.
	Cronograma: 
	Ações Previstas
	Período de Realização
	Feira Cultural e Gastronômica
	Dia da Família na Escola (Manhã: 7 as 11h)
	Sarau Literário
	Dia do Estudante (Noturno: 19h às 21h)
	Varal de memórias
	Sábado Letivo (Manhã: 7 as 11h)
	
	
	
	
	
	
	Registro das Atividades/Produto
- Promover Feira Cultural e Gastronômica, onde serão expostos todos os trabalhos e pesquisas realizadas pelos alunos. Serão oferecidas para degustação comidas típicas preparadas pelos alunos, sem que estes farão breve explicação sobre tudo que foi executado.
- Organizar um Sarau literário e cultural, onde serão feitas apresentações de poemas de autoria de poetas locais, músicas locais, cantigas de roda, ciranda e congado.
- Será confeccionado o varal de memórias, onde serão expostas fotos antigas dos moradores, dos locais e de eventos ocorridos na cidade, e objetos e utensílios caracterizados como antiguidades.
	Avaliação do Projeto:
Será avaliada de forma qualitativa e quantitativa, toda a participação e envolvimento dos alunos na execução do projeto.

Outros materiais