Buscar

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇ10

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
10a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
		Exercício: CEL0466_EX_A10_201902753623_V1 
	26/03/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): HAMILTON CARLOS FERREIRA CEZAR 
	2019.1 EAD 
	Disciplina: CEL0466 - ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO  
	201902753623
	
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Segundo Roque de Barros Laraia: ¿É comum, entre os diferentes setores de nossa população, a crença nas qualidades (positivas ou negativas) adquiridas graças à transmissão genética. `Tenho a física no sangue¿ ¿ dizia uma aluna que pretendia mudar sua opção de ciências sociais para a de física, invocando o nome de um ancestral. [...] Cesare Lombroso (1835-1909), criminalista italiano, [...] procurou correlacionar aparência física com tendência para comportamentos criminosos.¿ Esse tipo de explicação genética/ biológica para o comportamento humano, segundo o autor, está associada:
		
	
	Ao resultado dos avanços tecnológicos na segunda metade do século XIX, que permitiu ao homem dominar a natureza;
	
	Aos fundamentos de vários tipos de discriminações raciais e sociais, numa tentativa de justificar as diferenças sociais a partir da aparência ou cor da pele das pessoas;
	
	Aos estudos antropológicos da segunda metade do século XX, sobretudo àqueles da antropologia cultural americana, que propôs o combate ao racismo;
	
	Ao desenvolvimento de uma consciência crítica em relação à preservação da natureza;
	
	A uma melhor compreensão dos fenômenos políticos e sociais do mundo pós-segunda guerra mundial;
	
Explicação: 
Compreende-se ¿raciais¿ não como uma característica biológica humana ¿ na medida em que o saber acadêmico já descartou a hipótese nefasta da ideia de que a humanidade estaria dividida em raças ¿, mas em sentido social. Fala-se em preconceito racial quando se percebe que determinados grupos são mais valorizados que outros e que membros destes grupos têm sua cultura invisibilizada no currículo escolar e, atrelado a isso, sofrem preconceito e discriminação por conta de características fenotípicas, como cor da pele, tipo de cabelo, formato do nariz, bem como por pertencerem a grupo cultural distinto do valorizado socialmente, qual seja, o branco de origem europeia.
	
	
	 
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	No que diz respeito aos conceitos de educação formal e informal, escolha a alternativa correta:
		
	
	A educação informal está diretamente ligada à intenção do ensino. 
	
	A educação informal está vinculada à formação para o trabalho 
	
	A educação formal está diretamente vinculada às instituições de ensino 
	
	Não se pode estabelecer a diferença entre educação formal e informal. 
	
	A educação formal se inicia com a vivência familiar 
	
Explicação: 
A educação formal é um sistema institucionalizado que é cronologicamente graduado, além de ser hierarquicamente estruturado, se estendendo assim da escola primária até a universidade. Vale citar que a educação formal é aquela que começa com a criança na escola aprendendo os itens básicos para o seu saber .
	
	
	 
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Considerando o analfabetismo podemos afirmar corretamente que:
		
	
	Os analfabetos estão livres da situação de exclusão na sociedade atual.
	
	Os analfabetos situam -se em uma posição subalterna.
	
	A pobreza tem poucas relações com o analfabetismo.
	
	O analfabetismo permite a ascensão social sem obstáculos.
	
	As desigualdades sociais são irrelevantes para a geração do fenômeno do analfabetismo.
	
Explicação: 
De acordo com Tomazi (1997), os analfabetos situam-se em uma posição subalterna, pois a nossa sociedade é toda voltada para pessoas que sabem ler e escrever, por menor que seja esse conhecimento. Necessitar de auxílio para ler uma placa indicativa, para saber sobre uma notícia de jornal exposta na banca ou mesmo para ler uma carta recebida de parentes é sempre uma situação desconfortável e acompanhada da pergunta: ¿Você não sabe ler?¿.
	
	
	 
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	Pensamos a escola como uma instituição libertadora , marcada pela missão de transmitir conhecimento aos alunos e formar cidadãos. Se formos observar a escola dentro da visão de Michel Foulcault poderíamos afirmar que ela;
		
	
	Orienta para a liberdade desde a retirada de mecanismos disciplinares.
	
	Cria mecanismos de libertação dos alunos.
	
	Orienta para a liberdade sendo avessa à disciplina dos alunos.
	
	Desfavorece o aspecto disciplinar e reforça a liberdade dos alunos.
	
	Se constitui de um complexo controle que visa à disciplina.
	
Explicação: 
Para Foucault  se tivermos um olhar atento aos mecanismos disciplinares da escola, percebemos que desde a arquitetura, os saberes pedagógicos e até à disposição dos funcionários, há um complexo controle que visa à disciplina. 
	
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	"Não basta a natureza criar indivíduos altamente inteligentes, isto ela o faz com frequência, mas é necessário que coloque ao alcance desses indivíduos o material que lhes permita exercer a sua criatividade de uma maneira revolucionária" (Roque Laraia, 2009). Dentre as afirmações abaixo qual que melhor interpreta a ideia de Roque Laraia: 
		
	
	A inteligência humana não depende de qualquer aspecto ou mecanismos externos para seu desenvolvimento e progresso. 
	
	O homem naturalmente irá desenvolver sua inteligência, bastando apenas ter aspectos biológicos para propiciar esse desenvolvimento. 
	
	Por ser o único dotado de inteligência abstrata, o homem consegue ser inventor, criativo e inovador sem se relacionar com os outros. 
	
	O homem tem mais possibilidades criativas quanto investe em suas habilidades e competências individuais. 
	
	A inteligência humana terá um maior progresso se for colocada frente a outras invenções e ambientes culturais que agucem sua criatividade. 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	Indique a opção que não corresponde às características da EAD na atualidade:
		
	
	A interação do tutor com o aluno é maior devido o mecanismo de comunicação ser mais rápido e interativo.
	
	As ferramentas de comunicação são usadas para apresentar a informação do professor tutor para o aluno e vice -versa.
	
	Os fóruns de discussão permitem uma maior integração das pessoas do processo dando mais motivação ao aluno.
	
	A troca de mensagens em tempo real tem se configurado como a principal vantagem de se ter acesso à rede.
	
	A disciplina do sujeito - aluno é desnecessária no processo de construção do relacionamento com a instituição.
	
Explicação: 
Supõe-se que este sujeito-aluno seja disciplinado o bastante para completar o aprendizado do que lhe foi proposto. Essa disciplina é, em parte, garantida
pelo constante relacionamento com a instituição na troca de informações e no controle virtual e (em parte) presencial de suas atividades.
	
	
	 
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Reflita sobre o poema de Manuel Bandeira e idetifique o problema social descrito:
O Bicho Vi ontem um bicho Na imundície do pátio Catando comida entre os detritos Quando achava alguma coisa, Não examinava nem cheirava: Engolia com voracidade. O bicho não era um cão, Não era um gato, Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem. ( MANUEL BANDEIRA) A situação descrita no poema revela que problema brasileiro?
		
	
	O racismo.
	
	A diversidade cultural.
	
	A exclusão social no país.
	
	As diferenças naturais do país.
	
	As diferenças regionais.
	
Explicação: 
Ao se analisar os principais problemas brasileiros a fome e o abandonode muitos, devido às condições de miséria, promovem a exclusão social das pessoas que sobrevivem em condições desumanas descritas pelo poeta Manuel Bandeira.
	
	
	 
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	(ENADE 2011) Com o advento da República, a discussão sobre a questão educacional torna-se pauta significativa nas esferas dos Poderes Executivo e Legislativo, tanto no âmbito Federal quanto no Estadual. Já na Primeira República, a expansão da demanda social se propaga com o movimento da escola novista; no período getulista, encontram-se as reformas de Francisco Campos e Gustavo Capanema; no momento de crítica e balanço do pós-1946, ocorre a promulgação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, em 1961. É somente com a Constituição de 1988, no entanto, que os brasileiros têm assegurada a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. O artigo 208 do texto constitucional prevê como dever do Estado a oferta da educação tanto a crianças como àqueles que não tiveram acesso ao ensino em idade própria à escolarização cabida. Nesse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas. 
A relação entre educação e cidadania se estabelece na busca da universalização da educação como uma das condições necessárias para a consolidação da democracia no Brasil. 
PORQUE 
Por meio da atuação de seus representantes nos Poderes Executivos e Legislativo, no decorrer do século XX, passou a ser garantido no Brasil o direito de acesso à educação, inclusive aos jovens e adultos que já estavam fora da idade escolar. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
		
	
	As duas são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa correta da primeira. 
	
	As duas são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa correta da primeira. 
	
	A primeira é uma proposição verdadeira, e a segunda, falsa. 
	
	A primeira é uma proposição falsa, e a segunda, verdadeira. 
	
	Tanto a primeira quanto a segunda asserções são proposições falsas. 
	
Explicação: 
Observe que o enunciado apresenta um pequeno texto, fazendo referências à educação, mencionando atuação dos Poderes Executivo e Legislativo e exemplificando legislação sobre Educação como direito de todos.
Em seguida, existem duas afirmativas ou asserções que se complementam entremeadas da palavra PORQUE.  Ao analisar as duas, você percebe que a primeira é justificada pela segunda do ponto de vista legal da educação como direito de todos,  que avançou  a partir do século XX  em decorrência das demandas sociais, conforme  destaca o texto do  enunciado: ¿ assegurando a educação de forma universal, como um direito de todos, tendo em vista o pleno desenvolvimento da pessoa no que se refere a sua preparação para o exercício da cidadania¿.

Continue navegando