Buscar

UNIP PIM VI

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Paulista
Projeto Integrado Multidisciplinar
Cursos Superiores de Tecnologia
PROJETO I N T E G R A D O
MULTIDISCIPLINAR – PIM VI
Michel Jackson de Paula
RA:1868339
Apresentado como exigência parcial
para conclusão do 2º bimestre curso de
Logística da Universidade Paulista- UNIP
RIO DE JANEIRO
2019
MICHEL JACKSON DE PAULA
PIM VI
Manual do projeto integrado Multidisciplinar(PIM VI)
Desenvolvimento do trabalho 
RESUMO
		Este projeto integrado multidiciplinar , tem como destino apresentar a 	empresa Metalúrgica de Barra do Piraí , localizada na Estrada Manuel Coutinho de 	Carvalho nº3380 , cidade de Barra do Piraí RJ . No decorrer deste trabalho 	mostraremos a relação da empresa ao seu plano de negócios ,sua tecnologia para 	planejamento e operações logisticas e ética e legislação : trabalhista e empresarial.
	
		Seu plano de negócios possui um documento que tem como objetivo , 	estruturar principais fontes e ideias, e opiniões que este empreendedor fará 	análise decidindo à viabilidade da empresa e também utilizando uma solicitação de 	empréstimos com financiamentos com algumas instituições de finanças no intuito d	e progredir gerando empregos e acima de tudo , a satisfação dos seu clientes, 	garantindo qualidade , bom atendimento envlvidos na ISO9001.
ABSTRAT
 		This multidiciplinary integrated project, has as destination to present the 	company Metalúrgica de Barra do Piraí, located at Manuel Coutinho de Carvalho 	Road nº3380, Barra do Piraí RJ. In the course of this work we will show the 	relationship of the company to its business plan, its technology for planning and 	logistics operations and ethics and legislation: labor and business.
		
		 Its business plan has a document that aims to structure main sources and 	ideas and opinions that this entrepreneur will make analysis deciding the company's 	viability and also using a loan application with financing with some financial 	institutions in order to progress generating jobs and above all, the satisfaction of its 	customers, ensuring quality, good service engaged in ISO9001. 
	
SUMARIO
1 RESUMO
2 ABSTRACT
3 INTRODUÇÃO
4 PLANO DE NEGÓCIOS
		Mudanças Organizacionais
	Montando o Plano de Negócios
5 TECNOLOGIA PARA PLANEJAMENTO E OPERAÇÕES LOGISTICAS
		Os Objetivos Logísticos
	Missão Logística
	Tecnologia Logística
6 ÉTICA E LEGISLAÇÃO: TRABALHISTA E EMPRESARIAL....................
6.1 Obrigações Mercantis
6.2 Direitos Sindicais e Direitos Coletivos
		Autonomia Sindical
	Greve
	Negociação Coletiva e Contrato Coletivo
8 CONCLUSÃO.............................................................................................
9 REFERÊNCIAS..........................................................................................
	3 - INTRODUÇÃO 
Na continuação a este programa , este presente relatório denominado PIM VI apresenta uma grande coleta de dados cujo objetivo e finalidade é elaborar uma vasta análise da estrutura organizacional da empresa METALÚRGICA DE BARRA DO PIRAÍ , com o intuito de trazer o seu contexto e levantando seus dados de tecnologia para planejamento , seus planos de negócios e sua ética e legislação obetivando neste sucesso verificado com o estudo destas disciplinas.
Pretendendo adequar situações e resultados , abordando trazer todo o seu contexto e considerando a associação de elementos importantes à utilização em sistemas logísticos que ao decorrer deste trabalho , serão apresentados algumas diversidades de pontos relevantes apontando o crescimento e desenvolvimento da mesma ,suportando os altos e baixos do mercado vizando o 1º lugar no ranking mundial na produção de telhas , telhas termo acústicas , painéis ,calandras, multidobras ,cumeeiras ,perfis e acessórios para telhas em geral.
4- PLANO DE NEGÓCIOS 
	Ampliando nossa visão ao plano de negócio temos como empreendimento, avaliar o ponto de vista técnico , mercadológico , jurídico e organizacional, avaliando se o empreedimento evoluiu com sua implantação , podendo ser comparado o previsto com o realizado para cada um dos aspectos em definição no plano de negócios, facilitando ao empreendedor ,a obtenção de capital de terceiros mesmo quando seu próprio capital não é suficiente até mesmo de cobrir investimentos iniciais.
	Em um plano de negócios, nem todas funções são essenciais e importantes para quem se está no mercado . Ao criar um plano de negócios é importante colocar um foco, e assim buscar uma técnica de atingir suas metas constituindo de um bom diagnóstico de forma preliminar e planejamento de longo alcance. É muito importante saber sobre o negócio , sobre a administração , sobre o mercado e economias e finanças. Destacando o que é negócio, quais produtos e serviços serão oferecidos ,quais as oportunidades que se pretende explorar ,quem administrará o negócio, quantos empregados precisará , qual será a estrutura organizacional, que qualificações ,como atrair os clientes , quem serão, quem serão os fornecedores , quem serão os concorrentes, qual sua delimitação geo grafica , como divulgar o negócio,fontes de capital, projeção de faturamento, despesas, soluções e condições etc...
	O processo de construção de um plano de negócios é uma forma bem segura de emprrender conhecendo aspectos que podem levar ao fracasso ou ao sucesso , trazendo todas as informações essenciais à ideia do sucesso. Portanto ele acaba com a asubstituição por argumentos e números de opiniões iniciais que são motivadas principalmente por convicção de empregadores próprios.
	Segundo Wildauer (apud Cossete 1990) ,para facilitar o que se foi descoberto de uma oportunidade de negócio, também é adequado cultivar um pensamento intuitivo , criativo e positivo , que tal pensamento seja o que faz com que possamos ver oportunidades que muitas vezes esão à nossa frente e não vemos. Pois para empreendermos temos que ter preparo !
	4.1 Mudanças Organizacionais
				Poderando-se que primeiramente descreveremos o que será proposto será 	uma mudança organizacional , o que aponta Chiavenato(1966) aponta como 	passagem de um estado para outro. A mudança de transformação 	organizacional, é uma necessidade de modelo de liderança pois nos causam 	desconfortos e são influenciados diretamente em rendimentos de serviços 	prestados pela unidade ,necessitando então de uma mudança estrutural, portanto 	havendo modificação da estrutura de cargos e de níveis de hierarquia , que além 	de transformações comportamentais introduzindo a figura do lider modificando 	algumas atitudes de pessoas do padrão da empresa.
	4.2 Montando o Plano de Negócios
	Podemos considerar que essa proposta poderá mudar radicalmente todo conceito em si praticado na empresa sabendo em que se deve mexer e como se deve ,pesquisas , gastos com treinamentos ,marketing etc...afinal as mudanças de comportamento ,estarão voltadas a atitudes , valores que visam alterações de planos corporativos , que por exemplo desenvolvem a produção e marketing entre outros.
	Desta forma , para tal mudança , há de se montar um plano de negócios para que se identifique oportunidades de desenvolvimento para se ter um retorno desejado destacado como um instrumento que permite ao empresário se aprofunde no conhecimento da mesma ,e que se diagnostica na situação atual da empresa estabelecendo objetivos e metas definindo estratégias e linhas de ação .
	Se fizermos pesquisas de pontos fracos e pontos fortes, iremos perceber que a preocupação da empresa terá como foco ,garantir a satisfação dos seus clientes pela qualidade , bom atendimento e melhor preço. Portanto , está havendo um novo modelo de treinamento e capacitação para atender este tópico , está sendo alavancado apartir de líderes treinados pelo seu novo setor chamado “engenharia de processo” ,que cronometra os tempos de produção das máquinas , tempo
de expedição , até a chegada ao cliente final , impondo desafios a serem cumpridos .
	5 TECNOLOGIAS PARA PLANEJAMENTO E 	OPERAÇÕES LOGÍSTICAS
	5.1 Os objetivos logísticos
	O Grupo MBP ( Metalúrgica de Barra do Piraí) , vem apresentando mudanças , administrativas , técnológicas e filosóficas e se transformando a cada ano , crescendo visando em alcançar o mercado externo em áreas de cobertura inserindo técnicas modernas e avançadas de tecnologia de ponta.
5.2 Missão logística 
	Considerando a compra de máquinas de telhas Stell Deck , o grupo MBP tem o intuito de alcançar novas áreas , já que esta telha tem um desingne diferenciado das telhas comuns feitas em aço. Estas telhas Stell Deck são direcionadas especialmente para lajes, pois elas servem como cobertura e vai mais além, pois podem receber concreto para confecções de lajes sem necessidade de pré-lajes com tijolos .
	5.3 Tecnologia logística
	Sem contar com as telhas termoacústicas de PI XP,PU e Isocianato que além de terem uma ótima acústica , não permitem calor ou frio dentro da estrutura feita com elas, mantendo a temperatura ambiente ,e ainda o mais importante , que é o coringa da empresa, seu mais novo sistema que impede a agilidade na hora de um incêndio.Chamadas de telhas sanduiches , elas têm diferenciais em espessuras de 30mm, 50mm, e 100 mm e estas telhas se diferenciam de acordo com o gosto do cliente.Desta forma ,tenta conquistar seus clientes atendendo com vigor e garantindo a satisfação dos mesmos , entregando suas mercadorias de qualidade no prazo combinado , garantidas pelas normas da ISO9001.
		6 ÉTICA E LEGISLAÇÃO : TRABALHISTA E 	EMPRESARIAL
		
		A maior parte dos empregados atualmente no Brasil , são regidos pela CLT 
	(Consolidação das Leis do Trabalho) , que em 1º de maio de 1943 , editou pelo 	Decreto-Lei de nº 5.452 ,em que grande parte dos trabalhadores estão ligados 	sobre regime estatuário , pois são servidores públicos que têm seus cargos 	regidos por estatutos sejam federais , municipais ou estaduais, assim como são os 	colaboradores do Grupo MBP.
	
		No artigo 22 da constituição brasileira, promulgada em 05 de outubro de 	1988 ,dispõe que compete privativamente à união legislar sobre direito civil, 	comercial , penal ,agrário ,processual ,aeronáutico ,marítimo ,espacial edo trabalho.
	Neste caso, fica claro qualquer tipo de normas ou legislações trabalhistas que são 	regidas pela legislação federal , e os estados e municípios podem aplicar leis locais 	para se adequar à realidade local , assim como é feito com servidores públicos 	estatuário, sempre respeitando a Carta Magna.				
	6.1 Obrigações Mercantis
	
		A empresa é responsável pelo desenvolvimento de um programa que tem 	função de identificar comportamentos éticos ,preocupação com o meio ambiente , 	e dá treinamentos aos colaboradores funcioários para que os mesmos não sejam 	antiéticos com os clientes, tendo as questões éticas como problemas , 	oportunidades ou situações que que exigem que a empresa faça uma escolha 	entre certas ações que precisam ser avaliadas entre erradas ou corretas.
	O conceito de questões éticas , é preparar esta organização para a identificação 	de problemas de potencial na empresa e solucionar éticas para os problemas. Há , 	a cada vez mais vestígios evidentes de que os recursos são usados para se 	aperfeiçoarem aos sistemas considerados de valor ético da empresa que melhoram 	o desempenho dos funcionários . Portanto o clima ético ligado ao seu maior 	empenho em busca de qualidade ,satisfação e de compromisso do colaborador 	com a empresa e da empresa com o colaborador , com a sociedade e com os 	clientes.
	6.2 Direitos Sindicais e Direitos Coletivos
	
		Previstos na consolidação das leis trabalhistas podemos ter como 	característica:
	Por não haver estabilidade , as demisões devem ser justificadas e serão raras ,os 	servidores têm direito ao FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço), multas 	recisórias ,aviso prévio ,décimo terceiro , férias ,aposentadoria pelo INSS (Instituto 	Nacional de Seguro Social	) e vale transporte, respeitando o piso salarial de 	R$1240,00 .Estabilidade , aposentadoria com valor integral do salário 	,gratificações , licenças e adicionais de acordo com a legislação especifica e pode 	aproveitar direitos da CLT. Algumas empresas estatais oferecem fundos de 	previdência que são a garantia de ganhos superiores ao teto do INSS, assim como 	o Banco do Brasil.
	6.3 Autonomia Sindical
	
		Em defesa da categoria profissional e patronal a CUT, é a responsável pelos 	trabalhadores da MBP. A contribuição sindical e autonomia ,tem aspectos de 	grande relevância para manutenção e funcionamento da entidade, poi percebe-se 	que o sindicato tem suma importância principalmente para a classe trabalhadora. A 	liberdade sindical pode ser constituida de seus sindicatos sem que sofram 	interferências do estado,podendo defender seus interesses ,direitos coletivos e 	individuais .
	 
		Greve
	Realizado por trabalhadores, com pleno propósito de se obter benefícios e direitos, como melhoria de condições de trabalho ,aumento de salário ,direitos trabalhistas ou perda de benefícios adiquiridos. Pode-se por extensão e de cessação coletiva ou voluntária de qualquer uma atividade,para protestar contra algo , sendo remunerada ou não de acordo com a Consolidação das leis trabalhistas.
		Negociação e Contrato Coletivo
	Pode ser firmada em assembléia e optar por uma greve ou não ,conforme determina o parágrafo único do art.3º da Lei 7783/89 assim caso as negociações não tenham êxito. Havendo greve, os trabalhadores devem ser comunicados pelos empregadores por no mínimo de 48hs para o início do movimento e 72 hs em situações consideradas essenciais . E sendo assim , não se tem condão impor ao empregador qualquer um impencícilio que a lei garante, como exemplo , a demissão destes e a impossibilidade de substituir os trabalhadores , uma vez que são atribuidas estas garantias aos grevistas.
	
	8- CONCLUSÃO
	]
	Concluindo as pesquisas, podemos dizer que o GRUPO é uma empresa séria que a 72 anos está vinculada às 135 empresas melhores de se trabalhar no Brasil , com respeito a seus colaboradores e satisfação de seus clientes , cresce a cada ano com meta de conquistar o mercado exterior. A MBP, presente no mercado de contante crescimento tornendo-se um favorável de sua expansão , é capacitada financeiramente para fazer investimentos de pesquisas e parcerias com algumas entidades que buscam novas tecnologias para o desenvolvimento de produção de coberturas metálicas assim como foi demonstrado neste trabalho. A empresa busca trabalhar com qualidade , transparencia e melhor preço , tendo como base, princípios éticos assim como seus clientes esperam, sendo responsáveis por sua gestão ,desenvolvendo a capacidade de alcançar novos horizontes.
9 – REFERÊNCIA
SEBRAE . PASSO A PASSO PARA SE ELABORAR O PLANO DE NEGÓCIOS DE SUA EMPRESA. Disponível em:< http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/artigos/passo-a-passo-para-elaborar-o-plano-de-negocios-de-sua-empresa,d7296a2bd9ded410VgnVCM1000003b74010aRCRD

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais