Buscar

Relatório PCC Genética e Citogenética

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PCC GENÉTICA E CITOGENÉTICA
	Os cromossomos constituem uma longa sequência de DNA, contendo diversos genes. Os genes que dão origem as nossas características físicas, como a cor dos olhos, cor da pele, a cor do cabelo, entre outras. Na estrutura dos cromossomos existem proteínas chamadas de histonas. Essas proteínas + DNA é chamado de cromatina, que é encontrada no núcleo das células eucariontes. Para que a molécula de DNA que forma os cromossomos se encaixem dentro do núcleo se unem aos nucleossomos, que são formados por oito unidades de proteínas histonas.
	Nos organismos eucariontes, os cromossomos são estruturas lineares de DNA, enovelado, encontrados no núcleo das células, podendo estar associados a proteínas e RNA. Já em organismos procariontes, os cromossomos apresentam forma circular, não estado presentes no núcleo e não estão associadas as proteínas.
No processo de divisão celular, os cromossomos se apresentam em dois filamentos chamados cromátides, que são ligados ao centrômero e formam as cromátides irmãs. Os organismos que se reproduzem sexuadamente, os cromossomos se apresentam aos pares, chamados de diploides (2n) ou cromossomos homólogos. Os seres vivos possuem 46 cromossomos, divididos em 23 pares de cromossomos, sendo 22 pares de cromossomos autossomos e 1 par de cromossomos sexuais, que é representado pelas letras X e Y, onde XX é mulher e XY é o homem.
	A posição do centrômero permite classificar os cromossomos em quatro tipos:
Telocêntricos – possuem o centrômero em uma das extremidades, tendo apenas um braço.
Acrocêntricos – possuem o centrômero bem próximo a uma das extremidades, formando um braço grande e o outro pequeno.
Submetacêntricos – possuem o centrômero um pouco deslocado da região do meio, formando dois braços de tamanhos desiguais.
Metacêntricos – possuem o centrômero no meio, formando dois braços do mesmo tamanho.
Anomalias cromossômicas podem acontecer por erros durante a segregação celular ocasionando o surgimento de síndromes. As síndromes podem ocorrer por conta do tamanho ou do ordenamento dos pares dos cromossomos. Em humanos as mais comuns são: a trissomia do 21 (Síndrome de Down), a Síndrome de Turner, a Síndrome de Klinefelter, Trissomia do 13 (Síndrome de Patau) e a trissomia do 18(Síndrome de Edwards).

Continue navegando