Buscar

AD1 - Didática - 2019 2 (1)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

PRIMEIRA AVALIAÇÃO A DISTÂNCIA – AD1 – 2019.2
Disciplina: DIDÁTICA
Coordenação: Claudia Miranda
Tutoras a Distância: Greice Bolgar e Heidi Rocha
Caro(a) aluno(a) 
	Você está recebendo a Primeira Avaliação a Distância (AD1). Esta prova deve ser entregue no prazo abaixo indicado.
	A prova em questão abordará as Aulas de 1 a 5. Esta avaliação pretende levá-lo a estabelecer uma relação com o viver, o ler e o escrever. Dessa forma, é fundamental a atenção na leitura, bem como no enunciado, de forma a não se distanciar do que está sendo solicitado na hora de responder a questão. 
A resposta deverá ser entregue via Plataforma até às 23h55min do dia 18/08/2019. 
Orientações para a elaboração e envio da prova:
	Você deverá entrar na Sala Virtual da disciplina Didática na plataforma.
	Entrar no Tópico “AD1”.
	Aparecerá a página com a AD1 da disciplina. Clique no link – AD1 – Didática. Abrirá uma página com as questões da avaliação.
	Para respondê-las deverá clicar em “Adicionar Atividade”, que se encontra no final da página.
	Em seguida aparecerão novamente as questões da AD1 e, logo abaixo, um pequeno editor de texto (“Texto online”) para que você possa colocar suas respostas. Sugerimos que faça suas respostas no editor de textos do seu computador (Microsoft Word, Br Office e etc) e só depois quando estiver com suas respostas finalizadas é que deve “colar” essas respostas no editor da ferramenta.
	Logo após escrever suas respostas no "texto online", você deverá clicar no link “Salvar Mudanças” e “Enviar Atividade”.
	Ao fazer esse procedimento, aparecerá uma tela com as questões da prova e, logo abaixo, o “Status de Envio”. Nesse status, aparecerá a informação que sua avaliação foi enviada para a avaliação, inclusive constando a data e a hora da última modificação: ou seja, a data e a hora do momento em que você enviou com sucesso sua AD1.
	Lembre-se, esses passos são obrigatórios para o envio de sua AD1.
Atenção: Estamos disponibilizando, em anexo, um Tutorial com o passo a passo para o envio de sua AD através da plataforma. 
Qualquer dúvida, por favor, entre em contato através da sala de tutoria.
Equipe de Didática – UNIRIO
QUESTÃO 1 (2,5 cada = 5,0 pts):
Estudos sobre a história da Didática no Brasil identificam as tendências pedagógicas em dois grupos: as de natureza liberal e as de natureza progressista.
Com base na Aula 3 (livro Didática) e na Aula 4 (livro Democratização da escola pública: a Pedagogia Crítico-Social dos Conteúdos), faça um resumo das seguintes tendências pedagógicas:
	Liberal Renovada
R: Na tendência Liberal Renovada, a escola deve ajustar as necessidades individuais ao meio social. 
A aprendizagem é baseada na motivação e na estimulação de problemas. 
A tendência Renovada Não-diretiva (escola nova) enfatiza a formação de atitudes, o método é baseado na facilitação da aprendizagem, onde aprender é modificar as percepções da realidade. O professor é auxiliar das experiências, procura desenvolver a inteligência priorizando o sujeito, considerando-o inserido numa situação social.
	Progressista Crítico-Social dos Conteúdos 
R: A tendência progressista “crítico-social dos conteúdos ou histórico-crítica”, aparece nos fins dos anos 70. A escola é parte integrante do todo social e orienta o aluno para a participação ativa na sociedade. O método parte de uma relação direta da experiência do aluno confrontada com o saber sistematizado. O professor é autoridade competente que direciona o processo ensino-aprendizagem. É o mediador entre os conteúdos e alunos. O ensino/aprendizagem tem como centro o aluno. Os conhecimentos são construídos pela experiência pessoal e subjetiva. Finalmente os conteúdos de ensino devem ser culturais e universais, constantemente reavaliados de acordo com as realidades sociais, devem ser significativos na razão humana e social. Cabe ao professor a tarefa de escolher conteúdos de ensino adequados as peculiaridades locais e as diferenças individuais.
Ref.: LIBÂNEO, J.C. Democratização da escola pública. A pedagogia crítico social dos conteúdos; SAVIANI, D. 
QUESTÃO 2 (5,0 pts):
Observe os trechos a seguir:
Junto às condições de trabalho precárias que a grande maioria dos/as professores/as vive, é possível detectar um crescente mal-estar entre os profissionais da educação. Insegurança e stress parecem cada vez mais acompanhar o dia a dia dos docentes. Sua autoridade intelectual e preparação profissional são frequentemente questionadas. O impacto das tecnologias da informação e da comunicação sobre os processos de ensino–aprendizagem obriga a buscar novas estratégias pedagógicas. Os sujeitos da educação, crianças e adolescentes, apresentam configurações identitárias e subjetividades fluidas que escapam à compreensão dos educadores/as. Diante deste quadro muitos/as evadem da profissão e procuram caminhos mais tranquilos e seguros de exercício profissional. (Aula 2 – Texto “A Didática Hoje: reinventando caminhos – Vera Candau e Adélia Koff – p. 331).
É certo que a maioria do professorado tem como principal objetivo do seu trabalho conseguir que seus alunos aprendam da melhor forma possível. Por mais limitações que um professor possa ter (falta de tempo para preparar aulas, falta de material de consulta, insuficiente domínio da matéria e dos métodos de ensino, desânimo por causa da desvalorização profissional, etc.), quando entra na sua classe, ele tem consciência de sua responsabilidade em proporcionar aos alunos um bom ensino. Apesar disso, saberá ele fazer um bom ensino, de modo que os alunos aprendam melhor? (Aula 5 – Texto “O essencial da didática e o trabalho de professor – em busca de novos caminhos – José Carlos Libâneo – p. 1)
A partir das leituras das Aulas 2 e 5 e das problemáticas explicitadas por Candau; Koff e Libâneo nos trechos acima, acerca da Didática e a educação escolar hoje, escreva um pequeno texto, reflexivo com a seguinte temática:
A reinvenção da escola e da didática hoje: desafios, caminhos e possibilidades.
Segundo Vera Candau a educação escolar está hoje no centro das discussões, presente nas mídias e nas redes sociais. 
Reinventar a escola supõe recriar a qualidade de educação, melhorar o modelo vigente, torná-lo mais eficiente.
É fundamental analisar o processo de formação hoje dos profissionais, ou seja, é preciso mudar o paradigma de formação profissional e o campo de trabalho, isto significa que os professores devem assegurar-lhes uma cultura científica com base em ciências humanas e sociais no que se refere a educação, a capacidade de realizar pesquisas e análises educativas de ensino e o exercício da docência em contextos institucionais escolares e não escolares. 
Um dos grandes desafios a ser enfrentado é acabar com a ideia de um modelo único de ensino. Portanto pode-se afirmar que nada está pronto, que este é um momento de redefinição no processo educacional. E para esta redefinição é necessário estar atento as mudanças que estão sendo exigidas do profissional da educação.
Estar aberto aos novos conhecimentos é fundamental para o fortalecimento da profissão e para a sobrevivência do próprio educador. 
Com as novas tecnologias o maior desafio do educador é fazer com que o aluno seja não apenas usuário, mas também produtores de tecnologia. Eles tem que aprender a transformar o que tem em mãos e não se contentar com o papel de consumidores passivos de aplicativos. 
A tecnologia é uma linguagem e professores e alunos precisam aprender os códigos dessa linguagem.
Num futuro próximo aqueles que não souberem princípios de programação serão considerados analfabetos.
Assim, o educador do século XXI deve ser um profissional que elabora com criatividade os conhecimentos teóricos e práticos sobre a realidade, com uma aprendizagem satisfatória e significativa, pois as constantes mudanças na sociedade exigem uma nova postura do professor. É necessário transformar a realidade escolar, utilizando as novas TICs como recursos para aperfeiçoar e motivas a busca do
conhecimento.
Com as novas tecnologias os educadores devem ser encarados e considerados como parceiros, cabe a eles apontar caminhos, serem mediadores entre o aluno e conhecimento.
“Professores precisam ter coragem de aprender junto com seus alunos.”
O futuro é imprevisível, os professores estão vivendo num momento onde muitos estão buscando qualificação, uma revolução, cuja consequência definirá a diferença.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais